Ferramenta Digital Didática para Apoiar o Desenvolvimento do Pensamento Computacional com Jogos e Computação Desplugada

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/reic.2025.6332

Keywords:

Pensamento Computacional, Aplicativo Educacional Móvel, Gamificação

Abstract

A introdução do Pensamento Computacional na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir de 2018, representou um avanço importante na integração das tecnologias digitais à educação básica no Brasil. Essa mudança passou a exigir que professores dominem conceitos de computação, mesmo sem formação específica na área, o que evidencia a necessidade de recursos pedagógicos acessíveis e eficazes. Nesse contexto, apresenta-se o ThinkWell, um aplicativo educacional móvel desenvolvido com o objetivo de promover habilidades de Pensamento Computacional por meio de jogos digitais baseados em atividades de computação desplugada e estratégias de gamificação. A proposta busca oferecer uma alternativa prática e lúdica para o desenvolvimento dessas competências, aliando interatividade, acessibilidade e intencionalidade pedagógica. O projeto foi estruturado em etapas que envolveram o estudo de metodologias educacionais, o projeto de jogos compatíveis com dispositivos móveis e a validação com estudantes do ensino médio. Os resultados preliminares indicam que o aplicativo apresenta boa usabilidade, desempenho técnico satisfatório e conteúdos com elevado potencial formativo.

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Published

2025-10-14

Cómo citar

Costa, V. S., & Sokolonski, A. C. (2025). Ferramenta Digital Didática para Apoiar o Desenvolvimento do Pensamento Computacional com Jogos e Computação Desplugada. Revista Electrónica De Iniciación Científica En Computación, 23(1), 220–227. https://doi.org/10.5753/reic.2025.6332

Issue

Section

Artículos