RODI: Robô da Organização Didática Inteligente

Authors

  • José Vinicius A. de Brito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Raquel Silveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará https://orcid.org/0000-0001-7445-605X

DOI:

https://doi.org/10.5753/reic.2025.3974

Keywords:

Chatbot Educacional, RODI, Organização Didática Inteligente

Abstract

Este artigo propõe o desenvolvimento do RODI (Robô da Organização Didática Inteligente), um chatbot destinado a auxiliar os estudantes do Instituto Federal do Ceará, campus Tianguá. As orientações desse chatbot são em relação aos processos acadêmicos, com foco específico nos procedimentos estabelecidos pelo Regulamento de Organização Didática (ROD). O chatbot foi criado para facilitar o acesso às informações acadêmicas por meio de tecnologias de conversação, eliminando a necessidade de deslocamento até a coordenação ou busca em grupos nas redes sociais. Adicionalmente, foi realizada uma avaliação de usabilidade do RODI, que revelou uma percepção positiva por parte dos usuários em relação à eficácia e facilidade de uso do chatbot.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abreu, A., Nascimento, E., Lira, F., and Jucá, S. (2021). Aplicação de sistema embarcado linux em chatbot acadêmico. In Anais da IX Escola Regional de Computação do Ceará, Maranhão e Piauí, pages 25–32, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC. DOI: 10.5753/ercemapi.2021.17904.

Andreas, J., Rohrbach, M., Darrell, T., and Klein, D. (2016). Learning to compose neural networks for question answering. In Knight, K., Nenkova, A., and Rambow, O., editors, Proceedings of the 2016 Conference of the North American Chapter of the Association for Computational Linguistics: Human Language Technologies, pages 1545–1554, San Diego, California. Association for Computational Linguistics. DOI: 10.18653/v1/N16-1181.

Bangor, A., Kortum, P. T., and Miller, J. T. (2008). An Empirical Evaluation of the System Usability Scale. International Journal of Human–Computer Interaction, 24(6), 574–594. DOI: 10.1080/10447310802205776

Bangor, A., Kortum, P., and Miller, J. (2009). Determining what individual SUS scores mean: Adding an adjective rating scale. J. Usability Studies, 4(3), 114–123. Disponível em [link].

Brandes, B. (2017). Dialogflow (api.ai) — breve introdução da plataforma. Disponível em [link].

Correa, J., Viana, D., and Teles, A. (2021). Desenvolvendo ChatBots com o Dialogflow, pages 1–24. DOI: 10.5753/sbc.7669.6.1.

Geraldes, W., Martins, E., and Afonseca, U. (2019). Avaliação da usabilidade do scratch utilizando o método system usability scale (sus). In Anais da X Escola Regional de Informática de Mato Grosso, pages 25–30, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC. DOI: 10.5753/eri-mt.2019.8589.

Gonzalez, M. and Lima, V. L. S. (2003). Recuperação de informação e processamento da linguagem natural. In XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computaçao, volume 3, pages 347–395. Disponível em [link].

Google Cloud (2025). Dialogflow documentation. Disponível em [link]. Acessado em: 24 jan. 2025.

Maciel, H. B. (2019). Ferramentas e criação de chatbot – Maciel o robô acadêmico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software), Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas. Disponível em [link].

Monteiro, G. S. (2021). Helena: Um chatbot para auxílio dos discentes do DECOM em trâmites universitários. Monografia (Graduação Ciências da Computação), Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. Disponível em [link].

Nenkova, A. and McKeown, K. (2011). Automatic summarization. Foundations and Trends in Information Retrieval, 5(2):103–233. DOI: 10.1561/1500000015.

Neto, J. R., Miranda, P., Mello, R., and Nascimento, A. (2022). Chatbot to support frequently asked questions from students in higher education institutions. In Anais do XIX Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional, pages 591–601, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC. DOI: 10.5753/eniac.2022.227553.

Paula, L. S., Gonçalves, T. G., Fernandes, T. V. R. B., and Travassos, G. H. (2019). Pipabot: um canal de comunicação para o pipa ufrj. In Anais Estendidos do XXV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, pages 103–107, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC. DOI: 10.5753/webmedia_estendido.2019.8146.

Rasa Technologies (2025). Rasa nlu training data documentation. Disponível em [link]. Acessado em: 24 jan. 2025.

Rossi, J. and Koike, C. (2022). LPBOT: Um assistente virtual de apoio ao ensino de programação. In Anais do XIX Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas, pages 133–136, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC. DOI: 10.5753/latinoware.2022.228030.

Vieira Barros, D. M. and Guerreiro, A. M. (2019). Novos desafios da educação a distância: programação e uso de chatbots. Revista Espaço Pedagógico, 26(2):410–431. DOI: 10.5335/rep.v26i2.8743.

Downloads

Published

2025-02-19

Como Citar

Brito, J. V. A. de, & Silveira, R. (2025). RODI: Robô da Organização Didática Inteligente. Revista Eletrônica De Iniciação Científica Em Computação, 23(1), 1–6. https://doi.org/10.5753/reic.2025.3974

Issue

Section

Artigos