Mineração de Processos Educacionais

Authors

  • Petrônio Cândido de Lima Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5753/compbr.2023.49.4062

Keywords:

Mineração de Processos, Ambientes de Ensino Virtual, Ensino à Distância

Abstract

A Mineração de Processos Educacionais visa modelar o processo de aprendizagem de alunos em cursos à distância e representá-los como processos de negócio. Esta representação tem o potencial de auxiliar professores e gestores educacionais na compreensão das dinâmicas de aprendizagem e na identificação precoce de comportamentos que possam levar à evasão, entre outros gargalos, e a oportunidades de melhoria nos cursos. Neste artigo apresentamos uma introdução sucinta desse campo de pesquisa a partir de uma metodologia norteadora e suas atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALEEM, Abdul; GORE, Manoj Madhava. Educational data mining methods: A survey. In: 2020 IEEE 9th International Conference on Communication Systems and Network Technologies (CSNT), pp. 182-188. IEEE, 2020.

BOGARÍN, Alejandro; CEREZO, Rebeca; ROMERO, Cristóbal. A survey on educational process mining. Wiley Interdisciplinary Reviews: Data Mining and Knowledge Discovery, v. 8, n. 1, p. e1230, 2018.

DAYRELL, Marcella Souza; SILVA, Petrônio Cândido de Lima. Análise do Comportamento Discente em Cursos à Distância Baseada em Mineração de Processos. In: Anais do Encontro Nacional de Modelagem Computacional, Encontro de Ciência e Tecnologia de Materiais, Conferência Sul em Modelagem Computacional e Seminário e Workshop em Engenharia Oceânica. Anais...Pelotas(RS) UFPel / FURG / UNIPAMPA, 2022.

GARCIA, Cleiton dos Santos et al. Process mining techniques and applications–A systematic mapping study. Expert Systems with Applications 133 (2019): 260-295.

NETO, José F. S.; PERES, Sarajane M., CORREIA, Paulo; FANTINATO, Marcelo. Is my classroom flipped? using process mining to avoid subjective perception. eLearn, 2021(12).

Downloads

Published

2023-04-01

Como Citar

Lima, P. C. de. (2023). Mineração de Processos Educacionais. Computação Brasil, (49), 44–48. https://doi.org/10.5753/compbr.2023.49.4062

Issue

Section

Artigos