Arduino virtual no Tinkercad Circuits como motivação ao aprendizado prévio de Arquitetura de Computadores

Authors

  • Bruno S. S. Ferreira PUCMG
  • Carlos A. P. S. Martins PUCMG

DOI:

https://doi.org/10.5753/ijcae.2020.4840

Keywords:

arduino, circuitos lógicos, arquitetura de computadores, educação, experimento, metodologia, tinkercad circuits

Abstract

A motivação para o aprendizado do aluno em cursos de Tecnologia da Informação (TI), muitas vezes não permeia disciplinas importantes voltadas à Arquitetura de Computadores. Este trabalho busca apresentar uma metodologia de atividade com foco em práticas e discussões como forma de apresentar conteúdos de forma exploratória. Tinkercad Circuits, uma plataforma de simulação e prototipagem é utilizada para desenvolver as atividades com objetivo de apresentar conceitos de portas lógicas, conteúdo importante dentro da Arquitetura de Computadores. Foi executado um teste com alunos ingressantes da graduação em Ciência da Computação da PUC Minas no campus Coração Eucarístico. A experiência obteve resultados positivos, que indicam um caminho promissor a ser explorado como alternativa aos meios comuns de ensino/aprendizado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

D. Bye, D. Pushkar, and M. Conway, “Motivation, interest, and positive affect in traditional and nontraditional undergraduate students,” Adult Education Quarterly - ADULT EDUC QUART, vol. 57, pp. 141–158, 02 2007.

R. Castoldi and C. A. Polinarski, “A utilização de recursos didático-pedagógicos na motivação da aprendizagem,” I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, vol. 684, 2009.

Arduino. [Online]. Available: [link]

A. A. Galadima, “Arduino as a learning tool,” in 2014 11th International Conference on Electronics, Computer and Computation (ICECCO), Sep. 2014, pp. 1–4.

B. G. P. Cunha, S. T. Mendes, P. M. Dutra, T. V. Rodrigues, L. M. Nunes, F. M. F. Machado, and C. A. P. da Silva Martins, “Didactronic: A low-cost and portable didactic lab for electronics: Kit for digital and analog electronic circuits,” in 2016 IEEE Global Humanitarian Technology Conference (GHTC). IEEE, 2016, pp. 296–303.

L. A. Junior, O. T. Neto, M. F. Hernandez, P. S. Martins, L. L. Roger, and F. A. Guerra, “A low-cost and simple arduino-based educational robotics kit,” Cyber Journals: Multidisciplinary Journals in Science and Technology, Journal of Selected Areas in Robotics and Control (JSRC), December edition, vol. 3, no. 12, pp. 1–7, 2013.

LEGO. Lego mindstorms. [Online]. Available: [link]

E. F. Moreno and J. Pastor-Mendoza, “Synergy lego mindstorms–arduino: Taking advantage of both platforms,” in 2018 XIII Technologies Applied to Electronics Teaching Conference (TAEE). IEEE, 2018, pp. 1–6.

R. d. Macedo and S. S. Prietch, “Proposta interdisciplinar de ensino de disciplinas da computação utilizando micro-controlador arduino,” Anais: II–Encontro Nacional de Informática e Educação. Cascavel: UNIOESTE, 2011.

D. Monteiro, V. Bremgartner, H. Lima, and N. Salgado, “Uma experiência do uso do hardware livre arduino no ensino de programação de computadores,” in Anais do Workshop de Informática na Escola, vol. 22, no. 1, 2016, p. 51.

M. J. Mantau, G. Pasqualini, O. d. O. B. Junior, and J. Schwarzrock, “Uso da plataforma arduıno no apoio ao ensino de arquitetura de computadores,” Anais SULCOMP, vol. 8, 2017.

R. Heradio, J. Chacon, H. Vargas, D. Galan, J. Saenz, L. De La Torre, and S. Dormido, “Open-source hardware in education: A systematic mapping study,” IEEE Access, vol. 6, pp. 72 094–72 103, 2018.

J. Porras, J. Khakurel, J. Ikonen, A. Happonen, A. Knutas, A. Herala, and O. Drögehorn, “Hackathons in software engineering education - lessons learned from a decade of events,” in 2018 IEEE/ACM International Workshop on Software Engineering Education for Millennials (SEEM), June 2018, pp. 40–47.

B. Kumalakov, A. Kim, S. Mukhtarova, A. Shukurova, and N. Khon, “Hackathon as a project based teaching tool : Employing programming challenge in the class,” in 2018 IEEE 12th International Conference on Application of Information and Communication Technologies (AICT), Oct 2018, pp. 1–5.

K. Gama, B. Alencar, F. Calegario, A. Neves, and P. Alessio, “A hackathon methodology for undergraduate course projects,” in 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). IEEE, 2018, pp. 1–9.

M. D. Sakhumuzi and O. K. Emmanuel, “Student perception of the contribution of hackathon and collaborative learning approach on computer programming pass rate,” in 2017 Conference on Information Communication Technology and Society (ICTAS), March 2017, pp. 1–5.

M. A. Conde, C. Fernández, J. Alves, M.-J. a. Ramos, S. Celis-Tena, J. Gonc¸alves, J. Lima, D. Reimann, I. Jormanainen, and F. J. G. Peñalvo, “Robosteam - a challenge based learning approach for integrating steam and develop computational thinking,” in Proceedings of the Seventh International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality, ser. TEEM’19. ACM, 2019, pp. 24–30.

J. Gonc¸alves, J. Lima, T. Brito, L. Brancalião, C. Camargo, V. Oliveira, and M. A. Conde, “Educational robotics summer camp at ipb: A challenge based learning case study,” in Proceedings of the Seventh International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality, ser. TEEM’19. New York, NY, USA: ACM, 2019, pp. 36–43.

AutoDesk. Tinkercad. [Online]. Available: [link]

Published

2020-12-01

Cómo citar

Ferreira, B. S. S., & Martins, C. A. P. S. (2020). Arduino virtual no Tinkercad Circuits como motivação ao aprendizado prévio de Arquitetura de Computadores. International Journal of Computer Architecture Education, 9(1), 16–25. https://doi.org/10.5753/ijcae.2020.4840

Issue

Section

Artículos Completos