Arduino virtual no Tinkercad Circuits como motivação ao aprendizado prévio de Arquitetura de Computadores

Authors

  • Bruno S. S. Ferreira PUCMG
  • Carlos A. P. S. Martins PUCMG

DOI:

https://doi.org/10.5753/ijcae.2020.4840

Keywords:

arduino, circuitos lógicos, arquitetura de computadores, educação, experimento, metodologia, tinkercad circuits

Abstract

A motivação para o aprendizado do aluno em cursos de Tecnologia da Informação (TI), muitas vezes não permeia disciplinas importantes voltadas à Arquitetura de Computadores. Este trabalho busca apresentar uma metodologia de atividade com foco em práticas e discussões como forma de apresentar conteúdos de forma exploratória. Tinkercad Circuits, uma plataforma de simulação e prototipagem é utilizada para desenvolver as atividades com objetivo de apresentar conceitos de portas lógicas, conteúdo importante dentro da Arquitetura de Computadores. Foi executado um teste com alunos ingressantes da graduação em Ciência da Computação da PUC Minas no campus Coração Eucarístico. A experiência obteve resultados positivos, que indicam um caminho promissor a ser explorado como alternativa aos meios comuns de ensino/aprendizado.

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Published

2020-12-01

Como Citar

Ferreira, B. S. S., & Martins, C. A. P. S. (2020). Arduino virtual no Tinkercad Circuits como motivação ao aprendizado prévio de Arquitetura de Computadores. International Journal of Computer Architecture Education, 9(1), 16–25. https://doi.org/10.5753/ijcae.2020.4840

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