Avaliação do Uso de Realidade Aumentada no Ensino de Arquitetura e Organização de Computadores

Authors

  • Luciano Moraes da Luz Brum UNIPAMPA
  • Leonardo Bidese de Pinho UNIPAMPA
  • Sandro da Silva Camargo UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.5753/ijcae.2017.4861

Keywords:

Arquitetura de Computadores, Objetos de Aprendizagem, Realidade Aumentada

Abstract

A tecnologia de Realidade Aumentada (RA) tem se tornado um importante recurso de ensino e aprendizagem nos ambientes educacionais modernos. Em situações onde os fenômenos sob estudo não podem ser diretamente visualizados com tecnologias convencionais, tais como portas lógicas, a RA tem grande potencial de utilização. Neste contexto, o presente trabalho avalia o uso de um objeto de aprendizagem (OA) desenvolvido com RA, concebido como recurso de aprendizagem ativo, que apresenta os elementos básicos de um microprocessador em uma disciplina de arquitetura de computadores do curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Pampa – campus Bagé. A aplicação do Modelo de Aceitação de Tecnologias (TAM) demonstrou uma avaliação positiva dos alunos em dois semestres da disciplina e também revela que há algumas limitações em relação ao OA desenvolvido.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

M. STOLIKJ, S. RISTOV e N. ACKOVSKA. “Challenging students software skills to learn hardware based courses”. In Information Technology Interfaces (ITI), Proc. of the 33rd Int. Conf. on, 2011, pp. 339 –344.

A. B. WOSZCZYNSKI, H. M. HADDAD, A. F. ZGAMBO. “Towards a model of student success in programming courses”. In Proceedings of the 43rd annual Southeast regional conference - Volume 1, ACM-SE 43, pages 301–302, New York, NY, USA, 2005. ACM.

M. S. HENRIQUE e A. D. D. S. REBOUÇAS. “Objetos de Aprendizagem para auxiliar o ensino de conceitos do Paradigma de Programação Orientada a Objetos”. Revista RENOTE - Novas Tecnologias na Educação da UFRGS, Rio Grande do Sul, v.13, n.2, dez. 2015.

M. A. DIAS. “Microcomputador re-configurável em FPGA para ensino de Arquitetura de Computadores na Ciência da Computação”. Revista RENOTE - Novas Tecnologias na Educação da UFRGS, Rio Grande do Sul, v.11, n.3, dez. 2013.

A. V. BRITO. “Simulação Baseada em Atores para o Ensino de Arquitetura de Computadores”. Workshop sobre Educação em Arquitetura de Computadores (WEAC) – Simpósio Brasileiro de Arquitetura de Computadores. SBAC, São Paulo, 2009.

A.L. TORRES (2012). “Simulação baseada em atores como ferramenta de ensino de organização e arquitetura de computadores”. Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Informática. Programa de Pós-Graduação em Informática. Dissertação de Mestrado. Março. João Pessoa, PB.112 páginas.

T. D. N. SOUSA, C. C. SOUZA, E. L. SILVA e R. R. AZEVEDO (2012). “Um Simulador para Apoiar no Processo de Ensino e Aprendizagem de Organização e Arquitetura de Computadores”. Workshop sobre Educação em Computação, Curitiba. Anais do XX Workshop sobre Educação em Computação.

S. RISTOV, M. STOLIKJ e N. ACKOVSKA. “Awakening curiosity - hardware education for computer science students”. In MIPRO, 2011 Proc. of the 34th Int. Convention, IEEE Conf. Publications, 2011, pp. 1275 –1280.

B. ATANASOVSKI, S. RISTOV, M. GUSEV e N. ANCHEV. “Educache simulator for teaching computer architecture and organization”. In Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2013 IEEE, Berlin, Germany, 2013, pp. 1015-1022.

C.C. BONWELL e J. A. EISON. “Active Learning: Creating Excitement in the Classroom”. ASHEERIC Higher Education Report No. 1, GWU, Washington, DC., 1991.

K. RUHL; C. HUGHES e P. SCHLOSS. “Using the Pause Procedure to Enhance Lecture Recall. Teacher Education and Special Education”. Vol. 10, p. 14–18, 1987.

E. R. ZORZAL, A. CARDOSO, C. KIRNER e E. LAMOUNIER. “Realidade Aumentada Aplicada em Jogos Educacionais”. In: V Workshop de Educação em Computação e Informática do Estado de Minas Gerais, Minas Gerais, 2006.

C. KIRNER; T. GONÇALVES KIRNER. “Evolução e Tendências da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada”. XIII SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA, Uberlândia, v.13, 2011.

L. D. OLIVEIRA e R. C. MANZANO. “Aplicações de realidade aumentada no ensino de Física a partir do software LAYAR”. Revista RENOTE - Novas Tecnologias na Educação da UFRGS, Rio Grande do Sul, v.14, n.1, jul. 2016.

V. F. MARTINS, V. RUIZ, D. V. CUNHA e M. P. GUIMARÃES (2014). “PC-AR: Apoio ao Ensino de Organização de Computadores utilizando Realidade Aumentada”. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 25, No. 1, p. 862).

V. VENKATESH e H. BALA. “Technology Acceptance Model 3 and a Research Agenda on Interventions”. Decision Sciences, 39(2): p. 273–315, 2008.

R. C. SOUZA, H. D. F. MOREIRA e C. KIRNER (2014). “FLARAS 2.0–Flash Augmented Reality Authoring System”. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 de outubro de 2016.

E. PATRÍCIO, A. R. S. DE CARVALHO e C. M. O. RODRIGUES. “Realidade Aumentada aplicada no ensino de Arquitetura de Computadores”. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 de outubro de 2016.

ARTOOLKIT. 2005. “ARToolkit”. Disponível em: [link]. Acesso em 03 de agosto de 2016.

U. KOSE, D. KOC e S.A. YUCESOV. "An Augmented Reality Based Mobile Software to Support Learning Experiences in Computer Science Courses". Procedia Computer Science, vol. 25, pp. 370-374, 2013.

L. M. L. BRUM, L. B. PINHO e S. S. CAMARGO. “Metodologia de Aplicação da Realidade Aumentada no Ensino de Arquitetura de Computadores”. Workshop sobre Educação em Arquitetura de Computadores (WEAC). IN: International Journal of Computer Architecture Education, vol. 4, no. 1, pp. 17-20, 2015.

R. F. WEBER. “Fundamentos de Arquitetura de Computadores”. 2. ed. Porto Alegre. Sagra-Luzzatto, 2001.

M. DALMORO e K. M. VIEIRA. “Dilemas na construção de escalas Tipo Likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados?” Revista Gestão Organizacional, v. 6, n. 3, 2013.

G.A. MILLER. “The magical number seven, plus or minus two some limits on our capacity for processing information”. Psychological Review. v. 101, n. 2, p. 343–352, 1956.

Published

2017-12-01

Cómo citar

Brum, L. M. da L., Pinho, L. B. de, & Camargo, S. da S. (2017). Avaliação do Uso de Realidade Aumentada no Ensino de Arquitetura e Organização de Computadores. International Journal of Computer Architecture Education, 6(1), 10–17. https://doi.org/10.5753/ijcae.2017.4861

Issue

Section

Artículos Completos