Aprendendo na Prática: Relato de Sequência de Atividades Práticas em Iniciação Científica Relacionadas à Arquitetura de Computadores
DOI:
https://doi.org/10.5753/ijcae.2015.4922Keywords:
Iniciação científica, Hierarquia de memória, microprocessadores, Blocos de hardware dedicadosAbstract
A iniciação científica tornou-se, no Brasil, uma etapa praticamente incontornável na carreira acadêmica. Este fato deve-se, em parte, a disponibilidade de bolsas, garantidas por programa de fomento tais como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT). Entretanto, o sucesso da iniciação científica também se deve a percepção de que as atividades, normalmente práticas, desenvolvidas pelos alunos, garantem solidez a formação acadêmica. Este artigo apresenta o relato de um conjunto de atividades práticas, executadas por alunos em iniciação científica. Com estas atividades os alunos puderam dominar o processo de descrição e prototipagem de arquiteturas, usando linguagens de descrição de hardware e placas de prototipagem. Também foi possível conduzir os alunos a comprovarem, na prática, o impacto provocado por componentes dedicados de hardware, bem como, o impacto da hierarquia de memória no desempenho.
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