Aprendendo na Prática: Relato de Sequência de Atividades Práticas em Iniciação Científica Relacionadas à Arquitetura de Computadores

Authors

  • Ivan Saraiva Silva UFPI
  • Francisco Carlos Silva Junior UFPI
  • Tiago Patrocínio UFPI
  • Francisco das Chagas de Lima Alves UFPI

DOI:

https://doi.org/10.5753/ijcae.2015.4922

Keywords:

Iniciação científica, Hierarquia de memória, microprocessadores, Blocos de hardware dedicados

Abstract

A iniciação científica tornou-se, no Brasil, uma etapa praticamente incontornável na carreira acadêmica. Este fato deve-se, em parte, a disponibilidade de bolsas, garantidas por programa de fomento tais como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT). Entretanto, o sucesso da iniciação científica também se deve a percepção de que as atividades, normalmente práticas, desenvolvidas pelos alunos, garantem solidez a formação acadêmica. Este artigo apresenta o relato de um conjunto de atividades práticas, executadas por alunos em iniciação científica. Com estas atividades os alunos puderam dominar o processo de descrição e prototipagem de arquiteturas, usando linguagens de descrição de hardware e placas de prototipagem. Também foi possível conduzir os alunos a comprovarem, na prática, o impacto provocado por componentes dedicados de hardware, bem como, o impacto da hierarquia de memória no desempenho.

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Published

2015-12-01

Como Citar

Silva, I. S., Silva Junior, F. C., Patrocínio, T., & Alves, F. das C. de L. (2015). Aprendendo na Prática: Relato de Sequência de Atividades Práticas em Iniciação Científica Relacionadas à Arquitetura de Computadores. International Journal of Computer Architecture Education, 4(1), 5–8. https://doi.org/10.5753/ijcae.2015.4922

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