Utilização de Plataformas de Hardware Aberto no Ensino: Um Estudo de Caso na Disciplina de Introdução à Engenharia de Computação

Authors

  • Ricardo Ribeiro dos Santos UFMS

DOI:

https://doi.org/10.5753/ijcae.2013.4951

Abstract

Este artigo apresenta a experiência com a adoção de projetos baseados no uso de plataformas de hardware aberto, como o kit Arduino, na disciplina de Introdução à Engenharia de Computação. Essa disciplina tem adotado atividades teóricas e práticas (demonstrações e competições) junto com uma extensa discussão sobre as características do curso e perspectivas profissionais. De acordo com as respostas obtidas por meio de avaliações anônimas, junto aos estudantes dessa disciplina, observa-se que a proposta metodológica e organizacional tem impactado positivamente na percepção dos estudantes sobre o curso e, principalmente, no aumento da motivação desses estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

M. C. Pereira, P. S. Martins, B. Edson A, A. C. R. da Silva, and F. Leonardi, “Motivando Alunos em Circuitos Digitais: Um Estudo de Caso,” in Anais do XXIV Congresso da SBCWEI. SBC, 2006, pp. 190–191.

L. A. Digiampietri, D. D. Kropiwiec, and R. A. C. Silva, “O Uso de Jogos como Fator Motivacional em Cursos de Computação,” in Anais do XXX Congresso da SBC-WEI. SBC, 2010, pp. 1–2.

P. V. Vieira, P. R. M. Rech, R. C. Mensch, C. A. Zeferino, and A. L. A. Raabe, “Estendendo a aAquitetura dos Processadores BIP para Ampliar o seu Potencial de Uso em Disciplinas de Introdução à Programação,” International Journal of Computer Architecture Education (IJCAE), vol. 1, no. 1, pp. 1–10, 2012.

R. O. Duarte and P. F. Donoso-Garcia, “Ensino Prático de Projeto de Processadores Segundo uma Metodologia de Ensino-Aprendizagem Baseada em Projetos na Escola de Engenharia da UFMG,” International Journal of Computer Architecture Education (IJCAE), vol. 1, no. 1, pp. 11–20, 2012.

M. A. Rubio, C. M. Hierro, Á. P. M. Pablo, “Using Arduino to Enhance Computer Programmig Courses in Science and Engineeering,” in Proceedings of the EDULEARN13 Conference, 2013, pp. 5127–5133.

G. W. Recktenwald and D. E. Hall, “Using Aduino as a Platform for Programming, Design and Measurement in a Freshman Engineering Course,” in Proceedings of the 118th Annual Conference & Exposition, American Society for Engineering Education, 2011.

J. Sarik and I. Kymissis, “Lab Kits Using the Arduino Prototyping Platform,” in Proceedings of the 40th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference, IEEE, 2010.

P. Mellodge and I. Russell, “Using the Arduino Platform to Enhance Student Learning Experiences,” in Proceedings of the 18th Annual Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, ACM, 2013.

R. Duarte and P. D. Garcia, “Metodologia de Ensino Orientada a Projetos e Criação de Material Didático Aplicada ao Projeto de Processadores,” in Anais do Simpósio em Sistemas Computacionais - Workshop sobre Educação em Arquitetura de Computadores, 2011, pp. 1–6.

SBC, “Currículo de Referencia para Cursos de Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia de Computação,” [online]. Disponível em [link], 2005.

UFMS, “Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Computação,” [online]. Disponivel em [link], 2011.

Published

2013-12-01

Cómo citar

Santos, R. R. dos. (2013). Utilização de Plataformas de Hardware Aberto no Ensino: Um Estudo de Caso na Disciplina de Introdução à Engenharia de Computação. International Journal of Computer Architecture Education, 2(1), 37–40. https://doi.org/10.5753/ijcae.2013.4951

Issue

Section

Artículos Completos