AD3W: Um simulador educacional para análise de dependências de dados em nível de instrução
DOI:
https://doi.org/10.5753/ijcae.2013.4952Keywords:
Análise de dependências, paralelismo em nível de instrução, linguagem assemblyAbstract
Este artigo apresenta um simulador para a análise de dependências em nível de instrução, com o objetivo de ilustrar de forma educacional as possibilidades de paralelismo em um programa. O algoritmo de controle utiliza como técnica a detecção de desvios condicionais e escritas em registradores (WAR, WAW e RAW), para analisar dependências a nível de instrução. Como resultados obtidos destacam-se a redução no tempo de realização de exercícios e na sua correção em sala de aula, além da percepção prática de que o simulador ajuda os alunos na compreensão dos conceitos relacionados ao paralelismo em nível de instrução.
Descargas
Citas
A. I. T. Ribeiro; A. Rimsa. Técnica Motivacional para o Ensino de Arquitetura de Computadores com Ênfase nos Grandes Desafios da Computação. Workshop sobre Educação em Arquitetura de Computadores - WEAC 2008.
A. L. Almeida; M. F. O. Araujo. Utilização de Ferramentas Multimidia Para a Construção de Simuladores de Fenomenos Físicos. Universidade do Estado da Bahia. BA. Brasil. 2008.
A. N. Gonçalves; R. C. L Silva; R. A. L. Gonçalves; J. A. Martini; R10k: Um Simulador de Arquitetura Superescalar. Workshop Sobre Educação em Arquitetura de Computadores – WEAC, 2007.
W. N. M. Davidson; M. V. Marcelo; F. P. Ramon; PS – CAS MIPS: Um Simulador De Pipeline Do Processador MIPS 32 Bits Para Estudo de Arquitetura de Computadores. Workshop sobre Educação em Arquitetura de Computadores - WEAC 2009
M. Brosson; MipsIt: a simulation and development environment using animation for computer architecture education. In Proceedings of 2002 Workshop on Computer Architecture Education: Held in Conjunction with the 29th international Symposium on Computer Architecture (Anchorage, ACM, New York, NY, 12. p. WCAE‘02.Alaska),p.1-8.
B. F. Souza; M.P.A. Moreira; R. S. Nogueira; C.A.P.S. Martins; WebSimple MIPS. Workshop de Sistemas Computacionais de Alto Desempenho – WSCAD, 2008, p. 1 – 4.
D. A. Patterson, J. L. Hennessy. Arquitetura de Computadores: uma abordagem quantitativa. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
H. M. Deitel; Java, como programar. Porto Alegre: Bookman. 2003.
H. Grunbacher; Teaching computer architecture/organisation using simulators, 28th Annual Frontiers in Education Conference, p.1107-1112 vol. 3, 1998.
V. Heckler; F. M. Saraiva. Uso de Simuladores, Imagens e Animações como Ferramentas Auxiliares no Ensino/Aprendizagem de Óptica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 267-273, 2007.
J. Dongarra,, I. Foster, G. Fox, W. Gropp, K. Kennedy, L. Torczon, and A. White. Sourcebook of Parallel Computing. Morgan Kaufmann Publishers Inc., San Francisco, USA, 2003.
L. M. Coutinho; J. L. Mendes; C. A. Martins; Web-MHE: Ambiente web de auxílio ao aprendizado de hierarquia de memória. Workshop sobre Educação em Arquitetura de Computadores - WEAC 2006.
C. B. Martins. Detecção de Paralelismo a partir de Semântica Denotacional e de Grafos de Dependências. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Catolica. Rio de Janeiro. Brasil. 2000.
Descargas
Published
Cómo citar
Issue
Section
Licencia
Derechos de autor 2013 Os autores
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.