AD3W: Um simulador educacional para análise de dependências de dados em nível de instrução

Authors

  • Alexandre S. Roque URI
  • Guilherme Schievelbein URI
  • Maikel Losekann URI
  • Denilson Rodrigues da Silva URI

DOI:

https://doi.org/10.5753/ijcae.2013.4952

Keywords:

Análise de dependências, paralelismo em nível de instrução, linguagem assembly

Abstract

Este artigo apresenta um simulador para a análise de dependências em nível de instrução, com o objetivo de ilustrar de forma educacional as possibilidades de paralelismo em um programa. O algoritmo de controle utiliza como técnica a detecção de desvios condicionais e escritas em registradores (WAR, WAW e RAW), para analisar dependências a nível de instrução. Como resultados obtidos destacam-se a redução no tempo de realização de exercícios e na sua correção em sala de aula, além da percepção prática de que o simulador ajuda os alunos na compreensão dos conceitos relacionados ao paralelismo em nível de instrução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

A. I. T. Ribeiro; A. Rimsa. Técnica Motivacional para o Ensino de Arquitetura de Computadores com Ênfase nos Grandes Desafios da Computação. Workshop sobre Educação em Arquitetura de Computadores - WEAC 2008.

A. L. Almeida; M. F. O. Araujo. Utilização de Ferramentas Multimidia Para a Construção de Simuladores de Fenomenos Físicos. Universidade do Estado da Bahia. BA. Brasil. 2008.

A. N. Gonçalves; R. C. L Silva; R. A. L. Gonçalves; J. A. Martini; R10k: Um Simulador de Arquitetura Superescalar. Workshop Sobre Educação em Arquitetura de Computadores – WEAC, 2007.

W. N. M. Davidson; M. V. Marcelo; F. P. Ramon; PS – CAS MIPS: Um Simulador De Pipeline Do Processador MIPS 32 Bits Para Estudo de Arquitetura de Computadores. Workshop sobre Educação em Arquitetura de Computadores - WEAC 2009

M. Brosson; MipsIt: a simulation and development environment using animation for computer architecture education. In Proceedings of 2002 Workshop on Computer Architecture Education: Held in Conjunction with the 29th international Symposium on Computer Architecture (Anchorage, ACM, New York, NY, 12. p. WCAE‘02.Alaska),p.1-8.

B. F. Souza; M.P.A. Moreira; R. S. Nogueira; C.A.P.S. Martins; WebSimple MIPS. Workshop de Sistemas Computacionais de Alto Desempenho – WSCAD, 2008, p. 1 – 4.

D. A. Patterson, J. L. Hennessy. Arquitetura de Computadores: uma abordagem quantitativa. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

H. M. Deitel; Java, como programar. Porto Alegre: Bookman. 2003.

H. Grunbacher; Teaching computer architecture/organisation using simulators, 28th Annual Frontiers in Education Conference, p.1107-1112 vol. 3, 1998.

V. Heckler; F. M. Saraiva. Uso de Simuladores, Imagens e Animações como Ferramentas Auxiliares no Ensino/Aprendizagem de Óptica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 267-273, 2007.

J. Dongarra,, I. Foster, G. Fox, W. Gropp, K. Kennedy, L. Torczon, and A. White. Sourcebook of Parallel Computing. Morgan Kaufmann Publishers Inc., San Francisco, USA, 2003.

L. M. Coutinho; J. L. Mendes; C. A. Martins; Web-MHE: Ambiente web de auxílio ao aprendizado de hierarquia de memória. Workshop sobre Educação em Arquitetura de Computadores - WEAC 2006.

C. B. Martins. Detecção de Paralelismo a partir de Semântica Denotacional e de Grafos de Dependências. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Catolica. Rio de Janeiro. Brasil. 2000.

Downloads

Published

2013-12-01

Como Citar

Roque, A. S., Schievelbein, G., Losekann, M., & Silva, D. R. da. (2013). AD3W: Um simulador educacional para análise de dependências de dados em nível de instrução. International Journal of Computer Architecture Education, 2(1), 41–44. https://doi.org/10.5753/ijcae.2013.4952

Issue

Section

Artigos Completos