Estratégia de Análise Quantitativa para Revisão de Pré-requisitos em uma Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação

Authors

  • Luciano Antonio Digiampietri Universidade de São Paulo
  • Marcelo de Souza Lauretto Universidade de São Paulo
  • Fábio Nakano Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5753/isys.2016.309

Abstract

Dentre as estratégias de gerenciamento de um curso superior de qualidade, a atualização da estrutura curricular e dos pré-requisitos entre disciplinas podem contribuir para o melhor preparo do aluno para os desafios da vida profissional, bem como diminuir as taxas de reprovação e evasão. Este artigo apresenta uma estratégia de análise quantitativa de associação entre disciplinas, visando a identificar potenciais necessidades de revisões nos pré-requisitos adotados no Projeto Pedagógico do Curso. Por ser baseada exclusivamente nos históricos acadêmicos dos estudantes, a estratégia é facilmente replicável em quaisquer cursos e universidades, e tem auxiliado na alteração de alguns pré-requisitos no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da USP.

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Author Biography

Luciano Antonio Digiampietri, Universidade de São Paulo

Luciano Antonio Digiampietri possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Desde abril de 2008 é professor pesquisador no Bacharelado em Sistemas de Informação na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Biologia Computacional, Bancos de Dados e Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: workflows científicos, bioinformática, proveniência de dados, composição automática de serviços, rastreabilidade de experimentos e algoritmos.

Published

2016-07-27

How to Cite

Digiampietri, L. A., Lauretto, M. de S., & Nakano, F. (2016). Estratégia de Análise Quantitativa para Revisão de Pré-requisitos em uma Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 9(2). https://doi.org/10.5753/isys.2016.309

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