Um Experimento do Uso de Coding DOJO na Aprendizagem de Programação Orientada a Objetos
DOI:
https://doi.org/10.5753/isys.2016.310Abstract
Aumentar o interesse e aprendizado dos alunos nas disciplinas de programação e capacitar equipes de desenvolvimento de software são objetivos que tem motivado a academia e a indústria a encontrar alternativas mais eficientes para a fixação e aplicação de conceitos. Este trabalho apresenta a técnica de Dojos de programação ou coding dojo (em inglês) como uma alternativa para alcançar este objetivo, por meio de uma atividade dinâmica e colaborativa que permite maior integração entre os estudantes, compartilhamento de conhecimento e aprendizado. O trabalho relata um experimento que compara o desempenho de um grupo de controle, o qual foi exposto a uma abordagem mais tradicional de aula expositiva, com um grupo que foi exposto ao Dojo de programação. Foram aplicados pré e pós-testes para 30 alunos de um curso técnico em Eletrotécnica e Informática, no conteúdo de programação orientada a objetos. A partir das avaliações e tratamento estatístico das notas, percebeu-se que a média do grupo que participou do Dojo de programação foram significativamente maiores do que a média do grupo de controle.