Práticas e Experiências no Ensino de Engenharia Dirigida por Modelos

Authors

  • Paulo Henrique Mendes Maia Universidade Estadual do Ceará
  • Fabiano Freitas Universidade Estadual do Ceará
  • Marcos Borges Universidade Estadual do Ceará
  • Laryssa Lima Muniz Universidade Estadual do Ceará
  • Amanda Souza da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Janaide Ximenes Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5753/isys.2016.311

Abstract

A Engenharia Dirigida por Modelos (Model-driven Engineering - MDE) é uma abordagem para o desenvolvimento de software que visa produzir código fonte a partir da especificação e transformação de modelos. Apesar de sua aplicação ser bem sucedida na indústria, a MDE ainda não se tornou um padrão de fato na implementação de sistemas devido a, dentre outros fatores, a forma que ela tem sido ensinada nas universidades. Este artigo relata a experiência no ensino de uma disciplina sobre esse assunto no Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação da Universidade Estadual do Ceará, descrevendo a metodologia adotada, as principais dificuldades enfrentadas e soluções encontradas. Também é apresentada uma avaliação da disciplina, na qual a maioria dos alunos aprovaram a metodologia proposta e afirmaram que a disciplina ajudou na compreensão e na forma de realizar e usar a modelagem de software.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-07-27

How to Cite

Maia, P. H. M., Freitas, F., Borges, M., Muniz, L. L., da Silva, A. S., & Ximenes, J. (2016). Práticas e Experiências no Ensino de Engenharia Dirigida por Modelos. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 9(2). https://doi.org/10.5753/isys.2016.311

Issue

Section

Special issues articles