Alinhamento Estratégico de Filiais em Rede de Ensino Privada: Análise por Modelagem de Processos (BPMN) e Indicadores de Desempenho (KPIs)
DOI:
https://doi.org/10.5753/isys.2025.5360Keywords:
Modelagem de Processos de Negócios (BPMN), Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs), Otimização de sistemas educacionais, Análise de dados estruturadosAbstract
Este artigo apresenta um estudo sobre o alinhamento das unidades de uma rede privada de ensino com o projeto fundacional. Utilizando uma abordagem baseada em BPMN e KPIs, foram coletados dados sobre retenção de alunos, taxas de conclusão, médias de notas e satisfação dos pais. Os resultados revelaram uma correlação positiva entre maiores pontuações nos KPIs e um alinhamento mais forte com o projeto fundacional. As conclusões ressaltam a importância dos KPIs no monitoramento e aprimoramento do alinhamento das unidades. Estratégias como o compartilhamento de boas práticas e a oferta de treinamentos contínuos podem fortalecer o alinhamento em todas as unidades. Este estudo contribui para a compreensão do alinhamento das unidades em uma rede privada de ensino e destaca o valor dos KPIs e da abordagem BPMN.
Downloads
Referências
Cardoso, J., Gerke, K., Claus, A. (2009). Measuring the Compliance of Processes with Reference Models. In: Meersman, R., Dillon, T., Herrero, P. (eds) On the Move to Meaningful Internet Systems: OTM 2009. OTM 2009. Lecture Notes in Computer Science, vol 5870. Springer, Berlin, Heidelberg.
Davenport, T. H. (2013). Process Innovation: Reengineering Work Through Information Technology. Harvard Business Press.
Dumas, Marlon; La Rosa, Marcello; Mendling, Jan; Reijers, Hajo A. (2018). Fundamentals of Business Process Management. 2. ed. Springer.
Evangelista, M. A.; Repolho, P. De A. S.; Santos, H. C. Dos; Rodrigues, M. M. E.; Aquino, F. M. De; Pinto, W. M.; Oliveira, M. L. Do N. De; Lima, M. J. E.; Deus, E. Do C. De. (2024). School Management: Administration, Supervision, Guidance and Inspection Throughout the History of Education. Research, Society and Development, [S. L.], V. 13, N. 9, P. E6213946820.
Lu, R., Sadiq, S. (2006). Managing Process Variants as an Information Resource. In: Dustdar, S., Fiadeiro, J.L., Sheth, A.P. (eds) Business Process Management. BPM 2006. Lecture Notes in Computer Science, vol 4102. Springer, Berlin, Heidelberg.
Mendling, Jan; Ingo Weber; Wil Van Der Aalst; Jan Vom Brocke; Cristina Cabanillas; Florian Daniel; Søren Debois; Claudio Di Ciccio; Marlon Dumas; Schahram Dustdar; Avigdor Gal; Luciano García-Bañuelos; Guido Governatori; Richard Hull; Marcello La Rosa; Henrik Leopold; Frank Leymann; Jan Recker; Manfred Reichert; Hajo A. Reijers; Stefanie Rinderle-Ma; Andreas Solti; Michael Rosemann; Stefan Schulte, Munindar P. Singh; Tijs Slaats; Mark Staples; Barbara Weber; Matthias Weidlich; Mathias Weske; Xiwei Xu; and Liming Zhu. (2018). Blockchains for Business Process Management - Challenges and Opportunities. ACM Trans. Manage. Inf. Syst. 9, 1, Article 4 (March 2018), 16 pages.
Moura, Waldir; Ferreira Da Silva, Mônica ; De Souza, Jonice ; Souza, Tainá . Analysis of Social Networks of Students Learning with a Focus on Their Performance. In: 14th International Conference on Computer Supported Education, 2022, Online Streaming. Proceedings of the 14th International Conference on Computer Supported Education, 2022. v. 1. p. 257-264.
Moura, W., Delbem, E., França, J. B. S. and Dias, A. F. S. (2025). Boosting Engagement and Academic Performance Through Gamification: Leveraging Student Profiles and Game Personas for Enhanced Learning. In Proceedings of the 17th International Conference on Computer Supported Education - Volume 1: CSEDU; ISBN 978-989-758-746-7; ISSN 2184-5026, SciTePress, pages 307-314.
Moura, W., Delbem, E., França, J. B. S. and Dias, A. F. S. (2025). Exploring Cooperation and Competition in Computer Science Education: An Investigation Based on Game Theory. In Proceedings of the 17th International Conference on Computer Supported Education - Volume 1: CSEDU; ISBN 978-989-758-746-7; ISSN 2184-5026, SciTePress, pages 274-282.
Parmenter, David. Key Performance Indicators: Developing, Implementing, and Using Winning Kpis. Hoboken: John Wiley & Sons. (2015). 448 P. Dumas, M. Et Al. Fundamentals of Business Process Management. 2. Ed. Berlin: Springer.
Silva, Leonardo Rosa; Silva, Thanner Soares; Fantinato, Marcelo; THOM, Lucineia Heloisa. A Visual Approach For Identification And Annotation Of Business Process Elements In Process Descriptions. Computer Standards & Interfaces, V. 81. ISSN 0920-5489. Computer Standards & Interfaces.
Silver, B. (2011). BPMN Method and Style: A Levels-Based Methodology for BPMN Process Modeling and Improvement Using BPMN 2.0. Cody-Cassidy Press.
Turetken, Oktay & Jethefer, Stevens & Özkan, Baris. (2019). Internal Audit Effectiveness: Operationalization and Influencing Factors. Managerial Auditing Journal. ahead-of-print.
Wiechetek, Ł., Mędrek, M., & Banaś, J. (2017). Business Process Management in Higher Education. The Case of Students of Logistics. European Management Studies, 15(71), 146-164.
Downloads
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2025 iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

