Utilização da metodologia "Grounded Theory" na identificação de informações para compor um plano de dados abertos de instituições federais de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5753/isys.2017.340Keywords:
Dados Abertos, Transparência, e-SIG, Grounded Theory, Plano de Dados Abertos.Abstract
“Dados Abertos” referem-se a um conceito criado para disponibilizar informações de forma livre na internet, e, no âmbito governamental, busca fomentar a transparência e a inovação na gestão pública. Tendo em vista a importância do tema, dos recentes instrumentos normativos publicados no Brasil regendo o assunto e a necessidade de disponibilizar dados relevantes, o presente artigo teve como objetivo realizar uma investigação em busca dos temas mais demandados pela sociedade registrados no Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão. Utilizando-se da metodologia Grounded Theory para levantamento e análise das solicitações, a pesquisa utilizou dados associados a 104 Instituições Federais de Ensino Superior, dos quais foram identificadas 20 categorias com 144 Temas Associados que indicam um conjunto de dados prioritários demandados pela sociedade.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-06-04
How to Cite
Carossi, D. F., Pedan, J. M., & Filho, J. G. de A. T. (2017). Utilização da metodologia "Grounded Theory" na identificação de informações para compor um plano de dados abertos de instituições federais de ensino superior. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 10(2), 171–192. https://doi.org/10.5753/isys.2017.340
Issue
Section
Special issues articles