Utilização da metodologia "Grounded Theory" na identificação de informações para compor um plano de dados abertos de instituições federais de ensino superior

Authors

  • Daniel Fernando Carossi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)
  • Juliane Maria Pedan Centro Universitário UNINTER – São Miguel do Oeste, SC – Brasil
  • José Gilson de Almeida Teixeira Filho Universidade Federal de Pernambuco, Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife – PE - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5753/isys.2017.340

Keywords:

Dados Abertos, Transparência, e-SIG, Grounded Theory, Plano de Dados Abertos.

Abstract

“Dados Abertos” referem-se a um conceito criado para disponibilizar informações de forma livre na internet, e, no âmbito governamental, busca fomentar a transparência e a inovação na gestão pública. Tendo em vista a importância do tema, dos recentes instrumentos normativos publicados no Brasil regendo o assunto e a necessidade de disponibilizar dados relevantes, o presente artigo teve como objetivo realizar uma investigação em busca dos temas mais demandados pela sociedade registrados no Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão. Utilizando-se da metodologia Grounded Theory para levantamento e análise das solicitações, a pesquisa utilizou dados associados a 104 Instituições Federais de Ensino Superior, dos quais foram identificadas 20 categorias com 144 Temas Associados que indicam um conjunto de dados prioritários demandados pela sociedade.

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Biografia do Autor

Daniel Fernando Carossi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2016), Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário de Grande Dourados UNIGRAN (2013). Atualmente é Diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), campus Avançado São Lourenço do Oeste.

José Gilson de Almeida Teixeira Filho, Universidade Federal de Pernambuco, Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife – PE - Brasil

Doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil(2010)
Avaliador Ad Hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira , Brasil

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Published

2017-06-04

Como Citar

Carossi, D. F., Pedan, J. M., & Filho, J. G. de A. T. (2017). Utilização da metodologia "Grounded Theory" na identificação de informações para compor um plano de dados abertos de instituições federais de ensino superior. ISys - Revista Brasileira De Sistemas De Informação, 10(2), 171–192. https://doi.org/10.5753/isys.2017.340

Issue

Section

Artigos de Edição Especial