Uma investigação sobre a adoção de práticas de governança de TIC e processos de desenvolvimento de software no estado de Sergipe

Authors

  • Claudio Junior N. Silva Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Toniclay Nogueira Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Rogério Patrício Chagas do Nascimento Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Methanias Colaço Júnior Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.5753/isys.2020.766

Keywords:

Processo de Desenvolvimento de Software, Governança de TIC, Alinhamento Estratégico

Abstract

Em um mercado continuadamente competitivo, as empresas estão dependendo cada vez mais de sistemas informatizados para reduzir custos e aumentar sua produtividade. Uma falha no mapeamento ou na definição dos processos de desenvolvimento de software pode provocar sérios riscos às organizações, que passaram a reconhecer a importância das tecnologias para o negócio. Com isso, as empresas passaram a adotar práticas e metodologias para gerenciar os serviços de TIC e do processo de desenvolvimento de software. O objetivo deste trabalho foi apresentar os resultados de um survey realizado com 52 gestores de TIC de empresas do estado de Sergipe para investigar a adoção de práticas de governança de TIC e processos de desenvolvimento de software nestas empresas. O produto deste estudo é um registro do panorama da adoção de práticas de governança e da utilização de processos de desenvolvimento de software pelas empresas sergipanas. Observou-se que 19,2% dos entrevistados indicaram que as empresas em que trabalham adotam integralmente o processo de desenvolvimento de software para atender as necessidades da organização e que elas utilizam pelo menos uma prática de governança de TIC. Dentre as práticas mais utilizadas nas organizações, 63% informaram utilizar ITIL e 56% utilizam Planejamento Estratégico de TIC (PE de TIC) próprio ou personalizado. Em apenas 23% das organizações, os principais processos de negócio eram suportados integralmente por sistemas informatizados. Espera-se que tal investigação disponibilize informações que retratem a realidade da utilização de práticas de governança de TIC e de processos de desenvolvimento de software das empresas sergipanas e que possam direcionar os gestores no uso e adoção das melhores práticas que permitam o alinhamento dos objetivos de TIC e do negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aaker, D. A.; Kumar, V.; Day, G. S.(2004). “Pesquisa de Marketing”. 1ª ed. São Paulo.
Azevedo, E.F.Y. “O papel estratégico da Tecnologia da Informação na área de Saúde”. Dissertação PUC-Campinas, 2013.
Babbie, E. (1999). “Métodos de Pesquisas de Survey”. Tradução Guilherme Cezarino. Belo Horizonte: Ed. UFMG.
Baldam, R.; Valle R.; Rozenfeld H.(2014). “Gerenciamento de processos de negócio BPM – Uma referência para implantação prática”. São Paulo: Campus. Basili V., Weiss D. A Methodology for Collecting Valid Software Engineering Data.
Camargos, L. R; Gois, R. M, Nóbrega, W. (2017). “Anuário Socioeconômico de Sergipe”. Grupo de Pesquisa em Análise de Dados Econômicos. Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe. Ano 1 – Volume 1. ISSN 2526-895.
Confederação Nacional das Indústrias (CNI).(2016). “Perfil da Indústria nos Estados”, http://perfilestados.portaldaindustria.com.br/estado/se. Acesso em Outubro de 2016.
Fernandes, D.B.; Tait, T.F.C.; Bruzarosco, D.C. (2012). “Uma contribuição para o Processo de Desenvolvimento de Software em Micro e Pequenas Empresas Desenvolvedoras de Software”. VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2012)
IEEE. (2016). “Transactionson Software Engineering”. Nov;10(3):728-738.
Jaana, M.; Teitelbaum, M.; Roffey, T.(2012). “IT Strategic Planning in a Pediatric Hospital: Overview of the Process and Outcomes”. HICSS 2012: 2910-19.
Lima, R.(2007). “Planejamento estratégico alinhado com a tecnologia da informação”. In: II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. João Pessoa.
Montoni, M.A.; Da Rocha, A.R.C. (2014). “Applying grounded theory to understand software process improvement implementation: a study of Brazilian software organizations”. Innovations in Systems and Software Engineering, Volume 10, Number 1.
Prescott, R. (2018). "Mais de 95% do mercado brasileiro de software é de empresas PMEs". http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=48732&sid=5. Acesso em Fevereiro de 2019.
Rogério, F.C.; Amboni, N.(2008). “Planejamento estratégico de tecnologia da informação orientado ao alinhamento de negócios das empresas: O Caso do Grupo de Cios de Santa Catarina”. In: V Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGeT), 2008, Rezende RJ. . Rio de Janeiro RJ: v. 1. p. 1-14.
Scheer, A.W. (1998). “ARIS - business process framework”. 2ª Ed. Berlin: Springer.
Sommerville, I. (2003). “Engenharia de Software. Tradução André Maurício de Andrade Ribeiro”. revisão técnica KechiHirama. São Paulo: Addison Wesley.
Tarouco, H.H.; Graeml, A.R. (2011). “Governança de tecnologia da informação: um panorama da adoção de modelos de melhores práticas por empresas brasileiras usuárias”. Revista de Administração;46(1):07-18.
Van, S. R; Berghout, E. (1999). “The Goal/Question /Metric Method: A practical guide for quality improvement of software development”. Mc Graw-Hill.

Downloads

Published

2020-04-06

Como Citar

Silva, C. J. N., Nogueira, T., do Nascimento, R. P. C., & Colaço Júnior, M. (2020). Uma investigação sobre a adoção de práticas de governança de TIC e processos de desenvolvimento de software no estado de Sergipe. ISys - Revista Brasileira De Sistemas De Informação, 13(2), 140–167. https://doi.org/10.5753/isys.2020.766

Issue

Section

Levantamentos (Surveys)