Acurácia da Autoavaliação Discente no Ensino Superior: Um Mapeamento Sistemático da Literatura

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2022.2304

Keywords:

autoavaliação discente, coeficiente de acurácia, ensino superior, mapeamento sistemático de literatura

Abstract

A autoavaliação discente é uma estratégia de avaliação que proporciona benefícios educacionais aos estudantes, como a capacidade de avaliar seu próprio trabalho e a autorregulação de seu aprendizado. O objetivo desta pesquisa é apresentar como a autoavaliação discente vem sendo aplicada no ensino superior por meio de um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) sobre o tema. Os quarenta e seis trabalhos relevantes mostraram que a autoavaliação normalmente é aplicada junto a outras estratégias, como avaliação em pares e do professor. Ganhos educacionais como melhora no desempenho acadêmico, autocrítica, reflexão e responsabilidade foram observados pela prática da autoavaliação. Ainda, dos 53% dos trabalhos que mencionaram o uso de ferramentas computacionais no emprego da autoavaliação, observou-se que foram necessárias duas ferramentas, uma para aplicação da autoavaliação e outra para análise de dados. Já em relação à acurácia, não foi percebido um consenso por parte dos autores, sendo que 26% mencionam utilizar o coeficiente de correlação de Pearson, que não atende a todos os cenários possíveis na comparação de estratégias como a autoavaliação e avaliação do professor. Um coeficiente que permite mensurar a acurácia da autoavaliação discente é sugerido nesta pesquisa, haja vista que a dificuldade em mensurar acurácia foi uma lacuna observada.

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Biografia do Autor

Indianara Amâncio, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui técnico em Informática pela Sociedade Educacional de Santa Catarina (2008). Graduação em Sistema de Informação pela Sociedade Educacional de Santa Catarina (2013). Pós graduação na área de docência para o ensino superior pela IBF (2016). Mestre em Computação Aplicada (2022) na instituição de ensino Udesc tendo como linha de pesquisa a Informática na Educação. Tem experiência na área de computação, gerência de TI e docência. Atualmente, é professora do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas e graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Avanilde Kemczinski, Universidade do Estado de Santa Catarina

Avanilde Kemczinski é Professora Associada do Departamento de Ciência da Computação da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Possui doutorado (2005) e mestrado (2000) em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduação em Terapia Ocupacional pela Associação Catarinense de Ensino - Faculdade de Ciências da Saúde de Joinville (1992) e pós-doutorado (2016) em Educação pela Universidade de Málaga/Espanha. Coordena o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMT) e atua no Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada (PPGCA) e nos cursos de graduação Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS). É líder do Grupo de Pesquisa em Informática na Educação - GPIE pelo CNPQ/UDESC. Tem interesse nas áreas correlatas à Informática na Educação, notadamente tecnologia educacional,
objetos de aprendizagem, sistema/aprendizagem colaborativa (CSCL), interface humano-computador, qualidade no processo e no produto de software educacional, jogos educacionais e metodologias e/ou modelos de ensino-aprendizagem.
CV oficial completo no CNPq - Curriculum Lattes http://lattes.cnpq.br/0048790978449306
email de contato avanilde.kemczinski@udesc.br

Marlow R. B. Dickel, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Tecnologia em Redes Industriais (SENAI Joinville - 2008), especialização Lato Sensu em Redes de Computadores (ESAB - 2014) e MBI em Educação para o Profissional do Futuro (SENAI Florianópolis - 2018). Trabalha desde 2008 como docente do SENAI em Joinville -SC, nos níveis técnico e superior. Professor certificado Google for Education - Trainer: Level 1 e Level 2. Cursa mestrado em Computação Aplicada na Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Arquivos adicionais

Published

2022-05-20

Como Citar

AMÂNCIO, I.; KEMCZINSKI, A.; DICKEL, M. R. B. Acurácia da Autoavaliação Discente no Ensino Superior: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 30, p. 182–209, 2022. DOI: 10.5753/rbie.2022.2304. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2304. Acesso em: 22 dez. 2024.

Issue

Section

Artigos