Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Trata-se de um trabalho científico completo (segue um método científico e apresenta como resultados contribuições de pesquisa).
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo (nomes e informações de contato dos autores, nomes nos cabeçalhos, propriedades do arquivo e quaisquer outras informações que possam identificar os autores), garantindo desta forma o critério de sigilo da revista. As informações devem ser adicionadas na versão final do artigo, após a aceitação do mesmo para publicação.
  • O texto segue as instruções (incluindo idioma, número de páginas, estrutura e formato com os padrões de estilo e requisitos bibliográficos) descritas nesta página.
  • A submissão (e consequente publicação no caso de aceitação) do artigo foi consentida por todos os autores e aprovada tácita ou explicitamente por todas as autoridades responsáveis pela execução do trabalho.
  • Todos os autores possuem um número ORCID.
  • O arquivo da submissão está em formato PDF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Foi escrita e anexada uma carta de apresentação (cover letter) no formato PDF, criada com o template disponibilizado pela RBIE.
  • A submissão considera as questões éticas estabelecidas nas diretrizes para autores da revista.
  • Inclusão da declaração de autoria CRediT na carta de apresentação (cover letter).

Author Guidelines

** ATENÇÃO: Por motivo de sobrecarga dos editores, a submissão de fluxo contínuo foi pausada e será retomada no dia 13/06/2024. Pedimos desculpas pelo inconveniente. Qualquer dúvida, estamos à disposição. ***

O processo de submissão e publicação de trabalhos na Revista Brasileira de Informática na Educação tem, pelo menos, duas fases distintas: submissão para avaliação pelo Corpo Editorial da Revista; e (em caso de aceite) elaboração da versão revisada do trabalho, conforme considerações dos revisores e seguindo as orientações sobre metadados e referências.

A RBIE publica trabalhos científicos originais em três idiomas: Português, Espanhol e Inglês. Os autores devem submeter seus artigos usando o sistema online de submissão da revista. Todos os artigos submetidos à revista são avaliados por pares, por ao menos três revisores (duplamente anonimizado), com análise e metarevisão de um membro do Corpo Editorial da RBIE. O tempo médio de avaliação é de 6 meses. O corpo editorial é formado por doutores com competência e experiência reconhecidas na área de Informática na Educação.

 

A submissão e publicação de artigos na RBIE é gratuita.

 

É altamente recomendável que o trabalho seja fundamentado em teorias psico-pedagógicas, lide com artefatos tecnológicos inovadores e siga corretamente uma metodologia científica. É esperado que os artefatos/software/sistemas sejam analisados, validados e/ou avaliados em diferentes cenários educacionais. A revista também publica revisões sistemáticas que incluam questões de pesquisa claras, uma análise crítica, e direções para novos desafios na área.

 

Submissão para avaliação:

  1. Os artigos científicos de trabalhos completos e originais, que sejam destinados exclusivamente à revista, serão submetidos à avaliação e a aprovação do Corpo Editorial da RBIE. Versões estendidas de trabalhos apresentados em eventos (congressos, simpósios, seminários, ...) poderão ser submetidos e analisados desde que não tenham sido publicados integralmente em anais, devendo ser autorizados, por escrito, pela entidade organizadora do evento, quando as normas do mesmo assim exigirem, ou em situações especialmente definidas pelo Corpo Editorial.

  2. Os trabalhos devem ser escritos em Português, Inglês ou Espanhol e ter entre 15 e 30 páginas, sem contar referências e anexos. A primeira página deve conter o título do trabalho (Português, Inglês e Espanhol), os nomes dos autores e suas afiliações, ORCID, endereço de e-mail, além de resumo e palavras-chave (Português, Inglês e Espanhol). Os artigos devem seguir o modelo de formato da RBIE (docxlatex) já na primeira submissão (sendo que neste caso devem ser observadas as políticas de revisão anonimizada - ou seja, toda possível identificação aos autores deve ser removida, como nome dos autores, e-mails, afiliações etc.).

  3. Os arquivos contendo os trabalhos submetidos devem estar no formato PDF.

  4. É necessário submeter uma carta de apresentação (cover letter) no formato PDF, criada com o template disponibilizado pela RBIE (docxrtf).

  5. O Corpo Editorial se reserva o direito de sugerir eventuais modificações de estrutura e conteúdo do trabalho, que serão acordadas com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou alterações após o envio para composição editorial.

  6. As opiniões emitidas nos trabalhos, bem como a exatidão e adequação das referências bibliográficas são de exclusiva responsabilidade dos autores.

Obs.: Entende-se por artigo científico de trabalho completo aquele que segue um método científico e apresenta como resultados contribuições de pesquisa. Entende-se por trabalho original aquele que não tenha sido publicado anteriormente (excetuando-se versões correspondentes a dissertações de mestrado ou teses de doutorado). No caso de versões estendidas, devem contar com no mínimo 30% a mais de conteúdo original (recomendado 50%) em relação à versão anteriormente aceita e/ou publicada (os autores devem indicar tratar-se de uma versão estendida nos comentários na submissão, indicando também onde a versão original foi publicada).

 

Questões éticas:

A RBIE se preocupa com questões éticas em pesquisas com seres humanos. Qualquer pesquisa que envolve seres humanos, incluindo dados, deve estar de acordo com as legislações vigentes nacionais e os princípios éticos internacionais. As pessoas autoras são convidadas a examinar criticamente seus métodos e referências, esforçando-se para evitar e combater diferentes preconceitos na ciência (por exemplo, viés de gênero, raça, etnia, classe social, deficiência etc.).

Todo manuscrito deve explicitar, no corpo do texto, as preocupações éticas abordadas e garantidas durante a realização da pesquisa, incluindo o número de aprovação da pesquisa em Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (Sistema CEP/Conep ou outro sistema equivalente), quando aplicável. Caso o trabalho não tenha sido submetido a um Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, é necessário incluir uma justificativa na Carta de Apresentação durante a submissão do manuscrito. A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) publicou um livro sobre Ética e Pesquisa em Educação que contempla um capítulo específico (capítulo 23) que pode auxiliar nessa redação - disponível em http://www.anped.org.br/news/comissao-da-anped-apresenta-documento-etica-e-pesquisa-em-educacao-subsidios

Veja também o Ofício Circular Nº 2/2021/CONEP/SECNS/MS, que trata de orientações para procedimentos em pesquisas com qualquer etapa em ambiente virtual, e a Resolução CNS nº 510/2016, que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais com a utilização de dados de participantes.

 

Declaração de autoria CRediT:

A partir de 2024, todas as submissões deverão fornecer a declaração de autoria CRediT.

A Taxonomia de Funções do Colaborador (CRediT, do inglês Contributor Roles Taxonomy) foi introduzida com a intenção de reconhecer contribuições individuais de coautores, reduzindo disputas de autoria e facilitando a colaboração. CRediT oferece aos autores a oportunidade de compartilhar uma descrição precisa e detalhada de suas diversas contribuições para o trabalho publicado.

A(s) função(ões) de todos os autores devem ser listadas, em uma seção específica do artigo (antes das referências, incluída somente na versão após avaliação), usando as categorias abaixo. As funções descrevem as contribuições específicas e individuais de cada autor para a pesquisa acadêmica e científica, sendo que cada autor pode ter contribuído em várias funções. O autor correspondente da submissão é responsável por garantir que as descrições sejam precisas e concordadas por todos os coautores.

Termo CRediT

Contribuição dos autores

(Tradução livre RBIE)

Detalhes

Conceptualization

Conceitualização

https://credit.niso.org/contributor-roles/conceptualization/

Data curation

Curadoria de dados

http://credit.niso.org/contributor-roles/data-curation/

Formal analysis

Análise de dados

http://credit.niso.org/contributor-roles/formal-analysis/

Funding acquisition

Obtenção de financiamento

http://credit.niso.org/contributor-roles/funding-acquisition/

Investigation

Pesquisa

http://credit.niso.org/contributor-roles/investigation/

Methodology

Metodologia

http://credit.niso.org/contributor-roles/methodology/

Project administration

Gestão do projeto

http://credit.niso.org/contributor-roles/project-administration/

Resources

Disponibilização de recursos/ferramentas

http://credit.niso.org/contributor-roles/resources/

Software

Desenvolvimento, implementação e teste de software

http://credit.niso.org/contributor-roles/software/

Supervision

Supervisão

http://credit.niso.org/contributor-roles/supervision/

Validation

Validação de dados e experimentos

http://credit.niso.org/contributor-roles/validation/

Visualization

Apresentação de dados

http://credit.niso.org/contributor-roles/visualization/

Writing – original draft

Redação do manuscrito original

http://credit.niso.org/contributor-roles/writing-original-draft/

Writing – review & editing

Redação - revisão e edição

http://credit.niso.org/contributor-roles/writing-review-editing/

Exemplo de declaração de autoria CRediT:

RDA: Conceitualização, Metodologia, Redação do manuscrito original; AAFB: Conceitualização, Pesquisa, Redação do manuscrito original, Supervisão.

Leia mais informações sobre a taxonomia neste link.

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