Proposta e Avaliação de uma Metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos em Disciplinas de Engenharia de Software através de uma Sequência Didática

Authors

  • Cynthia Pinheiro Santiago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Tianguá https://orcid.org/0000-0003-4013-4751
  • José Wally Mendonça Menezes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza https://orcid.org/0000-0003-2605-8633
  • Francisco José Alves de Aquino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza https://orcid.org/0000-0003-2963-3250

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2817

Keywords:

Aprendizagem baseada em projetos, Engenharia de Software, Sequência didática, Taxonomia de Bloom

Abstract

Nos últimos anos têm-se percebido uma lacuna entre o ensino nas universidades e as necessidades da indústria em relação à formação dos futuros profissionais em Engenharia de Computação e Ciência da Computação, mais especificamente na área de Engenharia de Software. Enquanto por um lado, as aulas tradicionais possuem um denso conteúdo teórico-conceitual e são apresentadas de forma expositiva, por outro lado a falta de experiências práticas torna desafiador para os alunos adquirir as habilidades necessárias para o desenvolvimento de projetos reais de software. Como forma de minimizar este problema, neste artigo apresentamos a aplicação da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos em uma disciplina de Engenharia de Software, de forma que os estudantes, ainda durante sua formação acadêmica, possam ter uma experiência real em um projeto de desenvolvimento de software, com métodos, tecnologias e ferramentas comumente utilizados na indústria. Esta experiência, avaliada em uma turma regular de Engenharia de Software de um Bacharelado em Ciência da Computação, foi conduzida através de uma sequência didática concebida através de ciclos de Design Science Research, com objetivos educacionais bem definidos segundo a taxonomia de Bloom. Resultados preliminares mostram cenários promissores em relação ao ganho na aprendizagem, à aquisição de habilidades e à motivação dos estudantes com a metodologia proposta.

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Arquivos adicionais

Published

2023-02-08

Como Citar

PINHEIRO SANTIAGO, C.; MENDONÇA MENEZES, J. W.; ALVES DE AQUINO, F. J. Proposta e Avaliação de uma Metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos em Disciplinas de Engenharia de Software através de uma Sequência Didática. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 31–59, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2817. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2817. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos