Uma Análise Curricular de Disciplinas de CS1 das Universidades Públicas Brasileiras

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2870

Keywords:

Análise Curricular, Estudos de Graduação, Programação Introdutória, Contextualização de Curso, CS1

Abstract

A elaboração e aplicação de intervenções metodológicas é uma maneira possível de abordar as taxas de evasão e reprovação em disciplinas de introdução à programação na graduação (CS1). No entanto, para implementar tais estratégias, é necessário identificar como as disciplinas de CS1 são organizadas e oferecidas aos alunos. Neste trabalho, analisamos 225 currículos de disciplinas de CS1 distribuídas em 95 universidades públicas brasileiras. Os currículos analisados pertenciam a cursos de graduação relacionados à área de Ciência da Computação. Apresentamos informações contextuais a respeito dos tópicos mais abordados, nomes mais comuns de disciplinas de CS1, quando os alunos de graduação realizam a disciplina, horas totais de aula e os paradigmas de programação e linguagens ensinados. Os resultados indicam que o cenário brasileiro possui características próprias que diferem daquelas apresentadas em trabalhos relacionados realizados em outros países ou regiões do mundo. No Brasil, identificamos que 90% das disciplinas de CS1 analisadas ensinam o paradigma procedural, sendo C a linguagem de programação mais comum (53% do total). Esses resultados diferem daqueles realizados em outros países no quais Java e orientação a objetos são as linguagens e paradigmas mais comuns ensinados nessas disciplinas. Acreditamos que nossos resultados podem ser utilizados para: (1) fornecer uma atualização aos interessados no cenário brasileiro de disciplinas de CS1; (2) apoiar futuras intervenções no ensino e na aprendizagem de CS1; e (3) apoiar a comunidade brasileira no desenvolvimento de novos currículos de CS1.

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Arquivos adicionais

Published

2023-08-17

Como Citar

SILVA, E. P. da; CACEFFO, R.; AZEVEDO, R. Uma Análise Curricular de Disciplinas de CS1 das Universidades Públicas Brasileiras. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 407–436, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2870. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2870. Acesso em: 13 jul. 2024.

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