Criação de um guia para selecionar métodos de avaliação para tecnologias de software M-learning
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.73Keywords:
M-learning, Métodos de avaliação, Qualidade de software de tecnologias educacionaisAbstract
M-learning é uma das principais ferramentas de aprendizagem no contexto educacional e se refere à mobilidade na aprendizagem, em qualquer lugar, a qualquer hora e por qualquer pessoa. Considerando que o M-learning é relativamente novo, é importante investigar métodos adequados de avaliação da qualidade. Assim, esta pesquisa, objetiva criar um guia para selecionar um método adequado para avaliar a qualidade de tecnologias M-learning. Neste artigo, apresenta-se a criação do guia proposto e um estudo de viabilidade. Ao realizar uma revisão bibliográfica, identificou-se métodos de avaliação, características, critérios e subcritérios de qualidade a serem considerados em uma aplicação M-learning. Cada método encontrado foi relacionado aos critérios de qualidade que avalia. O guia foi criado como uma tabela dinâmica em formato de planilha. Para avaliar a viabilidade do guia, um estudo de caso em duas turmas de Qualidade de Software foi conduzido. Os resultados mostram que mais de 80% dos participantes concordam que o guia é útil, fácil de usar e que pretendem utilizar o guia no futuro. Entretanto, foram observadas algumas dificuldades na utilização do guia, devido à falta ou pouca experiência com a ferramenta utilizada para a criação do guia. Como trabalho futuro, pretende-se desenvolver um software a fim de melhorar a facilidade de uso do guia e sua eficácia na sugestão de métodos de avaliação.
Downloads
Referências
Andrade, M. V. M., Araújo Jr, C. F., & Silveira, I. F. (2015). Critérios de qualidade para aplicativos educacionais no contexto dos dispositivos móveis (M-Learning). In Nuevas Ideas em Informática Educativa. Congresso Internacional sobre Informática na Educação (TISE). [GS Search]
Ataíde, A. P. R., Teixeira, A. B. M., & da Silva, C. I. P. (2003). Maqsei-uma metodologia de avaliação de qualidade de software educacional infantil. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), (Vol. 1, No. 1, pp. 356-365). doi: 10.5753/cbie.sbie.2003.356-365 [GS Search]
Baloh, M., Zupanc, K., Košir, D., Bosnić, Z., & Scepanovic, S. (2015). A quality evaluation framework for mobile learning applications. In 4th Mediterranean Conference on Embedded Computing (MECO) (pp. 280-283). IEEE. doi: 10.1109/MECO.2015.7181923 [GS Search]
Barbosa, G., Oliveira, E., & D'Carlo, D. (2016). Usabilidade em aplicativos móveis educacionais: Um conjunto de heurísticas para avaliação. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 27, No. 1, p. 777). doi: 10.5753/cbie.sbie.2016.777 [GS Search]
Bednarik, R., Gerdt, P., Miraftabi, R., & Tukiainen, M. (2004). Development of the TUP model-Evaluating educational software. In IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (pp. 699-701). IEEE. doi: 10.1109/ICALT.2004.1357627 [GS Search]
Cáceres, S. V. & Pow-Sang, J. A. (2018). A systematic mapping review of usability evaluation methods for educational applications on mobile devices. In 7th International Conference On Software Process Improvement (CIMPS), Guadalajara, Jalisco, Mexico, pp. 59-68, IEEE. doi: 10.1109/CIMPS.2018.8625629 [GS Search]
CAMPOS, G. H. B. D. (1989). Construção e validação de ficha de avaliação de produtos educacionais para microcomputadores. Rio de Janeiro. [GS Search]
Coomans, S., & Lacerda, G. S. (2015). Petese, a pedagogical ergonomic tool for educational software evaluation. Procedia Manufacturing, 3, 5881-5888. doi: 10.1016/j.promfg.2015.07.895 [GS Search]
Cota, C. X. N., Díaz, A. I. M., & Duque, M. Á. R. (2014). Developing a framework to evaluate usability in m-learning systems: Mapping study and proposal. In Second international conference on technological ecosystems for enhancing multiculturality (pp. 357-364). doi: 10.1145/2669711.2669924 [GS Search]
Da Silva, M. G., & Batista, S. C. F. (2015). Metodologia de avaliação: análise da qualidade de aplicativos educacionais para matemática do ensino médio. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, 13(1). doi: 10.22456/1679-1916.57641 [GS Search]
Da Silva, R. S., Silva, W. R., Cardoso Filho, R., Pereira, W., Aguiar, Y., & Dantas, V. (2016). Avaliação de Software Educativo: a complexidade de escolher uma abordagem adequada. In Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2016), (pp. 116-126). [GS Search]
Gomes, A. S., & Wanderley, E. G. (2003). Elicitando requisitos em projetos de Software Educativo. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 1, No. 1, pp. 119-130). doi: 10.5753/cbie.wie.2003.119-130 [GS Search]
Gomes, A. S., Castro Filho, J. A., Gitirana, V., Spinillo, A., Alves, M., Melo, M., & Ximenes, J. (2002). Avaliação de software educativo para o ensino de matemática. In WIE 2002 Workshop Brasileiro de Informática Educativa. Florianópolis: SBC. [GS Search]
ISO/IEC 25010 (2011). ISO/IEC 25010:2011, Systems and software engineering — Systems and software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) — System and software quality models. [GS Search]
Kitchenham, B. & Charters, S. (2007) Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering, Version 2.3, EBSE Technical Report EBSE-2007-01, Keele University and University of Durham. [GS Search]
Nunes, R., & Santos, I. (2018). A importância da avaliação ergonômico-pedagógica de aplicativos educacionais e os desafios encontrados no campo da aprendizagem móvel. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 29, No. 1, p. 41). doi: 10.5753/cbie.sbie.2018.41 [GS Search]
Pereira, W. S., Cardoso Filho, R. J., Silva, W. R. D. A., Da Silva, R. S. T., Dantas, V. F., & Aguiar, Y. P. (2016). Validação de uma abordagem combinada para avaliação de software educativo: Avanços e Desafios. Revista Tecnologias na Educação, 16(8). [GS Search]
Petri, G., & von Wangenheim, C. G. (2017). How games for computing education are evaluated? A systematic literature review. Computers & education, 107, 68-90. doi: 10.1016/j.compedu.2017.01.004 [GS Search]
Petri, G., von Wangenheim, C. G., & Borgatto, A. F. (2016). MEEGA+: an evolution of a model for the evaluation of educational games. INCoD/GQS, 3. [GS Search]
Petri, G., von Wangenheim, C. G., & Borgatto, A. F. (2020). MEEGA+: Um Modelo para a Avaliação de Jogos Educacionais para o ensino de Computação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(3), 52. doi: 10.5753/rbie.2019.27.03.52 [GS Search]
Porto, J. V., Barbosa, H., & von Wangenheim, C. G. (2018). Proposta de um Checklist de Avaliação de Usabilidade de Aplicativos Android no Contexto Educacional. In Computer on the Beach, (pp. 870-879). [GS Search]
Runeson, P., Host, M., Rainer, A., & Regnell, B. (2012). Case study research in software engineering: Guidelines and examples. John Wiley & Sons. [GS Search]
Soad, G. W., & Barbosa, E. F. (2017). MoLEva: um método de avaliação de qualidade para aplicativos educacionais móveis. In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, (pp. 91-105). [GS Search]
Soad, G. W., Duarte Filho, N. F., & Barbosa, E. F. (2015). Uma contribuição ao estabelecimento de características de qualidade para aplicações educacionais móveis. In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, (pp. 165–179). [GS Search]
Soad, G. W., Duarte Filho, N. F., & Barbosa, E. F. (2016). Quality evaluation of mobile learning applications. In 2016 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE) (pp. 1-8). IEEE. doi: 10.1109/FIE.2016.7757540 [GS Search]
Vargo, J., Nesbit, J. C., Belfer, K., & Archambault, A. (2003). Learning object evaluation: computer-mediated collaboration and inter-rater reliability. International Journal of Computers and Applications, 25(3), 198-205. doi: 10.1080/1206212X.2003.11441703 [GS Search]
Venkatesh, V., & Bala, H. (2008). Technology acceptance model 3 and a research agenda on interventions. Decision sciences, 39(2), 273-315. doi: 10.1111/j.1540-5915.2008.00192.x [GS Search]
Vermeeren, A. P., Law, E. L. C., Roto, V., Obrist, M., Hoonhout, J., & Väänänen-Vainio-Mattila, K. (2010, October). User experience evaluation methods: current state and development needs. In 6th Nordic conference on human-computer interaction: Extending boundaries (pp. 521-530). doi: 10.1145/1868914.1868973 [GS Search]
Vieira, M. M. S., Simões, L. L. F., & de Oliveira Barreto A. L. (s.d) Avaliação de software educativo: aspectos pedagógicos e técnicos. [GS Search]
Zaibon, S. B., & Shiratuddin, N. (2010). Heuristics evaluation strategy for mobile game-based learning. In 2010 6th IEEE International Conference on Wireless, Mobile, and Ubiquitous Technologies in Education (pp. 127-131). IEEE. doi: 10.1109/WMUTE.2010.27 [GS Search]
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.