Fatores que podem interferir no desempenho de estudantes no ENEM: uma revisão sistemática da literatura

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.3087

Keywords:

ENEM, Desempenho de estudantes, Fatores, Análise de dados, Mineração de dados

Abstract

Avaliar o desempenho de estudantes em diversos contextos é algo muito complexo. Isso não é diferente quando se discute fatores associados ao desempenho de estudantes em provas como a do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Diversos fatores como, por exemplo, o conhecimento adquirido do estudante ao longo de sua trajetória acadêmica, assim como outros oriundos de suas experiências, situação social ou econômica podem impactar em resultados diferenciados na prova. Dados históricos do ENEM disponibilizados compõem informações diversas sobre os resultados individuais dos estudantes assim como incluem respostas a questionários formulados no momento da inscrição. Diante da dimensionalidade dos dados e da complexidade de análises que podem ser realizadas a partir desses conjuntos de dados, uma questão essencial é identificar quais fatores são realmente mais relevantes para tais análises. Técnicas de mineração de dados, a exemplo de modelos preditivos e seleção de features, têm sido usadas como meio para ajudar na obtenção das análises. Neste cenário, este trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura com o intuito de identificar os principais fatores que podem influenciar no desempenho dos estudantes na prova do ENEM, considerando estudos publicados nos últimos dez anos. Os resultados obtidos mostraram que os fatores mais relevantes estão relacionados às questões socioeconômicas, sendo os atributos em maior evidência os seguintes: renda familiar, idade, sexo e raça. O nível de escolaridade dos pais também ganha destaque. Atributos relacionados às notas nas provas e caracterização das escolas de origem dos estudantes relativos à estrutura física e pedagógica são igualmente destacados. O presente estudo evidencia alguns caminhos que podem ser conduzidos em pesquisas complementares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Albuquerque, D., Tarrataca, L., Brandão, D., & Coutinho, R. (2022). A Genetic Algorithm with Flexible Fitness Function for Feature Selection in Educational Data: Comparative Evaluation. Journal of Information and Data Management, 13(3). doi: 10.5753/jidm.2022.2480. [GS Search]

Alexandrino Garcia, R., Luiz Gonçalves Rios-Neto, E., & Miranda-Ribeiro, A. de. (2021). School performance, infpastructure and teaching practice effects on secondary education in Brazil. Brazilian Journal of Population Studies, 38, 1–32. doi: 10.20947/S0102-3098a0152. [GS Search]

Alpaydin, E. (2010). Introduction to machine learning (2nd ed). MIT Press. [GS Search]

Alves, R. D., Cechinel, C., & Queiroga, E. (2018). Predição do desempenho de Matemática e Suas Tecnologias do ENEM utilizando técnicas de Mineração De Dados. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 7(1), 469. [GS Search]

Baker, R. S. J. D. (2010). Data Mining for Education. International Encyclopedia of Education, 7(3), 112-118. [GS Search]

Banni, M. R., Oliveira, M. V. dos P., & Bernardini, F. C. (2021). Uma análise experimental usando mineração de dados educacionais sobre os dados do enem para identificação de causas do desempenho dos estudantes. Anais do Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade (WICS), 57–66. doi: 10.5753/wics.2021.15964. [GS Search]

Baradwaj, B. K., & Pal, S. (2012). Mining educational data to analyze students’ performance. doi: 10.48550/ARXIV.1201.3417. [GS Search]

Castro, V. G. de. (2014). Determinantes do sucesso educacional: Reflexões teóricas sobre as possibilidades de sucesso escolar em contextos de desvantagem social. Sociologias Plurais, 2(1). doi: 10.5380/sclplr.v2i1.64758. [GS Search]

Castro, M. H. G., & Tiezzi, S. (2004). A reforma do ensino médio e a implantação do Enem no Brasil. Desafios, 65(11), 46-115. [GS Search]

Cao, L. (2017). Data science: a comprehensive overview. ACM Computing Surveys (CSUR), 50(3), 1-42. doi: 10.1145/3076253. [GS Search]

Chandrashekar, G., & Sahin, F. (2014). A survey on feature selection methods. Computers & Electrical Engineering, 40(1), 16-28. doi: 10.1016/j.compeleceng.2013.11.024. [GS Search]

Chapman, P., Clinton, J., Kerber, R., Khabaza, T., Reinartz, T., Shearer, C., & Wirth, R. (2000). CRISP-DM 1.0: Step-by-step data mining guide. SPSS inc, 9(13), 1-73. Recuperado de [Link]

Coutinho, F. L., Leite, R. S., & Souza Filho, S. A. (2018). Intenção em ingressar no ensino superior: Uma análise sob a perspectiva dos valores e dos fatores motivacionais. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, 122–145. doi: 10.5007/1983-4535.2018v11n3p122. [GS Search]

De Oliveira, C. G., Barwaldt, R., & Lucca, G. (2020). Análise do desempenho de pessoas com deficiência que prestaram o exame nacional do ensino médio - ENEM. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 9(1). doi: 10.35819/tear.v9.n1.a4038. [GS Search]

Fayyad, U., Piatetsky-Shapiro, G., & Smyth, P. (1996). From Data Mining to Knowledge Discovery in Databases. AI Magazine, 17(3), 37. doi: 10.1609/aimag.v17i3.1230. [GS Search]

Ferreira, L. A., Rodrigues, R. L., & Souza, R. N. P. M. de. (2021). Dados abertos educacionais brasileiros: Um mapeamento sistemático da literatura. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2021), 1186–1195. doi: 10.5753/sbie.2021.218158. [GS Search]

Ferreira, M. B., Amorim, M., Ogasawara, E., & Barbastefano, R. (2021). A interdisciplinaridade no desempenho da nota de matemática: Um olhar para evolução do processo de ensino por meio de modelos regressivos. Anais da Escola Regional de Informática do Rio de Janeiro (ERI-RJ), 41–48. doi: 10.5753/eri-rj.2021.18773. [GS Search]

Filho, J. C., Penteado, B. E., Bittencourt, I. I., & Isotani, S. (2021). Utilização de notas escolares para predição da nota ENEM em ciências humanas. RENOTE, 19(2), 223–233. doi: 10.22456/1679-1916.121211. [GS Search]

Franco, J. J., Miranda, F. L. de A., Stiegler, D., Dantas, F. R., Brancher, J. D., & Nogueira, T. do C. (2020). Usando Mineração de Dados para Identificar Fatores mais Importantes do Enem dos Últimos 22 Anos. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educid 1112–1121. doi: 10.5753/cbie.sbie.2020.1112. [GS Search]

Goldschmidt, R., Passos, E., & Bezerra, E. (2015). Data mining. Elsevier Brasil. [GS Search]

Gomes, C. M. A., Amantes, A., & Jelihovschi, E. G. (2020). Applying the regression tree method to predict students’ science achievement. Trends in Psychology, 28(1), 99–117. doi: 10.9788/s43076-019-00002-5. [GS Search]

Gomes, T., Gouveia, R., & Batista, M. C. (2017). Dados Educacionais Abertos: Associações em dados dos inscritos do Exame Nacional do Ensino Médio. Anais do Workshop de Informática na Escola, 895–904. doi: 10.5753/cbie.wie.2017.895. [GS Search]

Han, J., Kamber, M., & Pei, J. (2012). Data Mining: Concepts and Techniques. (3 ed) Elsevier Inc. (USA): Morgan Kaufmann. doi: 10.1016/C2009-0-61819-5

Harrington, P. (2012). Machine learning in action. (Vol. 5). Greenwich, CT: Manning. [GS Search]

Inep | Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): Apresentação. (2022). Recuperado de: [Link]. Acesso em: 20 mar. 2023.

Inep | Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): Microdados. 2020. Recuperado de: [Link]. Acesso em: 20 mar. 2023.

Jaloto, A., & Primi, R. (2021). Fatores socioeconômicos associados ao desempenho no Enem. Em Aberto, 34(112). doi: 10.24109/2176-6673.emaberto.34i112.5002. [GS Search]

Júnior, G. C., Nascimento, R., Alves, G., & Gouveia, R. (2017). Identificando correlações e outliers entre bases de dados educacionais. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 6(1), 694. [GS Search]

Kelleher, J. D., Mac Namee, B., & D’Arcy, A. (2020). Fundamentals of machine learning for predictive data analytics: Algorithms, worked examples, and case studies. The MIT Press. [GS Search]

Kitchenham, B. A. & Charters, S. (2007). Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering (EBSE 2007-001). Keele University and Durham University Joint Report. Recuperado de: [Link]. Acesso em: 12 ago. 2022. [GS Search]

Li, X., & Patel, P. C. (2021). Weather and high-stakes exam performance: Evidence from student-level administrative data in Brazil. Economics Letters, 199, 109698. doi: 10.1016/j.econlet.2020.109698. [GS Search]

Lima, A. M. S., Florez, A. Y. C., Lescano, A. I. A., Novaes, J. V. de O., Martins, N. de F., Junior, C. T., Sousa, E. P. M. de, Junior, J. F. R., & Cordeiro, R. L. F. (2020). Analysis of ENEM’s attendants between 2012 and 2017 using a clustering approach. Journal of Information and Data Management, 11(2). doi: 10.5753/jidm.2020.2023. [GS Search]

Lima, P. D. S. N., Ambrósio, A. P. L., Ferreira, D. J., & Brancher, J. D. (2019). Análise de dados do Enade e Enem: Uma revisão sistemática da literatura. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 24(1), 89–107. doi: 10.1590/s1414-40772019000100006. [GS Search]

Liu, H., & Motoda, H. (Eds.). (2007). Computational methods of feature selection. CRC Press. [GS Search]

Lucena, J. P. O., & Dos Santos, H. N. L. (2020). A relação entre desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio e o perfil socioeconômico: Um estudo com os microdados de 2016. Revista de Gestão e Secretariado, 11(2), 1–23. doi: 10.7769/gesec.v11i2.994. [GS Search]

Markoski, A., Zancanaro, L., Guerra, P. A. C., Bertolini, C., & Silveira, S. R. (2019). Descoberta de Indicadores e Padrões nos Participantes do ENEM. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação e Gestão Tecnológica, 10(1). Recuperado de: [Link]. [GS Search]

Martinez-Plumed, F., Contreras-Ochando, L., Ferri, C., Hernandez-Orallo, J., Kull, M., Lachiche, N., Ramirez-Quintana, M. J., & Flach, P. (2019). Crisp-dm twenty years later: From data mining processes to data science trajectories. IEEE Transactions on Knowledge and Data Engineering, 33(8), 3048–3061. doi: 10.1109/TKDE.2019.2962680. [GS Search]

Medeiros, I. C. (2021). O ciclo da inclusão digital: Social-digital-social / Digital inclusion cycle: social-digital-social. Brazilian Journal of Development, 7(8), 75705–75714. doi: 10.34117/bjdv7n8-002. [GS Search]

Melo, R. O., Freitas, A. C. de, Francisco, E. de R., & Motokane, M. T. (2022). Impacto das variáveis socioeconômicas no desempenho do Enem: Uma análise espacial e sociológica. Revista de Administração Pública, 55, 1271–1294. doi: 10.1590/0034-761220200843. [GS Search]

Miranda, P. R., & Azevedo, M. L. N. D. (2020). Fies e Prouni na expansão da educação superior brasileira: Políticas de democratização do acesso e/ou de promoção do setor privado-mercantil? Educação Formação, 5(3), e1421. doi: 10.25053/redufor.v5i15set/dez.1421. [GS Search]

Mitchell, T. M. (1997). Machine learning. McGraw-Hill.

Noguera, V., Branco, K., & Ciferri, C. (2019). Gêneros e suas nuances no ENEM. Anais do Women in Information Technology (WIT), 41–50. doi: 10.5753/wit.2019.6711. [GS Search]

Penteado, B. E. (2016). Correlational analysis between school performance and municipal indicators in brazil supported by linked open data. Proceedings of the 25th International Conference Companion on World Wide Web - WWW ’16 Companion, 507–512. doi: 10.1145/2872518.2890459. [GS Search]

Pimentel, J. S., Ospina, R., & Ara, A. (2021). Learning time acceleration in support vector regression: A case study in educational data mining. Stats, 4(3), 682–700. doi: 10.3390/stats4030041. [GS Search]

Rahman, Md. M., Watanobe, Y., Matsumoto, T., Kiran, R. U., & Nakamura, K. (2022). Educational data mining to support programming learning using problem-solving data. IEEE Access, 10, 26186–26202. doi: 10.1109/ACCESS.2022.3157288. [GS Search]

Ramos, J., Rodrigues, R., Silva, J., & Oliveira, P. (2020). CRISP-EDM: uma proposta de adaptação do Modelo CRISP-DM para mineração de dados educacionais. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, (pp. 1092-1101). Porto Alegre: SBC. doi: 10.5753/cbie.sbie.2020.1092. [GS Search]

Romero, C., Romero, J. R., & Ventura, S. (2014). A survey on pre-processing educational data. Em A. Peña-Ayala (Org.), Educational Data Mining (Vol. 524, p. 29–64). Springer International Publishing. doi: 10.1007/978-3-319-02738-8_2. [GS Search]

Santos, B., Oliveira, C. G., Topin, L. O. H., Mendizabal, O. M., & Barwaldt, R. (2019). Analysis of candidates profile for the national entrance exams for admission to brazilian universities. 2019 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 1-8. doi: 10.1109/FIE43999.2019.9028381. [GS Search]

Silva Filho, R. L. C., & Adeodato, P. J. L. (2019). Data mining solution for assessing the secondary school students of brazilian federal institutes. 2019 8th Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS), 574–579. doi: 10.1109/BRACIS.2019.00106. [GS Search]

Silva, L. A., Morino, A. H., & Sato, T. M. C. (2014). Prática de mineração de dados no exame nacional do ensino médio. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 3(1), 651. [GS Search]

Silva, V. A. A. da, Moreno, L. L. O., Gonçalves, L. B., Soares, S. S. R. F., & Júnior, R. R. S. (2020). Identificação de Desigualdades Sociais a partir do desempenho dos alunos do Ensino Médio no ENEM 2019 utilizando Mineração de Dados. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 72–81. doi: 10.5753/cbie.sbie.2020.72. [GS Search]

Soares, R. D. C., Neto, N. W., Coutinho, L. R., e Silva, F. J. D. S., dos Santos, D. V., & Teles, A. S. (2021). Mineração de dados da educação básica brasileira usando as bases do INEP: Uma revisão sistemática da literatura. RENOTE, 19(1), 361–370. doi: 10.22456/1679-1916.118526. [GS Search]

Stearns, B., Rangel, F., Firmino, F., Rangel, F., & Oliveira, J. (2017). Prevendo Desempenho dos Candidatos do ENEM Através de Dados Socioeconômicos. In Anais do XXXVI Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica da SBC. Porto Alegre: SBC. [GS Search]

Vinicios do Carmo, R., Felipe Heckler, W., & Varella de Carvalho, J. (2021). Uma Análise do Desempenho dos Estudantes do Rio Grande do Sul no ENEM 2019. RENOTE, 18(2), 378–387. doi: 10.22456/1679-1916.110257. [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2023-07-03

Como Citar

DUTRA, J. F.; FIRMINO JÚNIOR, J. B.; FERNANDES, D. Y. de S. Fatores que podem interferir no desempenho de estudantes no ENEM: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 323–351, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.3087. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3087. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos