Fatores que podem interferir no desempenho de estudantes no ENEM: uma revisão sistemática da literatura

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.3087

Keywords:

ENEM, Desempenho de estudantes, Fatores, Análise de dados, Mineração de dados

Abstract

Avaliar o desempenho de estudantes em diversos contextos é algo muito complexo. Isso não é diferente quando se discute fatores associados ao desempenho de estudantes em provas como a do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Diversos fatores como, por exemplo, o conhecimento adquirido do estudante ao longo de sua trajetória acadêmica, assim como outros oriundos de suas experiências, situação social ou econômica podem impactar em resultados diferenciados na prova. Dados históricos do ENEM disponibilizados compõem informações diversas sobre os resultados individuais dos estudantes assim como incluem respostas a questionários formulados no momento da inscrição. Diante da dimensionalidade dos dados e da complexidade de análises que podem ser realizadas a partir desses conjuntos de dados, uma questão essencial é identificar quais fatores são realmente mais relevantes para tais análises. Técnicas de mineração de dados, a exemplo de modelos preditivos e seleção de features, têm sido usadas como meio para ajudar na obtenção das análises. Neste cenário, este trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura com o intuito de identificar os principais fatores que podem influenciar no desempenho dos estudantes na prova do ENEM, considerando estudos publicados nos últimos dez anos. Os resultados obtidos mostraram que os fatores mais relevantes estão relacionados às questões socioeconômicas, sendo os atributos em maior evidência os seguintes: renda familiar, idade, sexo e raça. O nível de escolaridade dos pais também ganha destaque. Atributos relacionados às notas nas provas e caracterização das escolas de origem dos estudantes relativos à estrutura física e pedagógica são igualmente destacados. O presente estudo evidencia alguns caminhos que podem ser conduzidos em pesquisas complementares.

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Arquivos adicionais

Published

2023-07-03

Como Citar

DUTRA, J. F.; FIRMINO JÚNIOR, J. B.; FERNANDES, D. Y. de S. Fatores que podem interferir no desempenho de estudantes no ENEM: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 323–351, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.3087. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3087. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Artigos