Captura da Aceitação do Blackboard e do Tipo de Motivação de Alunos de Cursos Presenciais de Ciências Exatas em uma Universidade Privada

Authors

  • Natália J. S. Oliveira Universidade do Grande Rio
  • Thiago B. Procaci Pesquisador Independente
  • Sean W. M. Siqueira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.229

Keywords:

Motivação, Blackboard, Aceitação e Uso de Tecnologia, Modelo TAM3, Teoria da Autodeterminação

Abstract

A motivação tem sido objeto de estudo em diversas áreas de conhecimento. No que diz respeito a aceitação e uso de tecnologias, a motivação pode ser considerada um fator crucial, influenciando diretamente na decisão do usuário em utilizar ou não um sistema de informação. Embora existam modelos propostos com o intuito de compreender a aceitação e o uso de tecnologias, seus aspectos motivacionais não são totalmente explorados. O objetivo deste trabalho é identificar o tipo de motivação e os fatores que levam à aceitação e uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), permitindo assim que a instituição desenvolva estratégias de intervenção. Para isto, foi proposto um questionário baseado no Modelo TAM3 (Technology Acceptance Model 3) e na Teoria da Autodeterminação. O questionário foi aplicado com alunos de cursos presenciais de Ciências Exatas de uma universidade privada que utiliza o Blackboard como AVA. Os resultados revelam que os alunos estão satisfeitos com os recursos educacionais e técnicos disponíveis para o uso do AVA e com sua aplicabilidade em sua área de conhecimento. Além disso, acreditam que a utilização do AVA melhora o seu desempenho na realização de suas atividades. Em relação à motivação, os resultados confirmam que os alunos se encontram mais motivados extrinsecamente do que intrinsecamente, ou seja, utilizam o AVA por obrigação e não por prazer ou vontade própria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abdallah, N. A. O., Ahlan, A. R., & Abdullah, O. A. (2016). Factors Affecting Instructors’ Adoption of Learning Management Systems: A Theoretical Framework. In 6th International Conference on Information and Communication Technology for The Muslim World (pp. 13–18). doi: 10.1109/ICT4M.2016.15 [GS Search]

Abdullah, F., & Ward, R. (2016). Developing a General Extended Technology Acceptance Model for E-Learning (GETAMEL) by analysing commonly used external factors. Computers in Human Behavior, 56, 238–256. doi: 10.1016/j.chb.2015.11.036 [GS Search]

Ajzen, I. (1991). The Theory of Planned Behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 50(2), 179–211. doi: 10.1016/0749-5978(91)90020-T [GS Search]

Akhlaq, A., & Ahmed, E. (2013). The effect of motivation on trust in the acceptance of internet banking in a low income country. International Journal of Bank Marketing, 31(2), 115–125. doi: [GS Search]

Al-sayyed, F. S. (2015). A Framework for e-Learning Acceptance : A Case Study of the Palestinian Universities. Faculty of Graduate Studies. Retrieved from [Link] [GS Search]

Appel-Silva, M. ; Wendt, G. ; Argimon, I. (2011). A Teoria da Autodeterminação e as Influências Sócio-culturais Sobre a identidade. Psicologia Em Revista, 16(2), 351–369. doi: 10.5752/P.1678-9563.2010v16n2p351 [GS Search]

Balog, A. (2015). Acceptance of e-Learning Systems : a Serial Multiple Mediation Analysis. Studies in Informatics and Control, 24(1), 101–110. [GS Search]

Chen, K., & Jang, S. (2010). Motivation in online learning: Testing a model of self-determination theory. Computers in Human Behavior, 26(4), 741–752. doi: 10.1016/j.chb.2010.01.011 [GS Search]

Cheng, X., Zhu, R., & Fu, S. (2016). Modeling the Motivation of Users’ Sharing Option: A Case Study Based on A Car-Sharing Digital Platform. Fifteenth Wuhan International Conference on E-Business, 45–52. Retrieved from [Link] [GS Search]

Cortina, J. (1993). What is coefficient alpha? An examination of theory and applications. Journal of Applied Psychology. 78(1), 98–104. doi: 10.1037/0021-9010.78.1.98 [ GS Search ]

Costa, J. A. da. (2013). O índice Alfa de Cronbach como Ferramenta na Avaliação do Instrumento de Pesquisa Aplicado na Prática de Gestão por Competências. UFRRJ. Retrieved from [Link]

Cronbach, L. J. (1951). Coefficient alpha and the internal structure of tests. Psychometrika, 16(3), 297–334. doi: 10.1007/BF02310555 [GS Search]

Cronbach, L. J., & Shavelson, R. J. (2004). My Current Thoughts on Coefficient Alpha and Successor Procedures. Educational and Psychological Measurement, 64(3), 391–418. doi: 10.1177/0013164404266386 [GS Search]

Davis, F. D. (1989). Perceived Usefulness, Perceived Ease of Use, and User Acceptance of Information Technology. MIS Quarterly, 13(3), 319. doi: 10.2307/249008 [GS Search]

De Oliveira, N. J. S., Siqueira, S.W. M., & De Andrade, L. C. V. (2018). OntoMotivation: Combining Motivation Theories. In 2018 XLIV Latin American Computer Conference (CLEI). IEEE, p. 344-352. doi: 10.1109/CLEI.2018.00049 [GS Search]

Deci, E. L., & Ryan, R. M. (1985). Intrinsic Motivation and Self-Determination in Human Behavior. New York: Plenum Press. [GS Search]

Delone, W., & Mclean, E. (2003). The DeLone and McLean Model of Information Systems Success: A Ten-Year Update. Journal of Management Information Systems, 19(4), 9–30. doi: 10.1080/07421222.2003.11045748 [GS Search]

Deterding, S., & Dixon, D. (2011). From Game Design Elements to Gamefulness : Defining "Gamification." In Proceedings of the 15th international academic MindTrek conference: Envisioning future media environments. ACM (pp. 9–15). doi: 10.1145/2181037.2181040 [GS Search]

Dos Santos, W. O., & Isotani, S. (2018). Desenvolvimento de Jogos Educativos? Desafios, Oportunidades e Direcionamentos de Pesquisa. RENOTE. 16(2), 180-189. doi: 10.22456/1679-1916.89252 [GS Search]

Dupuy, L., Consel, C., & Sauzéon, H. (2016). Self determination-based design to achieve acceptance of assisted living technologies for older adults l e, 65, 508–521. doi: 10.1016/j.chb.2016.07.042 [GS Search]

Fishbein, M., & Ajzen, I. (1975). Belief, attitude, intention, and behavior: An introduction to theory and research. Reading, MA: Addison-Wesley. [GS Search]

Freitas, A. L. P., & Rodrigues, S. G. (2005). A avaliação da confiabilidade de questionários: uma análise utilizando o coeficiente alfa de Cronbach. In XII SIMPEP (pp. 1–15). [GS Search]

George, D., & Mallery, M. (2012). IBM SPSS Statistics 19 step by step: a simple guide and reference (12th ed.). Boston: Pearson. [GS Search]

Gerow, J. E. et al. (2013). Can we have fun @ work ? The role of intrinsic motivation for utilitarian systems. European Journal of Information Systems, 22(3), 360–380. doi: 10.1057/ejis.2012.25 [GS Search]

Guimarães, S. É. R., & Bzuneck, J. A. (2008). Propriedades psicométricas de um instrumento para avaliação da motivação de universitários. Ciências & Cognição, 13(1), 101–113. Retrieved from [Link] [GS Search]

Hamari, J., & Keronen, L. (2017). Why do people play games? A meta-analysis. International Journal of Information Management, 37(3), 125–141. doi: 10.1016/j.ijinfomgt.2017.01.006 [GS Search]

Hayes, B. E. (2001). Medindo a Satisfação do Cliente. Desenvolvimento e Uso de Questionários. Qualitymark (1th). [GS Search]

Herzberg, F. I. (1968). One more time: how do you motivate employees? Harvard Business Review, 46(1), 53–62. [GS Search]

Hew, T., Latifah, S., & Abdul, S. (2016). Understanding cloud-based VLE from the SDT and CET perspectives: Development and validation of a measurement instrument. Computers & Education, 101, 132–149. doi: 10.1016/j.compedu.2016.06.004 [GS Search]

Howard, N. L., Marshall, P., & Swatman, P. A. (2010). Reconceptualising Motivation in Adoption and Acceptance Research: Back to Basics to Basics. In 21st Australasian Conference on Information Systems. ACIS 2010 Proceedings. Retrieved from http://aisel.aisnet.org/acis2010/99 [GS Search]

Hsu, Y.-C., Shiue, Y.-M., & Sheng, M.-H. (2016). Continuous intention formation in E-tutoring system: Examining the roles of self-determined motivators, social and technological influences. In Proceedings of the IEEE International Conference on Advanced Materials for Science and Engineering IEEE-ICAMSE. doi: 10.1109/ICAMSE.2016.7840276 [GS Search]

Huang, H. et al. (2018). Impact of online gamers’ personality traits on interdependence, network convergence, and continuance intention : Perspective of social exchange theory. International Journal of Information Management, 38(1), 232–242. doi: 10.1016/j.ijinfomgt.2017.08.009 [GS Search]

Joo, Y. J., So, H., & Kim, N. H. (2018). Examination of relationships among students ’self-determination, technology acceptance, satisfaction, and continuance intention to use K-MOOCs. Computers & Education, 122(April 2017), 260–272. doi: 10.1016/j.compedu.2018.01.003 [GS Search]

Kang, Y. J., Lee, J. Y., & Kim, H.-W. (2017). A psychological empowerment approach to online knowledge sharing. Computers in Human Behavior, 74, 175–187. doi: 10.1016/j.chb.2017.04.039 [GS Search]

Kalus, G., & Kuhrmann, M. (2013). Criteria for Software Process Tailoring: A Systematic Review. In Proceedings of the 2013 International Conference on Software and System Process. ACM, 171-180. doi: 10.1145/2486046.2486078 [GS Search]

Kirschner, P. A., & Neelen, M. (2016). Close The Stable Doors: Effects of Motivation and Engagement on Learner Achievement? Retrieved from [Link]

Kitchenham, B. & Charters, S. (2007). Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering (Vol. 2). EBSE Technical Report EBSE-2007-01. Retrieved from [Link] [GS Search]

Koivisto, J., & Hamari, J. (2019). The rise of motivational information systems: A review of gamification research. International Journal of Information Management, 45, 191–210. doi: 10.1016/j.ijinfomgt.2018.10.013 [GS Search]

Lee, S. K., & Yu, J. H. (2013). Effects of intrinsic and extrinsic motivation factors on BIM acceptance. Journal of the Korea Institute of Building Construction, 13(3), 242-252. doi: 10.5345/JKIBC.2013.13.3.242 [GS Search]

Lee, Y., Lee, J., & Hwang, Y. (2015). Relating motivation to information and communication technology acceptance: Self-determination theory perspective. Computers in Human Behavior, 51, 418–428. doi: 10.1016/j.chb.2015.05.021 [GS Search]

Lin, S., Persada, S. F., & Nadlifatin, R. (2014). A Study of Student Behavior in Accepting the Blackboard Learning System : a Technology Acceptance Model (TAM) Approach. In IEEE 18th International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design (pp. 457–462). doi: 10.1109/CSCWD.2014.6846888 [GS Search]

Lopes, R. A., Toda, A. M., & Brancher, J. D. (2015). Um estudo preliminar sobre elementos extrínsecos e intrínsecos do processo de Gamification. Revista Brasileira de Informática Na Educação (RBIE), 23(3), 164–173. doi: 10.5753/rbie.2015.23.03.164 [GS Search]

Lord, F. M., & Novick, M. R. (1968). Statistical Theories of Mental Test Scores. Menlo Park, CA: Addison-Wesley Publishing Company. [GS Search]

MacGregor, D. (1960). No Title. In The human side of enterprise. McGraw‐Hill: New York. [GS Search]

Maroco, J., & Garcia-Marques, T. (2013). Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? Laboratório de Psicologia, 4(1), 65–90. doi: 10.14417/lp.763 [GS Search]

Martins, B. S. B., Neto, J. C. S. DE O., & Aquino, F. J. A. De. (2013). O Uso de Redes Sociais na EAD: Integração Do Facebook no Ava Solar 2.0. In XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - CONBENGE. Gramado, RS. Retrieved from https://www.fadep.br/engenharia-eletrica/congresso/pdf/117902_1.pdf

Martins, J. et al. (2015). Proposta de um Modelo de e-Learning Social. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 16(2), 92–108. doi: 10.17013/risti.16.92-107 [GS Search]

Maslow, A. H. (1943). A theory of human motivation. Psychological Review, 50(4), 370. doi: https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/h0054346 [GS Search]

Mbarek, R., & Zaddem, F. (2013). The examination of factors affecting e-learning effectiveness. International Journal of Innovation and Applied Studies, 2(4), 423–435. [GS Search]

Mclean, G. (2018). Examining the determinants and outcomes of mobile app engagement - A longitudinal perspective. Computers in Human Behavior, 84, 392–403. doi: 10.1016/j.chb.2018.03.015 [GS Search]

Moore, M. G. (1989). Editorial: Three types of interaction. The American Journal of Distance Education, 3(2), 1–7. doi: 10.1080/08923648909526659 [GS Search]

Morais, A. M. De. (2018). Abordagem Avaliativa Multidimensional para Previsão da Evasão do Discente em Cursos Online. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Paraíba, PB, Brasil. [GS Search]

Moran, J. M. (2007). A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Papirus Editora (2th). [GS Search]

Neto, J. V., Barbosa, C., Torres, É. M., & Estrela, C. (2017). Boxplot: um recurso gráfico para a análise e interpretação de dados quantitativos. Revista Odontológica Do Brasil Central, 26(76), 1–6. Retrieved from [Link] [GS Search]

Nikou, S. A., & Economides, A. A. (2014a). A model for Mobile-based Assessment adoption based on Self-Determination Theory of Motivation. In Interactive Mobile Communication Technologies and Learning (IMCL). doi: 10.1109/IMCTL.2014.7011111 [GS Search]

Nikou, S. A., & Economides, A. A. (2014b). Acceptance of Mobile-Based Assessment from the perspective of Self-Determination Theory of Motivation. In 14th International Conference on Advanced Learning Technologies Acceptance. doi: 10.1109/ICALT.2014.136 [GS Search]

Nikou, S. A., & Economides, A. A. (2017). Mobile-Based Assessment: Integrating acceptance and motivational factors into a combined model of Self-Determination Theory and Technology Acceptance. Computers in Human Behavior, 68, 83–95. doi: 10.1016/j.chb.2016.11.020 [GS Search]

Orji, R., Mandryk, R. L., & Vassileva, J. (2014). Selecting effective strategies for tailoring persuasive health games to gamer types. doi: 10.1145/2470654.2481341 [GS Search]

Oliveira, C. De., & Moura, S. P. (2015). TIC’S na Educação: A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Aprendizagem do Aluno. Pedagogia em Ação, 7(1), 75–95. Retrieved from [Link]

Oliveira, N., & Siqueira, S. (2018). Entendendo a Motivação para o Uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Survey com base no Modelo TAM3 e na Teoria da Autodeterminação. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). doi: 10.5753/cbie.sbie.2018 [GS Search]

Oliveira, T., & Martins, M. F. (2011). Literature Review of Information Technology Adoption Models at Firm Level. The Electronic Journal Information Systems Evaluation, 14(1), 110–121. Retrieved from [Link] [GS Search]

Parasuraman, A. P., Zeithaml, V. A., & Berry, L. L. (1988). SERVQUAL: A multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, 64(1), 12–40. [GS Search]

Pasquali, L. (2003). Psicometria teoria dos testes na psicologia e na educação. Petrópolis: Ed. Vozes. [GS Search]

Ramirez-Anormaliza, R., Sabaté, F., & Guevara-Viejo, F. (2015). Evaluating Student Acceptance Level of E-learning Systems. In International Conference of Education, Research and Innovation. "ICERI2015: Proceedings 8th International Conference of Education, Research and Innovation November 16th-18th (pp. 2393–2399). Retrieved from http://hdl.handle.net/2117/80996 [GS Search]

Reis, E. A., & Reis, I. A. (2002). Análise Descritiva de Dados. Relatório Técnico do Departamento de Estatística da UFMG. Retrieved from [Link] [GS Search]

Roca, J. C., & Gagné, M. (2008). Understanding e-learning continuance intention in the workplace: A self-determination theory perspective. Computers in Human Behavior, 24(4), 1585–1604. doi: 10.1016/j.chb.2007.06.001 [GS Search]

Rogers, E. M. (1995). Diffusion of Innovations: Modifications of a Model for Telecommunications. In: Stoetzer MW., Mahler A. (eds) Die Diffusion von Innovationen in der Telekommunikation. Schriftenreihe des Wissenschaftlichen Instituts für Kommunikationsdienste, vol 17. Springer, Berlin, Heidelberg. doi: 10.1007/978-3-642-79868-9_2 [GS Search]

Ryan, R. M., & Connell, J. P. (1989). Perceived Locus of Causality and Internalization: Examining Reasons for Acting in Two Domains. Journal of Personality and Social Psychology, 57(5), 749–761. [GS Search]

Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2000a). Intrinsic and Extrinsic Motivations: Classic Definitions and New Directions. Contemporary Educational Psychology, 25(1), 54–67. doi: 10.1006/ceps.1999.1020 [GS Search]

Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2000b). The darker and brighter sides of human existence: basic psychological needs as a unifying concept. Psychological Inquiry, 11(4), 319–338. doi: 10.1207/S15327965PLI1104_03 [GS Search]

Serrão, T. et al. (2016). Construção Automática de Redes Sociais Móveis no Ambiente Moodle. Revista Brasileira de Informática na Educação, 24(1), 20–37. doi: 10.5753/RBIE.2016.24.01.20 [GS Search]

Silva, T. S. C., Tedesco, P. C. D. A. R., & Melo, J. C. B. De. (2014). A importância da motivação dos estudantes e o uso de técnicas de engajamento para apoiar a escolha de jogos no ensino de programação. In XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 11–15). doi: 10.5753/cbie.sbie.2014.11 [GS Search]

Sun, Y., Wang, N., Shen, X., & Zhang, J. X. (2015). Location information disclosure in location-based social network services: Privacy calculus, benefit structure, and gender differences. Computers in Human Behavior, 52, 278–292. doi: 10.1016/j.chb.2015.06.006 [GS Search]

Taber, K. S. (2018). The Use of Cronbach’s Alpha When Developing and Reporting Research Instruments in Science Education. Research in Science Education, 48(6), 1273–1296. doi:10.1007/s11165-016-9602-2 [GS Search]

Teixeira, E., Medeiros, F. P. A. De, & Gomes, A. S. (2011). Microblogging como estilo de interação e colaboração em Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem. In XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - XVII WIE. SBIE, Aracaju. doi: 10.5753/cbie.sbie.2011.%25p [GS Search]

Tornatzky, L. G., Fleischer, M., & Chakrabarti, A. K. (1990). The process of Tecnology Innovation. Lexington Books. [GS Search]

Venkatesh, V. (2000). Determinants of Perceived Ease of Use: Integrating Control, Intrinsic Motivation, and Emotion into the Technology Acceptance Model. Information Systems Research, 11(4), 342–365. doi: 10.1287/isre.11.4.342.11872 [GS Search]

Venkatesh, V., & Bala, H. (2008). Technology Acceptance Model 3 and a Research Agenda on Interventions. Decision Sciences, 39(2), 273–315. doi: 10.1111/j.1540-5915.2008.00192.x [GS Search]

Venkatesh, V., & Davis, F. D. (2000). A Theoretical Extension of the Technology Acceptance Model: Four Longitudinal Field Studies. Management Science, 46(2), 186–204. doi: 10.1287/mnsc.46.2.186.11926 [GS Search]

Venkatesh, V., Morris, M. G., Davis, G. B., & Davis, F. D. (2003). User Acceptance of Information Technology: Toward a Unified View. MIS Quarterly, 27(3), 425. doi: 10.2307/30036540 [GS Search]

Vroom, V. H. (1964). Work and Motivation. New York: Wiley. [GS Search]

Wati, Y., & Koo, C. (2012). Toward Green IS Adoption Behaviors: A Self-Determination Perspective. In 45th Hawaii International Conference on System Sciences (pp. 1207–1216). IEEE. doi: 10.1109/HICSS.2012.598 [GS Search]

Werbach, K., & Hunter, D. (2012). For the win: How game thinking can revolutionize your business. Wharton Digital Press. [GS Search]

White, R. W. (1959). Motivation reconsidered. Psychological Review, 66, 297–333. [GS Search]

Xexéo, J. A. M. (2009). A Medida da Satisfação do Usuário de Sistemas de Informação. Revista de Sistemas de Informação da FSMA, 3, 10-33. Retrieved from [Link]

Xiong, M., Zhao, A., & Chen, Q. (2014). The Comparison Study on the Motivations of Staffs’ Behaviors on Public and Enterprise Social Network: Evidence from China. In International Conference on Advances in Social Networks Analysis and Mining (ASONAM) (pp. 802–807). [GS Search]

Yacci, M. (2000). Interactivity Demystified: A Structural Definition for Distance Education and Intelligent CBT. Educational Technology, 40(4), 5–16. Retrieved from [Link] [GS Search]

Yang, Y., & Green, S. B. (2011). Coefficient alpha: A reliability coefficient for the 21st century? Journal of Psychoeducational Assessment, 29(4), 377-392. doi: 10.1177/0734282911406668 [GS Search]

Zanini, A. da S. (2016). Práticas Escolares Mediadas pela Wiki do Moodle: Análise de Aceitação e Percepções dos Estudantes. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2020-02-16

Como Citar

OLIVEIRA, N. J. S.; PROCACI, T. B.; SIQUEIRA, S. W. M. Captura da Aceitação do Blackboard e do Tipo de Motivação de Alunos de Cursos Presenciais de Ciências Exatas em uma Universidade Privada . Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 229–259, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.229. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3935. Acesso em: 4 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos