A formação das bolhas informacionais na comunicação digital: Uma revisão bibliográfica sobre as métricas algorítmicas dentro das redes sociais Facebook, Twitter e TikTok

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/reic.2025.5402

Keywords:

Tiktok, Twitter, Facebook, análise de algoritmo, métricas algorítmicas, métricas de engajamento, interação do usuário, algoritmo de mídia social

Abstract

O fenômeno das bolhas informacionais é um efeito global que ocorre nas redes sociais, trazendo diversos problemas sociais e emocionais para a sociedade moderna, como vícios, empobrecimento intelectual e, em casos mais graves, riscos à saúde física e mental. Essas bolhas são causadas pelas métricas dos algoritmos dentro das redes sociais, que analisam os rastros digitais dos usuários para direcionar conteúdos de interesse. Este estudo teve como objetivo levantar as principais métricas responsáveis por gerar bolhas informacionais no Facebook, Twitter e TikTok, por meio de uma revisão bibliográfica. Os resultados indicam que as interações de engajamento direto e indireto com o conteúdo são os principais mecanismos utilizados pelos algoritmos para gerar bolhas.

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Published

2025-03-10

Cómo citar

Silva, L. S. da, Rocha, F. das C., & Baluz, R. A. R. S. (2025). A formação das bolhas informacionais na comunicação digital: Uma revisão bibliográfica sobre as métricas algorítmicas dentro das redes sociais Facebook, Twitter e TikTok. Revista Electrónica De Iniciación Científica En Computación, 23(1), 16–23. https://doi.org/10.5753/reic.2025.5402

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Artículos