Um Módulo de Precificação Dinâmica em Sistema Multiagente de um Estacionamento Inteligente
Keywords:
Estacionamento Inteligente, Precificação Dinamica, Agentes, Sistema MultiagenteAbstract
A insuficiência de investimentos em serviços públicos e infraestrutura causa agora um problema de mobilidade nos grandes centros urbanos. Este trabalho propõe um método de precificação dinâmica que promove uma melhor alocação de vagas em estacionamentos e mitigação do congestionamento em cidades. O módulo, implantado em um Sistema Multi-agente criado com o \textit{framewok} JaCaMo, possui a função de alterar os preços de vagas de forma dinâmica a partir de algumas características do ambiente. As simulações mostram que o uso do módulo de precificação aumenta a ocupação média e mantém o ganho total do estacionamento.
Downloads
Referências
Botelho, P. W., Borges, A. P., and Alves, G. V. (2019). Proposta de implantação de um sistema ciber-físico para um smart parking baseado em agentes inteligentes.
Cao, B., Wang, K., Xu, J., Hou, C., Fan, J., and Que, H. (2018). Dynamic pricing for resource consumption in cloud service. Wireless Communications and Mobile Computing, 2018.
Castro, L. F. S. D., Alves, G. V., and Borges, A. P. (2017). Using trust degree for agents in order to assign spots in a Smart Parking.ADCAIJ: Advances in Distributed Computing and Artificial Intelligence Journal, 6(2):45–55.
Di Nocera, D., Di Napoli, C., and Rossi, S. (2014). A social-aware smart parking application. InWOA.
Ducheiko, F. F., André, P. B., and Gleifer, V. A. (2018). Implementação de Modelo de Raciocínio e Protocolo de Negociação para um Estacionamento Inteligente com Mecanismo de Negociação Descentralizado. Revista Junior de Iniciação Científica em Ciências Exatas e Engenharia, 1(19):25–32.
JACAMO (2011). The jacamo approach.Li, H., Song, J., Sun, Q., Wallin, F., and Zhang, Q. (2019). A dynamic price model based on levelized cost for district heating.Energy, Ecology and Environment, 4(1):15–25.
Monzoni, Mario. Nicolletti, M. (2014). A cidade para os cidadãos: mobilidade, energia e agricultura urbana. In Cadernos FGV Projetos – Cidades Inteligentes e Mobilidade Urbana. n.24, pages 90–107.
Pierce, G. and Shoup, D. (2013). Getting the prices right: an evaluation of pricing parking by demand in san francisco.Journal of the American Planning Association, 79(1):67–81.
Polycarpou, E., Lambrinos, L., and Protopapadakis, E. (2013). Smart parking solutions for urban areas. In2013 IEEE 14th International Symposium on”A World of Wireless,Mobile and Multimedia Networks”(WoWMoM), pages 1–6. IEEE.
Shoup, D. C. (2006). Cruising for parking.Transport Policy, 13(6):479–486.
Tian, Q., Yang, L., Wang, C., and Huang, H.-J. (2018). Dynamic pricing for reservation-based parking system: A revenue management method.Transport Policy, 71:36–44.
Wooldridge, M. (2009).An introduction to multiagent systems. John Wiley & Sons.