Metodologia de Aplicação da Realidade Aumentada no Ensino de Arquitetura de Computadores

Authors

  • Luciano Moraes da Luz Brum UNIPAMPA
  • Leonardo Bidese de Pinho UNIPAMPA
  • Sandro da Silva Camargo UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.5753/ijcae.2015.4926

Keywords:

Realidade Aumentada, Arquitetura de Computadores, Aprendizagem Ativa

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo utilizar a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) para a visualização de um modelo da arquitetura Neander e verificar a efetividade desta ferramenta como facilitador para a aprendizagem do aluno na área de Arquitetura de Computadores. Com a tecnologia de RA é possível proporcionar ao aluno uma noção visual da interação dos componentes internos de um computador. Utilizando marcadores, o aluno pode interagir com a aplicação, incentivando a aprendizagem ativa. Com esta tecnologia espera-se aumentar o rendimento do estudante, tornando-o mais ativo no processo de ensino-aprendizagem e fornecendo-lhe um conhecimento mais sólido sobre o funcionamento interno dos computadores e, assim, melhorar seu desempenho nas disciplinas iniciais de Arquitetura de Computadores.

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Published

2015-12-01

Cómo citar

Brum, L. M. da L., Pinho, L. B. de, & Camargo, S. da S. (2015). Metodologia de Aplicação da Realidade Aumentada no Ensino de Arquitetura de Computadores. International Journal of Computer Architecture Education, 4(1), 17–20. https://doi.org/10.5753/ijcae.2015.4926

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