Coletânea de uma Década de Ensino de Programação para Estudantes da Rede Pública no Projeto Introcomp
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2021.2125Keywords:
Ensino de programação, Programação no ensino médio, Ensino remoto, Computação interativa, Aprendizado baseado em problema - ABL, Correção automática, Live streamingAbstract
Este artigo apresenta os 10 anos de trajetória do projeto de extensão universitária Introcomp. O projeto visa introduzir a programação de computadores para estudantes de ensino médio da rede pública. O artigo apresenta uma reflexão sobre a experiência da equipe do Introcomp na aplicação de diferentes abordagens para facilitar a aprendizagem de programação para seu público-alvo no decorrer desses anos - passando da linguagem C para Python, de aulas tradicionais a aulas totalmente interativas, chegando em 2020 ao modelo totalmente remoto devido à pandemia de Covid-19. Com isso, o artigo mostra como as lições aprendidas têm ajudado a equipe a repensar o uso de metodologias, tecnologias e plataformas digitais no ensino de programação para jovens do ensino médio em tempos de pandemia. A contribuição deste trabalho traz um avanço para o estado da arte e tem o potencial de ampliar o entendimento da comunidade sobre intervenções de educação em computação direcionadas principalmente ao público jovem.
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