O Uso de Learning Analytics em Ambientes de Aprendizagem Online: um Mapeamento Sistemático da Literatura

Authors

  • Michael Miller Rodrigues Cardoso Universidade Federal de Alagoas
  • João Victor Falcão Santos Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Márcio Henrique Vieira de Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Ranilson Oscar Araujo Paiva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2022.2664

Keywords:

Análise de Aprendizagem, Ambientes de Aprendizagem Online, Visualização de Dados, Previsão de Estudantes em Risco, Educação Online, Mapeamento Sistemático da Literatura

Abstract

Nos últimos anos houve um grande aumento no número de pesquisas e possibilidades de aplicação para a área de Learning Analytics, no que diz respeito à medição, coleta, análise e comunicação de dados dos alunos e seus contextos na educação. Este estudo realiza uma avaliação do estado atual do campo de Learning Analytics por meio da análise de artigos científicos que abordam o uso em ambientes educacionais de aprendizagem online. Seguindo um planejamento/protocolo e condução com auxílio da plataforma Sumarize, foi realizado um mapeamento sistemático que resultou em 38 estudos finais que focam no objetivo de entender como Learning Analytics é utilizada para ajudar a identificar os estudantes que estão enfrentando dificuldades em cursos online. Os estudos foram analisados detalhadamente com base no objetivo principal mencionado anteriormente e nos demais objetivos de pesquisa definidos. Os resultados forneceram uma visão geral da área de Learning Analytics e dos diferentes problemas que podem ser solucionados através de seu uso, destacando a identificação de estudantes com dificuldades, na tentativa de solucionar o problema da reprovação e abandono na aprendizagem a distância.

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Arquivos adicionais

Published

2022-09-27

Como Citar

CARDOSO, M. M. R.; LIMA, J. V. F. S.; OLIVEIRA, M. H. V. de; PAIVA, R. O. A. O Uso de Learning Analytics em Ambientes de Aprendizagem Online: um Mapeamento Sistemático da Literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 30, p. 396–418, 2022. DOI: 10.5753/rbie.2022.2664. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2664. Acesso em: 22 dez. 2024.

Issue

Section

Artigos