Saúde Mental de Estudantes de Ciência da Computação durante o Isolamento Social da Pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2855Keywords:
Ciência da Computação, Estudantes, Saúde Mental, Ansiedade, Depressão, Bem-estar, COVID-19Abstract
A pandemia global de COVID-19 teve impacto não apenas na saúde física, mas também na saúde mental, especialmente entre os estudantes universitários. Estudos anteriores demonstraram que estudantes de Ciência da Computação, em particular, já apresentam mais sintomas de ansiedade e depressão do que a população em geral e estudantes de outras áreas. O estudo teve como objetivo medir o impacto da COVID-19 na saúde mental dos estudantes de Ciências da Computação, avaliando a prevalência e fatores associados aos sintomas de ansiedade e depressão, bem como os fatores que mais afetaram o seu bem-estar. Uma pesquisa transversal on-line com foco nas preocupações e impactos da COVID-19 foi projetada. Os Inventários de Ansiedade e de Depressão de Beck foram usados para medir os sintomas de ansiedade e depressão. Os dados foram coletados anonimamente e analisados por meio do software TIBCO Statistica™, por meio de testes não paramétricos. 174 estudantes (135 homens; idade=21,07 ± 2,47 anos) participaram do estudo. A prevalência de sintomas foi de 36,7% para ansiedade e 60,3% para depressão. 81% dos alunos relataram que seu bem-estar foi afetado negativamente pela pandemia, com as preocupações mais relatadas incluindo isolamento social e atraso no progresso acadêmico. Foram encontradas correlações entre sintomas de ansiedade e depressão, relacionamentos sociais fortes, prática regular de exercícios físicos e nível de satisfação dos alunos com seu curso acadêmico. Este artigo lança luz sobre o impacto da pandemia de COVID-19 na saúde mental dos estudantes de Ciência da Computação, sugere maneiras pelas quais eles podem reduzir os sintomas de ansiedade e depressão e melhorar sua saúde mental durante e após a pandemia.
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