Adaptação automática de conteúdo aplicada em ambiente interativo de aprendizagem individualizada

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2906

Keywords:

Sistemas Tutores Inteligentes, Estilos de Aprendizagem, Processamento de Linguagem Natural, Adaptação de Conteúdo, Ensino

Abstract

Sistemas Tutores Inteligentes têm se destacado como ferramenta de apoio ao ensino, principalmente pela sua adaptação às condições do usuário e cenário de aplicação. Diante da situação pandêmica, as ferramentas de apoio ao ensino, como os tutores, devido a sua viabilidade de utilização remota, mostram-se como uma possibilidade de suporte aos professores e alunos. Este trabalho aborda uma proposta de adaptação de conteúdo para ensino, aplicando técnicas de inteligência artificial para geração de texto e processamento de linguagem natural. Além disso, este trabalho considerou a existência de diferentes estilos de aprendizagem, variáveis conforme a personalidade do estudante e seu modo de captar informação, capaz de influenciar no nível de aprendizado. Esta variação de estilos, seguindo um modelo definido na literatura, direciona o modo de adaptação do conteúdo a ser realizado, gerando um resultado adaptado a cada estilo de aprendizagem.
O processo de geração de conteúdo personalizado permite um avanço na forma de uso de sistemas tutores no ensino, criando um formato de entrega direcionada de conteúdo com ganhos para o usuário do ambiente, gerando um resultado personalizado e conduzindo a uma aprendizagem mais efetiva. Como resultado se espera obter uma metodologia para geração de conteúdo baseados em estilos de aprendizagem pré-definidos, por meio de processamento automatizado de adaptação do conteúdo a partir de entrada inicial em formato único.

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Arquivos adicionais

Published

2023-05-21

Como Citar

F. PERONAGLIO, F.; MANACERO, A.; J. BALDASSIN, A.; S. DOS SANTOS, M.; S. LOBATO, R.; SPOLON, R.; A. CAVENAGHI, M. Adaptação automática de conteúdo aplicada em ambiente interativo de aprendizagem individualizada. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 255–270, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2906. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2906. Acesso em: 22 dez. 2024.

Issue

Section

Edição Especial :: Ensino Remoto no Pós-Pandemia