Usabilidade dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem Canvas e Blackboard: Caso de estudo em uma Universidade Brasileira

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2921

Keywords:

Interface Humano Computador, Usabilidade, Interação, Inspeção, Ambientes Virtuais Aprendizagem, EaD, Canvas, Blackboard

Abstract

Para amparar o processo de ensino-aprendizagem, as instituições de ensino devem avaliar cuidadosamente a usabilidade de seus Ambientes Virtuais de Aprendizagem (Learning Management Systems - LMS), antes de entregá-los a professores e alunos. Este artigo apresenta o processo e os resultados das avaliações de usabilidade em atividades de ensino-aprendizagem apoiadas pelos LMS Canvas e Blackboard em uma universidade brasileira. A metodologia considerou testes com usuários para avaliar cinco atributos de usabilidade nos sistemas. Além disso, especialistas em usabilidade realizaram inspeções de usabilidade para analisar problemas e possíveis soluções. Os resultados indicaram que ambas as plataformas apresentam graves problemas de usabilidade. Em termos de comparações entre os dois sistemas LMS, os resultados não mostraram uma disparidade significativa de usabilidade entre eles. Como resultado, também apontamos os principais problemas e soluções dos LMS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ahmad, F., Beyene, W., & Giannoumis, G. A. (2018). Comparative Evaluation of Accessibility and Learnability of Learning Management Systems: Case of Fronter and Canvas. In C. Stephanidis (Ed.), Hci international 2018 – posters’ extended abstracts (pp. 3–9). Cham: Springer International Publishing. doi:10.1007/978-3-319-92279-9_1. [GS Search]

Alhadreti, O. (2020). A comparative usability study of blackboard and desire2learn: Students’ perspective. In P. Zaphiris & A. Ioannou (Eds.), Learning and collaboration technologies. designing, developing and deploying learning experiences (pp. 3–19). Cham: Springer International Publishing. doi:10.1007/978-3-030-50513-4_1. [GS Search]

Alturki, U., Aldraiweesh, A., & Kinshuk. (2016). Evaluating the usability and accessibility of lms “blackboard” at king saud university. Contemporary Issues in Education Research (CIER), 9(1), 33-44. doi:10.19030/cier.v9i1.9548. [GS Search]

Andrews-Todd, J., Bond, G., Speller, L., Stevenson, R., & Tillman, B. (2013). Usability of the blackboard course management system: Student and instructor dynamics in a dynamic system. Cognitive Technology Journal, 18(2), 18-32. [GS Search]

Associação Brasileira de Normas Técnicas (2002). NBR 9241-11. Requisitos ergonômicos para trabalho de escritório com computadores: parte 11 - orientação sobre usabilidade. Rio de Janeiro: ABNT.

Brasil (2022). ReUni Digital. Panorama da EaD no Brasil (Vol. 2). Disponível em [Link].

Brooke, J. (1996). Sus: A ‘quick and dirty’ usability scale. In P. W. Jordan, B. Thomas, I. L. Mc-Clelland, & B. Weerdmeester (Eds.), Usability evaluation in industry (1st ed., pp. 1–6). Boca Raton, FL: CRC Press. doi:10.1201/9781498710411-35. [GS Search]

Chen, W., Sanderson, N. C., Nichshyk, A., Bong, W. K., & Kessel, S. (2021). Usability of learning management systems for instructors – the case of canvas. In P. Zaphiris & A. Ioannou (Eds.), Learning and collaboration technologies: New challenges and learning experiences (Vol. 12784, pp. 210–223). Cham: Springer International Publishing. doi:10.1007/978-3-030-77889-7_14. [GS Search]

Faulkner, L. (2003). Beyond the five-user assumption: Benefits of increased sample sizes in usability testing. Behavior Research Methods, Instruments and Computers, 35(3), 379-383. doi:10.3758/bf03195514. [GS Search]

Grossi, M. G. R., de Souza Elias, M. C. A., Chamon, C. M., & Leal, D. C. C. C. (2018). The educational potentialities of the virtual learning environments moodle and canvas: A comparative study. International Journal of Information and Education Technology, 8(7), 514-519. doi:10.18178/ijiet.2018.8.7.1091. [GS Search]

Gumasing, M. J. J., Vasquez, A. B., Doctora, A. L. S., & Perez, W. D. D. (2022). Usability evaluation of online learning management system: Comparison between blackboard and canvas. In 2022 the 9th international conference on industrial engineering and applications (europe) (p. 25–31). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. doi:10.1145/3523132.3523137. [GS Search]

Gunesekera, A. I., Bao, Y., & Kibelloh, M. (2019). The role of usability on e-learning user interactions and satisfaction: a literature review. Journal of Systems and Information Technology, 21(3), 368-394. doi:10.1108/JSIT-02-2019-0024. [GS Search]

Heimerl, F., Lohmann, S., Lange, S., & Ertl, T. (2014). Word cloud explorer: Text analytics based on word clouds. In 2014 47th hawaii international conference on system sciences (p. 1833-1842). Waikoloa, HI, USA: IEEE. doi:10.1109/HICSS.2014.231. [GS Search]

Lewis, J. R. (1995). Ibm computer usability satisfaction questionnaires: Psychometric evaluation and instructions for use. International Journal of Human–Computer Interaction, 7(1), 57-78. doi:10.1080/10447319509526110. [GS Search]

Nielsen, J. (1994). Heuristic evaluation. In J. Nielsen & R. L. Mack (Eds.), Usability inspection methods (1st ed., p. 25–62). New York, NY, USA: John Wiley & Sons, Inc.

Nielsen, J. (2012, jun). How many test users in a usability study? Disponível em [Link].

Nielsen, J., & Loranger, H. (2006). Prioritizing web usability. Thousand Oaks, CA, USA: New Riders Publishing.

Oliveira, N. J. S., Procaci, T. B., & Siqueira, S. W. M. (2020). Captura da Aceitação do Blackboard e do Tipo de Motivação de Alunos de Cursos Presenciais de Ciências Exatas em uma Universidade Privada. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28, 229-259. doi:10.5753/RBIE.2020.28.0.229. [GS Search]

Phongphaew, N., & Jiamsanguanwong, A. (2018). Usability evaluation on learning management system. In T. Ahram & C. Falcão (Eds.), Advances in usability and user experience (pp. 39–48). Cham: Springer International Publishing. doi:10.1007/978-3-319-60492-3_4. [GS Search]

Rocha, H. V., & Baranauskas, M. C. (2003). Avaliação de interfaces. In Design e avaliação de interfaces humano-computador (p. 200-208). Campinas: UNICAMP.

Sauro, J. (2011). A practical guide to the system usability scale: Background, benchmarks & best practices.

Sobaih, A. E. E., Hasanein, A. M., & Abu Elnasr, A. E. (2020). Responses to covid-19 in higher education: Social media usage for sustaining formal academic communication in developing countries. Sustainability, 12(16), 6520. doi:10.3390/su12166520. [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2023-03-26

Como Citar

EXPOSTO SOARES, L.; CLEMENTINO JÚNIOR, J. M.; VIEIRA BRITO, L. A.; GIL GONZAGA, R.; ANTICO, H. A.; JARDIM DE AZEVEDO, R.; ALANIZ MACEDO, A. Usabilidade dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem Canvas e Blackboard: Caso de estudo em uma Universidade Brasileira. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 149–173, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2921. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2921. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos