Usabilidade dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem Canvas e Blackboard: Caso de estudo em uma Universidade Brasileira

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2921

Keywords:

Interface Humano Computador, Usabilidade, Interação, Inspeção, Ambientes Virtuais Aprendizagem, EaD, Canvas, Blackboard

Abstract

Para amparar o processo de ensino-aprendizagem, as instituições de ensino devem avaliar cuidadosamente a usabilidade de seus Ambientes Virtuais de Aprendizagem (Learning Management Systems - LMS), antes de entregá-los a professores e alunos. Este artigo apresenta o processo e os resultados das avaliações de usabilidade em atividades de ensino-aprendizagem apoiadas pelos LMS Canvas e Blackboard em uma universidade brasileira. A metodologia considerou testes com usuários para avaliar cinco atributos de usabilidade nos sistemas. Além disso, especialistas em usabilidade realizaram inspeções de usabilidade para analisar problemas e possíveis soluções. Os resultados indicaram que ambas as plataformas apresentam graves problemas de usabilidade. Em termos de comparações entre os dois sistemas LMS, os resultados não mostraram uma disparidade significativa de usabilidade entre eles. Como resultado, também apontamos os principais problemas e soluções dos LMS.

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Arquivos adicionais

Published

2023-03-26

Como Citar

EXPOSTO SOARES, L.; CLEMENTINO JÚNIOR, J. M.; VIEIRA BRITO, L. A.; GIL GONZAGA, R.; ANTICO, H. A.; JARDIM DE AZEVEDO, R.; ALANIZ MACEDO, A. Usabilidade dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem Canvas e Blackboard: Caso de estudo em uma Universidade Brasileira. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 149–173, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2921. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2921. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Artigos