Análise sobre Jogos Digitais Bilíngues para Surdos: um Caminho para o Letramento e a Inclusão Digital

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2933

Keywords:

Libras, Educação de Surdos, Jogos Digitais

Abstract

O lúdico contido em jogos digitais favorece o processo de aprendizagem (Zanin, 2015), do mesmo modo como recursos didáticos diversificados e apoiados nas tecnologias podem contribuir com estudantes de diferentes áreas do conhecimento. Ao pensar especificamente no contexto escolar de estudantes surdos, cuja Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida como sua primeira língua (Lei nº 10.436, 2002), os jogos educativos deveriam ser desenvolvidos considerando suas especificidades linguísticas. Com base nessa premissa, esta pesquisa qualitativa teve como objetivo desenvolver uma análise de acessibilidade de jogos e softwares educacionais s digitais bilíngues para surdos. O corpus da pesquisa proveio, de um lado, de uma revisão sistemática de literatura (Kitchenham & Charters, 2007) e, por outro lado, da pesquisa documental (Severino, 2007) envolvendo a análise de jogos e softwares digitais acessíveis para surdos. Dentre os resultados, observou-se que a maioria das publicações foram trabalhos advindos de eventos (61,1%) e artigos (22,2%), sendo apenas duas pesquisas em nível de mestrado e uma monografia de graduação. A avaliação dos jogos e softwares digitais revelou que a mecânica mais recorrente foi o puzzle e que a presença da Libras esteve, geralmente, descontextualizada (apoiada em sinais isolados) e, quando havia tradutor de Libras, o espaço na tela era reduzido. Desse modo, concluímos que há jogos e softwares digitais dedicados ao público surdo, porém ainda há pouco aprofundamento nessa temática e os materiais existentes precisam ser aprimorados.

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Arquivos adicionais

Published

2023-07-03

Como Citar

BATISTA, L. dos S.; NAVARRO, A. de M.; KUMADA, K. M. O. Análise sobre Jogos Digitais Bilíngues para Surdos: um Caminho para o Letramento e a Inclusão Digital. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 353–377, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2933. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2933. Acesso em: 19 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos