Pensamento Computacional na Educação Básica: Reflexões a partir do Histórico da Informática na Educação Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.604Keywords:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Pensamento Computacional, História, Informática na Educação, Tendências Pedagógicas, Práticas Pedagógicas com Tecnologias, Educação BásicaAbstract
Atividades que propõem o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) têm sido cada vez mais empregadas em ambientes escolares, e algumas contribuições para o desenvolvimento de aspectos cognitivos têm sido relatadas na literatura. Todavia, considerando que o esforço de inserir o PC na Educação não é tão recente, mas tem raízes no início da história da Informática na Educação, e que as práticas pedagógicas devem ser pensadas e conduzidas com objetivos claros, em conformidade com a visão de mundo que se tem e que se almeja, é pertinente refletir acerca das razões que justificam atividades com PC na escola, e sobre o que a história nos ensina a respeito da sua integração aos processos de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, este artigo tem por finalidade promover essa reflexão a partir de um olhar histórico sobre a trajetória da Informática na Educação brasileira, buscando compreender as implicações do contexto sociocultural em cada momento, as concepções de relação do homem com as tecnologias, e os impactos à forma como as tecnologias foram utilizadas na Educação, relacionando com as tendências pedagógicas implícitas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados indicam que a realidade cibercultural contemporânea incita e justifica o interesse pela inserção do PC nas escolas, porém, requer que sejam considerados aspectos como concepções pedagógicas e visão equilibrada sobre o papel das tecnologias na Educação, formação de professores e alinhamento das atividades de desenvolvimento do PC com os conteúdos curriculares
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