Computational Thinking in Basic Education: Reflections from the Historical of the Technologies in Brazilian Education

Authors

  • Márcia Regina Kaminski Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Clodis Boscarioli Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.604

Keywords:

Digital Technologies of Information and Communication, Computational Thinking, History, Informatics in Education, Pedagogical Trends, Pedagogical Practices with Technologies, Basic Education

Abstract

Activities that propose the development of Computational Thinking (CT) have been increasingly employed in school environments, and some contributions to the development of cognitive aspects have been reported in literature. Whereas, however, the effort to integrate the CT into Education is not so recent, but has its roots in the early history of Informatics in Education, and whereas pedagogical practices must be thought out and conducted with clear intent, in accordance with and the world view that one has and is aiming for, it is pertinent to reflect on the reasons that justify activities with CT in the school, and what history teaches us about its integration into teaching and learning processes. In this sense, this article aims to promote this reflection from a historical perspective on the trajectory of Informatics in Brazilian Education, seeking to understand the implications of the sociocultural context in each moment, the conceptions of man’s relationship with technologies, and the impacts on the way technologies were used in Education, relating to implicit pedagogical trends. For this, a bibliographic and documentary research was carried out. The results indicate that contemporary cybercultural reality encourages and justifies interest in the inclusion of the CT in schools but requires that aspects such as pedagogical conceptions and a balanced view on the role of technologies in Education be considered, teacher training and alignment of CT development activities with curriculum contents.

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Author Biographies

Márcia Regina Kaminski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Cascavel. Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Foz do Iguaçu (2018). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Cascavel (2003), Pós Graduada em Ensino da Matemática, com Curso Técnico em Multimeios Didáticos pelo Instituto Federal do Paraná. Instrutora de Informática Educacional na Rede Municipal de Educação de Cascavel-PR e Docente no Centro Universitário UNIVEL - Cascavel - PR. Tem interesse em pesquisa nos seguintes temas: Sistemas de Numeração e Ensino, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Pensamento Computacional e Robótica Educacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Metodologias Ativas de Ensino. Membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino - GTIE. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5705-0322

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Matemática (2004) e especialização em Docência no Ensino Superior (2006) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. É mestre em Educação (2007) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e doutor em Educação Científica e Tecnológica (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisa nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Formação de Professores, Epistemologia. Compôs o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE, Campus Cascavel, entre 2013 e 2016, passando a colaborador em 2017-2018. Compôs o corpo docente permanente do Pós-Graduação em Ensino, PPGEn, Campus Foz do Iguaçu, 2014-2017 e passou à atuar como colaborador em 2018. Membro e vice-coordenador (2012-2015 e 2015-2018) do GT-10 Modelagem Matemática, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Unioeste, nível de mestrado e doutorado (CAPES, conceito 4), campus Cascavel.

Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Clodis Boscarioli é Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, onde atua desde o ano de 2000, no Curso de Ciência da Computação. Docente permanente e orientador no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGComp) e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) nível de Mestrado e Doutorado no campus de Cascavel e no Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn) - nível de Mestrado no campus de Foz do Iguaçu, além de docente colaborador no Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS) também no campus de Foz do Iguaçu. Possui graduação em Informática e especialização em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996 e 1999, respectivamente). É Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008), e também especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo do Paraná em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008). Criador do Grupo PETComp (Programa de Educação Tutorial em Ciência da Computação) aprovado pela Sesu/MEC em 2010 do qual foi tutor até dez/2016. Suas áreas de interesse envolvem, de forma multidisciplinar, Banco de Dados, Interação Humano-computador, Design Instrucional, Aprendizado Computacional, Data Mining, Sistemas de Informação, Educação Matemática e Tecnologias [Assistivas] no Processo de Ensino-Aprendizagem, além de questões relacionadas ao Ensino de Computação. Líder do GTIE (Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino) e pesquisador colaborador no grupo de pesquisa GIA (Grupo de Inteligência Aplicada), ambos da UNIOESTE.

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Published

2021-06-27

How to Cite

KAMINSKI, M. R.; KLÜBER, T. E.; BOSCARIOLI, C. Computational Thinking in Basic Education: Reflections from the Historical of the Technologies in Brazilian Education. Brazilian Journal of Computers in Education, [S. l.], v. 29, p. 604–633, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.604. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2970. Acesso em: 7 jul. 2024.

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