Learning Analytics em Cursos de Introdução à Programação: Uma Mostra da Universidade Federal do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2023.3334Keywords:
Reprovação, Análise de Aprendizagem, Cursos, Introdução à ComputaçãoAbstract
Os cursos introdutórios de computação têm uma alta taxa de reprovação em todo o mundo. Na Universidade Federal do Amazonas isso também acontece e, desde 2016, um grupo de professores decidiu reformular o curso da instituição e algumas iniciativas de learning analytics foram adotadas. A reformulação incluiu uma revisão do programa do curso e o uso de um juiz online. Depois de todos esses anos de pesquisa, o grupo tem material e dados suficientes e é um bom momento para resumir o que foi feito e as conquistas até agora. Neste artigo, o foco será a análise de aprendizagem em três áreas principais: previsão de desempenho do aluno, classificação de dificuldade de exercícios de programação e gamificação. Além disso, como contribuição, pela primeira vez em um periódico, todo o conjunto de dados está disponível para a comunidade.
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