O livro do conhecimento: um serious game educacional para aprendizagem de ortografia da Língua Portuguesa

Authors

  • Fernanda Pires Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Marcela Pessoa Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Fabio Michel Maquiné de Lima Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Joao Ricardo Serique Bernardo Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Rafaela Melo Ferreira Universidade do Estado do Amazonas - UEA

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.436

Keywords:

Aprendizagem ativa, ortografia em Língua Portuguesa, jogos de propósito sério, narrativas, teoria cognitiva de aprendizagem multimídia

Abstract

O impacto que os jogos educacionais podem causar nos processos de aprendizagem tem sido uma importante questão de pesquisa. Este artigo apresenta um jogo educacional de aventuras intitulado "O Livro do Conhecimento", cuja finalidade é promover o exercício da ortografia em Língua Portuguesa de forma lúdica, motivando os jogadores através dos desafios propostos. O software foi desenvolvido seguindo etapas que consideraram os aspectos educacionais pedagógicos, o sistema biológico de processamento da informação e os requisitos de jogos comerciais e educacionais. O jogo está fundamentado na Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM) e em processos de aprendizagem ativa, no que tange o desenvolvimento da interface e fluxo de aprendizagem. A análise dos testes e avaliações realizados apontam a existência impactos positivos, no sentido de possibilitar que a aprendizagem de estruturas e regras ortográficas em Língua Portuguesa seja potencializada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abt, C. C. (1987). Serious games. University press of America. [GS Search]

Ang, C. S., Zaphiris, P., & Mahmood, S. (2007). A model of cognitive loads in massively multiplayer online role playing games. Interacting with computers, 19(2), 167-179. [DOI:10.1016/j.intcom.2006.08.006] [GS Search]

Araújo, N. M. S., & Freitas, F. R. R. (2017). Pedagogic software evaluation protocol: analyzing a digital educational game for portuguese language teaching. Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto), 61(2), 381-408. [DOI:10.1590/1981-5794-1709-6] [GS Search]

Assis, L., Bodolay, A., Gregório, L., Santos, M., Vivas, A., Pitangui, C., & Bandeira, D. (2017, October). Grapphia: Aplicativo para dispositivos móveis para auxiliar o ensino da ortografia. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 6, No. 1, p. 609). [DOI:10.5753/cbie.wcbie.2017.609] [GS Search]

Barboza Jr, A. T., & Silveira, I. F. (2015, October). Brincando com as Letras: Um serious game para o ensino do Alfabeto. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 4, No. 1, p. 377). [DOI:10.5753/cbie.wcbie.2015.377] [GS Search]

Bellotti, F., Kapralos, B., Lee, K., Moreno-Ger, P., & Berta, R. (2013). Assessment in and of serious games: an overview. Advances in Human-Computer Interaction, 2013, 1. [DOI:10.1155/2013/136864] [GS Search]

Brooke, J. (1996). SUS-A quick and dirty usability scale. Usability evaluation in industry, 189(194), 4-7. [GS Search]

Carr, N. (2011). The shallows: What the Internet is doing to our brains. WW Norton & Company. [GS Search]

Carraher, T. N. (1985). Explorações sobre o desenvolvimento da competência em ortografia em português. Psicologia: teoria e pesquisa, 1(3), 269-285. [GS Search]

Clark, J. M., & Paivio, A. (1991). Dual coding theory and education. Educational psychology review, 3(3), 149-210. [DOI:10.1007/BF01320076] [GS Search]

Dehaene, S. (2012). Os neurônios da leitura. Porto Alegre: Penso. [GS Search]

Doove, L. L., Bul, K. C., Franken, I. H., Van der Oord, S., Kato, P. M., & Maras, A. (2018). A serious game for children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder: Who benefits the most?. PloS one, 13(3), e0193681. [DOI:10.1371/journal.pone.0193681] [GS Search]

Faria, M. J., & Colpani, R. (2017). Joy e as Letrinhas: um Serious Game como ferramenta de auxílio no processo de alfabetização de crianças do ensino fundamental. Revista Brasileira de Informática na Educação, 25(2), 61. [DOI:10.5753/rbie.2017.25.02.61] [GS Search]

Feinberg, S., & Murphy, M. (2000, September). Applying cognitive load theory to the design of web-based instruction. In Proceedings of IEEE professional communication society international professional communication conference and Proceedings of the 18th annual ACM international conference on Computer documentation: technology & teamwork (pp. 353-360). IEEE Educational Activities Department. [GS Search]

Gee, J. P. (2003). What video games have to teach us about learning and literacy. Computers in Entertainment (CIE), 1(1), 20-20. [DOI:10.1145/950566.950595] [GS Search]

Gurgel, I., Arcoverde, R. L., Almeida, E. W., Sultanum, N. B., & Tedesco, P. (2006). A importância de avaliar a usabilidade dos jogos: a experiência do Virtual Team. Anais do SBGames, Recife. [GS Search]

Hainey, T., Connolly, T. M., Boyle, E. A., Wilson, A., & Razak, A. (2016). A systematic literature review of games-based learning empirical evidence in primary education. Computers & Education, 102, 202-223. [DOI:10.1016/j.compedu.2016.09.001] [GS Search]

Huizinga, J. (1971). Homo ludens: o jogo como elemento da cultura (Vol. 4). Editora da Universidade de S. Paulo, Editora Perspectiva. [GS Search]

INEP. (2016). Resultados da ANA 2016 por estados e municípios estão disponíveis no Painel Educacional do Inep. It is available for free at: [Link].

ISO/IEC. (2014). ISO/IEC 2510: Systems and software engineering – Systems and software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) – System and software quality models. [GS Search]

Kafai, Y. B., & Burke, Q. (2015). Constructionist gaming: Understanding the benefits of making games for learning. Educational psychologist, 50(4), 313-334. [DOI:10.1080/00461520.2015.1124022] [GS Search]

Klopfer, E., Haas, J., Osterweil, S., & Rosenheck, L. (2018). Resonant Games: Design Principles for Learning Games that Connect Hearts, Minds, and the Everyday. MIT Press. [GS Search]

Lavie, N. (2005). Distracted and confused?: Selective attention under load. Trends in cognitive sciences, 9(2), 75-82. [DOI:10.1016/j.tics.2004.12.004] [GS Search]

Lorensatti, E. J. C. (2009). Linguagem matemática e Língua Portuguesa: diálogo necessário na resolução de problemas matemáticos. Conjectura: filosofia e educação, 14(2). [GS Search]

Lugmayr, A., Sutinen, E., Suhonen, J., Sedano, C. I., Hlavacs, H., e Montero, C. S. (2017). Serious storytelling–a first definition and review. Multimedia Tools and Applications, 76(14), 15707-15733. [DOI:10.1007/s11042-016-3865-5] [GS Search]

Matias, A. C., Amadora, A. J., Aquino, K. N., Choy, M. S., Cabredo, R. (2018). Evaluating RoboKuma: A Serious Game to Measure Cognitive Abilities. Paper presented at the Theory And Practice Of Computation-Proceedings Of Workshop On Computation: Theory And Practice Wctp2017. [DOI:10.1142/9789813279674_0016] [GS Search]

Mayer, R. E. (2009). Multimedia Learning. In Cambridge (Series Ed.) Vol. 1. Cambridge (Ed.) . [DOI:10.1017/CBO9780511811678] [GS Search]

McGonigal, J. (2017). A realidade em jogo: Por que os games nos tornam melhor e como eles podem mudar o mundo. São Cristovão - Rio de Janeiro - RJ: Editora Best Seller. [GS Search]

Michael, D. R., Chen, S. L. (2005). Serious games: Games that educate, train, and inform: Muska & Lipman/Premier-Trade. [GS Search]

Miller, G. (1956). The magical number seven, plus or minus two: Some limits on our capacity for processing information. Psychological review, 63(2), 81. [DOI:10.1037/h0043158] [GS Search]

Mitchell, A., Savill-Smith, C. (2004). The use of computer and video games for learning: A review of the literature. [GS Search]

Oliveira, A. C. C., Castro, M. d. G. A., Ferreira, L. D. S., e Ouverney-King, J. (2017). Super-hífen: gamifying the hyphen. Paper presented at the Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). [DOI:10.5753/cbie.sbie.2017.564] [GS Search]

Oliveira, A. M., Carvalho, R., Cunha, I., Maia, D. (2017). Letra Livre 2.0: um software educativo livre para o letramento. Paper presented at the Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. [DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2017.184] [GS Search]

Padilla-Zea, N., Gutiérrez, F. L., López-Arcos, J. R., Abad-Arranz, A., ePaderewski, P. J. C. i. H. B. (2014). Modeling storytelling to be used in educational video games. 31, 461-474. [DOI:10.1016/j.chb.2013.04.020] [GS Search]

Petri, G., von Wangenheim, C. G., Borgatto, A. F. J. I. G. (2016). MEEGA+: an evolution of a model for the evaluation of educational games. 3. [GS Search]

Pires, F., Michel, F., Bernardo, J., Melo, R., Freitas, R. (2018). O livro do conhecimento: Um jogo de aventura para exercitar a ortografia. Paper presented at the Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). [DOI: 10.5753/cbie.sbie.2018.695] [GS Search]

Pires, F., Silva , J., Pessoa, M., Melo, R. (2018). A Viagem: Um jogo para explorar o território Brasileiro. Paper presented at the Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). [DOI:10.5753/cbie.sbie.2018.705] [GS Search]

Price, S., Duffy, S., eGori, M. (2017). Developing a pedagogical framework for designing a multisensory serious gaming environment. Paper presented at the Proceedings of the 1st ACM SIGCHI International Workshop on Multimodal Interaction for Education. [DOI:10.1145/3139513.3139517] [GS Search]

Rogers, S. (2014). Level Up! The Guide to Great Video Game Design.John Wiley & Sons. [GS Search]

Rosenheck, L., Gordon-Messer, S., Clarke-Midura, J., teneKlopfer, E. (2016). Design and Implementation of an MMO: approaches to support inquiry learning with games Handbook of Research on Gaming Trends in P-12 Education (pp. 33-54): IGI Global. DOI:10.4018/978-1-4666-9629-7.ch002[GS Search]

Slimani, A., Sbert, M., Boada, I., Elouaai, F., eBouhorma, M. (2016). Improving Serious Game Design Through a Descriptive Classification: a Comparation of Methodologies. Journal of Theoretical and Applied Information Technology, 2016, vol. 92, núm. 1, 130-143. [GS Search]

Subrahmanyam, K., eRenukarya, B. (2015). Digital games and learning: Identifying pathways of influence. Educational psychologist, 50(4), 335-348. [DOI:10.1080/00461520.2015.1122532] [GS Search]

Susi, T., Johannesson, M., eBacklund, P. (2007). Serious games: An overview: Institutionen för kommunikation och information. [GS Search]

Sweetser, P., eWyeth, P. (2005). GameFlow: a model for evaluating player enjoyment in games. Computers in Entertainment (CIE), 3(3), 3-3. [DOI:1077246.1077253] [GS Search]

Sweller, J. (1994). Cognitive load theory, learning difficulty, and instructional design. 4(4), 295-312. [DOI: 10.1016/0959-4752(94)90003-5:] [GS Search]

Sweller, J. (2011). Cognitive load theory Psychology of learning and motivation (Vol. 55, pp. 37-76): Elsevier. DOI:10.1016/B978-0-12-387691-1.00002-8 [GS Search]

Yamato, E. M., Corrêa, A. G. D., eMartins, V. F. (2017). AmarganA: A spelling game of the Portuguese language for use in mobile devices. Paper presented at the 12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI). [DOI:10.23919/CISTI.2017.7975675] [GS Search]

Zemor, M. F., Santos, A. V., Sprock, A. S., e Viccari, R. (2015). CARNAVAL: masCote para o ApReNdizAdo VirtuAl de Língua portuguesa. Paper presented at the Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. [DOI:10.5753/cbie.wcbie.2015.778] [GS Search]

Zyda, M. J. C. (2005). From visual simulation to virtual reality to games. 38(9), 25-32. [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2020-06-02

Como Citar

PIRES, F.; PESSOA, M.; DE LIMA, F. M. M.; BERNARDO, J. R. S.; FERREIRA, R. M. O livro do conhecimento: um serious game educacional para aprendizagem de ortografia da Língua Portuguesa. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 436–460, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.436. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3948. Acesso em: 4 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)