Uma Abordagem Metodológica Experimental para Relacionar Emoções e Aprendizagem Utilizando Reconhecimento de Expressões Faciais

Authors

  • Carla Marina Paxiuba Programa de Computação Universidade Federal do Oeste do Pará https://orcid.org/0000-0002-9062-6079
  • Celson Pantoja Lima Programa de Computação Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.92

Keywords:

Reconhecimento de Emoções, Modelo de Aprendizagem, Sinais Corporais

Abstract

Atualmente é amplamente aceito que as emoções influenciam significativamente o processo de aprendizagem. Porém como reconhecer as emoções do aluno e como relacionar os vários tipos de emoções ao aprendizado, permanece uma questão em aberto. Este artigo apresenta um modelo de ensino que utiliza as emoções do aluno para apoiar o processo de ensino e de aprendizagem. As emoções dos alunos são obtidas automaticamente por meio de uma ferramenta de software para reconhecimento de expressões faciais. Os dados gerados pela ferramenta servem de embasamento para estabelecimento de correlações individuais e coletivas entre as emoções dos alunos e seu desempenho nas avaliações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Atkinson, R. L., Atkinson, R. C., Smith, E. E., Bem, D. J., & Nolen-Hoeksema, S. (2002). Introdução à psicologia de Hilgard. Porto Alegre: Artmed.

Bercht, M., & Viccari, R. (2000). Pedagogical Agents With Affective And Cognitive Dimensions. In: Congreso Iberoamericnao De Informatica Educativa, Vina Del Mar.Santiago: Universidad De Chile. [GS Search]

Conati, C., & Zhou, X. (2002). Modelling Students’ Emotions from Cognitive Appraisal in Educational Games. In: International Conference on Intelligent Tutoring Systems. Berlin: Springer-Verlag. [DOI: 10.1007/3-540-47987-2_94].[GS Search]

D. McDuff, R. El Kaliouby, T. Senechal, M. Amr, J. F. Cohn, R. Picard.(2013). Affectiva-mit facial expression dataset (am-fed): Naturalistic and spontaneous facial expressions collected in-the-wild, Computer Vision and Pattern Recognition Workshops (CVPRW) 2013 IEEE Conference on, 881-888. [DOI: 10.1007/3-540-47987-2_94].[GS Search]

Damasio, A. (1996). O Erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras. [GS Search]

Darwin C. (1872). The expression of the emotions in man and animals. London: John Murray. [GS Search]

Davis, M., & Lang, P. J. (2003). Emotion. In M. Gallagher & R. J. Nelson (Eds.), Handbook of psychology– volume 3: Biological psychology. New Jersey: John Wiley& Sons. [GS Search]

Dolog, P., & Schaefer, M. (2005). A Framework for browsing manipulating and maintaining interoperable learner profiles. Proceedings of UML2005 - 10 International Conference on User Modeling, Springer Verlag, United Kingdom, 2005. [DOI: 10.1007/11527886_52].[GS Search]

D’Mello, S. et al. (2010). A time for emoting: When affect-sensitivity is and isn’t effective at promoting deep learning. BT - 10th International Conference on Intelligent Tutoring Systems. [DOI: 10.1007/978-3-642-13388-6_29].[GS Search]

De Vicente, A., & Pain, H. (2002). Informing The Detection Of The Students' Motivational State: An Empirical Study. In: International Conference On Intelligent Tutoring Systems, 6., 2002, Biarritz, France. Proceedings... Berlin: Springer-Verlag, 2002. (pp. 933- 943). [DOI: 10.1007/3-540-47987-2_93].[GS Search]

Ekman, P. (2003). Emotions revealed. New York: Times Book.

Elliott, C. (1997). Affective Reasoner Personality Models For Automated Tutoring Systems. In: Workshop On Pedagogical Agents, 1. Kobe. Papers..Kobe: [S. N.]. (pp. 33-39). [GS Search]

Elliott, C., & Brzezinski, J. (1998). Autonomous Agents As Synthetic Characters. Ai Magazine, [S. L.], 19, 13-30, Summer. [DOI: 10.1609/aimag.v19i2.1366].[GS Search]

Felder, R. M, & Silverman, L. K. (1988). Learning and Teaching Styles in Engineering Education. Engineering Education, 78, 674-681. [GS Search]

Gazzaniga, M. S., & Heatherton, T. F. (2005). Personalidade. In Ciência psicológica: mente, cérebro e comportamento (pp. 470-496). Porto Alegre: Artmed

Georgeff, M. et al. (1998). The Belief-Desire-Intention Model of Agency. In: Müller J.P., Rao A.S., Singh M.P. (eds) Intelligent Agents V: Agents Theories, Architectures, and Languages. ATAL 1998. Lecture Notes in Computer Science, 1555. Springer, Berlin, Heidelberg. [DOI: 10.1007/3-540-49057-4_1].[GS Search]

Goleman, D. (1995). Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva. [GS Search]

Goodwin, C. J. (2005). História da psicologia moderna. São Paulo: Cultrix. [GS Search]

Izard, C. E. (1984). Emotion–cognition relationships and human development. Emotions, Cognition, and Behavior, 17-37. [GS Search]

James, W. (1890). The principles of psychology. New York: Holt. [GS Search]

Ledoux, J. (1996). The emotional brain: The mysterious underpinnings of emotional life. New York: Simon & Schuster. [GS Search]

Levenson, R. W. (1999). The intrapersonal functions of emotion. Cognition and Emotion, 13, 481-504. [DOI: 10.1080/026999399379159].[GS Search]

Liu, Y., & Ginther, D. (1999). Cognitive Styles and Distance Education. Online Journal of Distance Learning Administration. State University of West Georgia, Distance Education, Fall. [GS Search]

Lundqvist, D., & Öhman, A. (2005). Caught by the evil eye. In L. F. Barrett, P. M. Niedenthal, & P. Winkielman (Eds.), Emotion and consciousness (pp. 97-122). New York: Guilford. [GS Search]

Mandler, G. (2003). Emotion. In D. K. Freedheim & I. B. Weiner (Eds.), Handbook of psychology – volume 1: History of psychology (pp. 157–175). New Jersey: John Wiley & Sons. [GS Search]

Markham, R., & Wang, L. (1996). Recognition of emotion by Chinese and Australian children. Journal of Cross-Cultural Psychology, 27, 616-643. [DOI: 10.1177/0022022196275008].[GS Search]

Mora, F. (2013). NeuroEducación, solo se puede aprender aquello que se ama. Madri, 2013. (pp 65-72). [GS Search]

Niedenthal, P. M., Krauth-Gruber, S., & Ric, F. (2006). Psychology of emotion: Interpersonal, experiential, and cognitive approaches. New York: Psychology Press. [GS Search]

Picard, R. (1997). Affective Computing. Cambridge: MIT Press. [GS Search]

Piaget, J. (1989). A psicologia da criança. 17ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. [GS Search]

Plutchik, R. (2002). Emotions and life: Perspectives from psychology, biology and evolution. Washington, DC: American Psychological Association.[GS Search]

Schultz, D. P., & Schultz, S. E. (2009). História da psicologia moderna. São Paulo: Cengage Learning. [GS Search]

Vygotsky, L. (1994). The problem of the environment. Em: R. Van der Veer & J. Valsiner (Orgs.), The Vygotsky reader (pp. 338-354). Oxford, UK: Basil Blackwell Ltd.[GS Search]

Vygotsky, L. (1962). Thought and Language. Cambridge, MA: MIT Press.[GS Search]

Strongman, K. T. (2003). The Psychology of Emotion: From Everyday Life to Theory, West Sussex: Wiley and Sons.[GS Search]

Triantafillou, E., Pomportsis, A., & Demetriadis, S. (2003). The Design and the formative evaluation of an adaptive educational system based on cognitive styles. Computers & Education. 41, 87-103.[DOI: 10.1016/S0360-1315(03)00031-9].[GS Search]

Wehrle T., & Kaiser S. (2000). Emotion and Facial Expression. In: Paiva A. (eds) Affective Interactions. IWAI 1999. Lecture Notes in Computer Science, Springer, Berlin, Heidelberg. [DOI: 10.1007/10720296_5].[GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2020-02-16

Como Citar

PAXIUBA, C. M.; LIMA, C. P. Uma Abordagem Metodológica Experimental para Relacionar Emoções e Aprendizagem Utilizando Reconhecimento de Expressões Faciais. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 92–114, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.92. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3735. Acesso em: 4 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos Premiados