Repensando o Ensino com Novas Tecnologias, Design Thinking e Experiência do aluno: Um Estudo Qualitativo com base em Formação Docente

Authors

  • César Augusto Rangel Bastos UNIRIO
  • Sean Wolfgand Matsui Siqueira UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.573

Keywords:

Formação Docente, Design Thinking, Experiência do Usuário, Pesquisa-Formação

Abstract

Nas salas de aula é comum ouvir alunos reclamando de aulas monótonas e com metodologias ultrapassadas, enquanto professores reclamam da falta de motivação dos alunos. Este distanciamento entre a realidade dos alunos (imersos em uma cibercultura) com as práticas pedagógicas vem sendo pesquisado para que haja uma integração entre estes aspectos e se desenvolva uma educação de melhor qualidade. No trabalho apresentado neste artigo, investigamos três pilares para esta integração: tecnologia, Design Thinking e Experiência do Usuário. Consideramos um cenário de formação docente (curso) que explora estes três pilares. Seguimos uma abordagem qualitativa, com base em pesquisa-formação. A partir da análise do discurso dos cursistas em fóruns de discussão e relatórios textuais, apresentamos o resultado de sua construção de conhecimento em relação a estes três pilares e destacamos trechos de seus relatos que apresentam reflexões e possíveis mudanças nos conteúdos e práticas pedagógicas, bem como nos sujeitos em formação. Destacamos como principais impactos deste trabalho: o regaste da motivação de professores e alunos, a construção de conhecimento de forma crítica e criativa, e a aprendizagem mais significativa e centrada no estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguado, G., Fernández, C., Garreta-Domingo, M., Griset, R., & Valls, A. (2014). Course Sprints: Combining teacher training, design thinking and hackathons. Lecture Notes in Computer Science, 8523, 3-12. doi: 10.1007/978-3-319-07482-5_1 [GS Search]

Andersen, H. V., & Pitkänen, K. (2019). Empowering educators by developing professional practice in digital fabrication and design thinking. International Journal of Child-Computer Interaction, 21, 1-16. doi: 10.1016/j.ijcci.2019.03.001 [GS Search]

Bastos, C., & Siqueira, S. (2019). Uma Iniciativa de Formação Docente em Design Instrucional sob os enfoques de Design Thinking e Experiência do Usuário. Anais do Workshop de Informática na Escola, 25, 869-878. doi: 10.5753/cbie.wie.2019.869 [GS Search]

Bates, T. (2015). Teaching in a digital age: Guidelines for designing teaching and learning for a digital age. Tony Bates Associates.

Buley, L. (2013). The User Experience Team of One: A Research and Design Survival Guide. New York: Rosenfeld Media, 2013.

Buzan, T. (2005). Mapas mentais e sua elaboração. Editora Cultrix.

Clark, D. (2014). "Por Design Instrucional Sistema e ADDIE?". Acesso em 13/04/2020. http://goo.gl/v5V2sA

Cross, N. (2011). Design thinking: Understanding how designers think and work. Berg.

DePaolo, C. A., & Wilkinson, K. (2014). Get your head into the clouds: Using word clouds for analyzing qualitative assessment data. TechTrends, 58(3), 38-44. doi: 10.1007/s11528-014-0750-9 [GS Search]

Dunne, D., & Martin, R. (2006). Design thinking and how it will change management education: An interview and discussion. Academy of Management Learning & Education, 5(4), 512-523. [GS Search]

Ferreira, M. N. F., da Cruz Pinheiro, F., von Wangenheim, C. G., Missfeldt Filho, R., & Hauck, J. C. R. (2020). Ensinando Design de Interface de Usuário de Aplicativos Móveis no Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28, 48-72. doi: 10.5753/rbie.2020.28.0.48 [GS Search]

Filippo, D., Pimentel, M., & Wainer, J. (2011). Metodologia de pesquisa científica em sistemas colaborativos. Sistemas Colaborativos, 1, 379-404. Elsevier Brasil.

Foulger, T. S., Graziano, K. J., Schmidt-Crawford, D., & Slykhuis, D. A. (2017). Teacher educator technology competencies. Journal of Technology and Teacher Education, 25(4), 413-448. [Link]

Henriksen, D., Richardson, C., & Mehta, R. (2017). Design thinking: A creative approach to educational problems of practice. Thinking skills and Creativity, 26, 140-153. doi: 10.1016/j.tsc.2017.10.001 [GS Search]

Huang, R., Spector, J. M., & Yang, J. (2019). Educational Technology: A Primer for the 21st Century. Springer.

Interaction Design Foundation (IDF, 2016). Learning Experience Design - The Most Valuable Lessons. Released on November 2016. Acesso em 13/04/2020. [Link]

Josso, M. C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez.

Kilgore, W. (2016). UX to LX: The Rise of Learner Experience Design. Acesso em 13/04/2020. [Link]

Kirschner, P. A. (2015). Do we need teachers as designers of technology enhanced learning?. Instructional science, 43(2), 309-322. doi: 10.1007/s11251-015-9346-9 [GS Search]

Mishra, P., & Koehler, M. J. (2006). Technological pedagogical content knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers college record, 108(6), 1017-1054. [GS Search]

Nameghi, S. A. O., & Sheikhahmadi, M. (2016). From Teacher Isolation to Teacher Collaboration: Theoretical Perspectives and Empirical Findings. English Language Teaching, 9(5), 197-205. [GS Search]

Norman, D.A. (1982). Learning and Memory. San Francisco: W.H. Freeman & Company.

Norton, P., & Hathaway, D. (2015). In search of a teacher education curriculum: Appropriating a design lens to solve problems of practice. Educational Technology, 3-14. [GS Search]

Oliveira, J., & Andrade, A. (2019). Proposta de um Modelo Inovador de Formação de Professores baseado no Design Thinking. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8, 692-700. doi: 10.5753/cbie.wcbie.2019.692 [GS Search]

Raybourn, E.M. (2016). A Metaphor for Immersive Environments: Learning Experience Design Challenges and Opportunities. MODSIM World 2016, Paper No. 47. [GS Search]

Ribeiro, A., Longaray, A., & Behar, P. (2012). Práticas Criativas na Web 2.0: a construção de um objeto de aprendizagem. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, 22, 313-320. [GS Search]

Ruggiero, D., & Mong, C. J. (2015). The teacher technology integration experience: Practice and reflection in the classroom. Journal of Information Technology Education, 14, 161-178. doi: 10.28945/2227 [GS Search]

Santos, R., & Santos, E. O. (2015). Pesquisando nos cotidianos da cibercultura: uma experiência de pesquisa-formação multirreferencial. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, 24(44).

Silva, M. (2005). Docência interativa presencial e online. In: Valentini,Carla Beatris; Schelmmer, Eliane. (Org.). Aprendizagem em ambientes virtuais: compartilhando ideias e construindo cenários. Caxias do Sul: Educs. [GS Search]

Silva, P. A., & Cavalcante, P. S. (2016, November). Orquestrando processos didáticos com Design Thinking. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 5, 540-549. doi: 10.5753/cbie.wcbie.2016.540 [GS Search]

Simon, H. A. (1969). The sciences of the artificial. Cambridge, MA.

Stefaniak, J. (2020). The Utility of Design Thinking to Promote Systemic Instructional Design Practices in the Workplace. TechTrends, 64(2), 202-210. doi: 10.1007/s11528-019-00453-8 [GS Search]

Tondeur, J., Van Braak, J., Ertmer, P. A., & Ottenbreit-Leftwich, A. (2017). Understanding the relationship between teachers’ pedagogical beliefs and technology use in education: a systematic review of qualitative evidence. Educational Technology Research and Development, 65(3), 555-575. doi: 10.1007/s11423-016-9481-2 [GS Search]

Zhang, X., & Venkatesh, V. (2018). From design principles to impacts: A theoretical framework and research agenda. AIS Transactions on Human-Computer Interaction, 10(2), 105-128. doi: 10.17705/1thci.00106. [GS Search]

Watson, A. D. (2015). Design thinking for life. Art Education, 68(3), 12-18. [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2020-10-04

Como Citar

BASTOS, C. A. R.; SIQUEIRA, S. W. M. Repensando o Ensino com Novas Tecnologias, Design Thinking e Experiência do aluno: Um Estudo Qualitativo com base em Formação Docente. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 573–595, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.573. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3955. Acesso em: 22 dez. 2024.

Issue

Section

Artigos