Repensando o Ensino com Novas Tecnologias, Design Thinking e Experiência do aluno: Um Estudo Qualitativo com base em Formação Docente

Authors

  • César Augusto Rangel Bastos UNIRIO
  • Sean Wolfgand Matsui Siqueira UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.573

Keywords:

Formação Docente, Design Thinking, Experiência do Usuário, Pesquisa-Formação

Abstract

Nas salas de aula é comum ouvir alunos reclamando de aulas monótonas e com metodologias ultrapassadas, enquanto professores reclamam da falta de motivação dos alunos. Este distanciamento entre a realidade dos alunos (imersos em uma cibercultura) com as práticas pedagógicas vem sendo pesquisado para que haja uma integração entre estes aspectos e se desenvolva uma educação de melhor qualidade. No trabalho apresentado neste artigo, investigamos três pilares para esta integração: tecnologia, Design Thinking e Experiência do Usuário. Consideramos um cenário de formação docente (curso) que explora estes três pilares. Seguimos uma abordagem qualitativa, com base em pesquisa-formação. A partir da análise do discurso dos cursistas em fóruns de discussão e relatórios textuais, apresentamos o resultado de sua construção de conhecimento em relação a estes três pilares e destacamos trechos de seus relatos que apresentam reflexões e possíveis mudanças nos conteúdos e práticas pedagógicas, bem como nos sujeitos em formação. Destacamos como principais impactos deste trabalho: o regaste da motivação de professores e alunos, a construção de conhecimento de forma crítica e criativa, e a aprendizagem mais significativa e centrada no estudante.

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Arquivos adicionais

Published

2020-10-04

Como Citar

BASTOS, C. A. R.; SIQUEIRA, S. W. M. Repensando o Ensino com Novas Tecnologias, Design Thinking e Experiência do aluno: Um Estudo Qualitativo com base em Formação Docente. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 573–595, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.573. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3955. Acesso em: 4 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos