Os Modelos PENS e GameFlow na Avaliação da Satisfação do Jogador: Uma Análise com o Jogo "Caixa de Pandora" Mobile

Authors

  • Zildomar Carlos Felix Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Liliane dos Santos Machado Universidade Federal da Paraíba
  • Júlio Raphael O. Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Tereza Medeiros C. S. Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Luana Rodrigues de Almeida Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.664

Keywords:

Experiência do Jogador, Satisfação, GameFlow, PENS

Abstract

Mensurar a qualidade da experiência do jogador vem sendo objeto de estudo da comunidade de desenvolvimento de jogos digitais. Neste sentido, entender a experiência do jogador nos jogos com propósitos educacionais têm sido um campo de pesquisa desafiador. A satisfação percebida pelo jogador a partir da sua experiência vem se configurando como um dos meios para potencializar o engajamento em jogos, principalmente quando se trata de jogos com propósito. Este artigo apresenta a avaliação do jogo Caixa de Pandora Mobile após o processo de redesign de uma versão anterior. O objetivo do trabalho foi primeiro verificar se existia diferença significativa na satisfação dos jogadores a partir da aplicação dos modelos GameFlow e PENS e, posteriormente, verificar a satisfação percebida do jogador em relação ao progresso do seu conhecimento no conteúdo enquanto jogava. Os resultados estatísticos mostraram que mesmo utilizando modelos com abordagens distintas, a avaliação não apresentou diferença significativa nos resultados, sugerindo que embora os métodos originem-se de teorias diferentes, a satisfação apresentou bons resultados com o redesign do jogo. Os resultados também apontaram que os jogadores aumentaram o seu conhecimento com relação ao conteúdo educativo abordado, sugerindo que o processo de redesign foi bem sucedido sob o ponto de vista educacional, tal qual na versão anterior do jogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, L. R., Machado, L. S., & Medeiros, A. T. (2014). Serious game sobre violência contra a mulher: uma avaliação com profissionais de saúde. SBC–Proceedings of SBGames 2014, 567-575. [GS SEARCH]

Almeida, L. R., Machado, L. S., Medeiros, A. T., Coelho, H. F., Andrade, J. M., & Moraes, R. M. (2018). The caixa de pandora game: Changing behaviors and attitudes toward violence against women. Computers in Entertainment (CIE), 16(3), 1-13. DOI:10.1145/3236493 [GS SEARCH]

Audi, G., & Régis, F. (2014). Imersão em jogos narrativos de videogame/Immersion in narrative video games. Revista Contracampo, (29), 65-83. [GS SEARCH]

Argasiński, J. K.; Węgrzyn, P. (2018). Affective patterns in serious games. Future Generation Computer Systems, v. 92, 526–538. DOI:10.1016/j.future.2018.06.013 [GS SEARCH]

Barbetta, P. A. (2006). Estatística Aplicada às Ciências Sociais. 6ª Ed. Florianópolis: Ed. UFSC.

Barbosa, S., & Silva, B. (2010). Interação humano-computador. Elsevier Brasil.

Birk, M., & Mandryk, R. L. (2013). Control your game-self: effects of controller type on enjoyment, motivation, and personality in game. In Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems, (pp. 685-694). ACM. DOI:10.1145/2470654.2470752 [GS SEARCH]

Cairns, P. (2016). Engagement in digital games. In Why Engagement Matters (pp. 81-104). Springer, Cham. DOI: 10.1007/978-3-319-27446-1_4 [GS SEARCH]

Carvalho, R. N. S. D., & Ishitani, L. (2013). Fatores motivacionais para desenvolvimento de mobile serious games com foco no público da terceira idade: uma revisão de literatura. ETD-Educação Temática Digital, 15(1), 16-32. [GS SEARCH]

Csikszentmihalyi, mihaly. (1999). A descoberta do fluxo: a psicologia do envolvimento com a vida cotidiana. Rio de janeiro: Rocco.

Denisova, A., Nordin, A. I., & Cairns, P. (2016). The convergence of player experience questionnaires. In Proceedings of the 2016 Annual Symposium on Computer-Human Interaction in Play (pp. 33-37).DOI:10.1145/2967934.2968095 [GS SEARCH]

Dias, J. D., Mekaro, M. S., Lu, J. K. C., Tsuda, G. S. S. M., Otsuka, J. L., Beder, D. M., & Zem-Mascarenhas, S. H. (2016). Design e avaliação de um jogo educacional de anatomia e fisiologia digestória humana. XV Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital-SBGames, 288-294. [GS SEARCH]

Dörner, R., Göbel, S., Effelsberg, W., & Wiemeyer, J. (2016). Serious Games. Springer International Publishing. DOI:10.1007/978-3-319-40612-1 [GS SEARCH]

Eckardt, L., & Robra-Bissantz, S. (2019). EGameFlow in a Serious Game: Gaming Experience with the Same Game Design but Different Learning Content. In PACIS (p. 103). [GS SEARCH]

Fonseca, J. J. S. D., & Fonseca, S. D. (2007). Didática geral. Fortaleza: FGF.

Fu, F. L., Su, R. C., & Yu, S. C. (2009). EGameFlow: A scale to measure learners’ enjoyment of e-learning games. Computers & Education, 52(1), 101-112. DOI:10.1016/j.compedu.2008.07.004 [GS SEARCH]

Ijaz, K., Ahmadpour, N., Wang, Y., & Calvo, R. A. (2020). Player experience of needs satisfaction (PENS) in an immersive virtual reality exercise platform describes motivation and enjoyment. International Journal of Human–Computer Interaction, 1-10. DOI:10.1080/10447318.2020.1726107 [GS SEARCH]

Inchamnan, W. (2016). An Analysis of Creative Process Learning in Computer Game Activities through Player Experiences. IAFOR Journal of Education, 4(2), 119-139. [GS SEARCH]

Jegers, K. (2007). Pervasive game flow: understanding player enjoyment in pervasive gaming. Computers in Entertainment (CIE), 5(1), 9-es. DOI:10.1145/1236224.1236238 [GS SEARCH]

Kiili, K., De Freitas, S., Arnab, S., & Lainema, T. (2012). The design principles for flow experience in educational games. Procedia Computer Science, 15, 78-91. DOI:10.1016/j.procs.2012.10.060 [GS SEARCH]

Klarkowski, M., Johnson, D., Wyeth, P., McEwan, M., Phillips, C., & Smith, S. (2016, May). Operationalising and evaluating sub-optimal and optimal play experiences through challenge-skill manipulation. In Proceedings of the 2016 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems (pp. 5583-5594). DOI:10.1145/2858036.2858563 [GS SEARCH]

Löbach, B. (2001). Design industrial. São Paulo: Edgard Blücher.

Machado, L. S., Valença, A. M. G., & Morais, A. M. (2016). A serious game for education about oral health in babies. Tempus Actas de Saúde Coletiva, 10, 167-188. DOI:10.18569/tempus.v10i2.1657 [GS SEARCH]

Ninaus, M., Moeller, K., McMullen, J., & Kiili, K. (2017). Acceptance of Game-Based Learning and Intrinsic Motivation as Predictors for Learning Success and Flow Experience, 15-30. DOI:10.17083/ijsg.v4i3.176 [GS SEARCH]

O'Brien, H. L., & Toms, E. G. (2008). What is user engagement? A conceptual framework for defining user engagement with technology. Journal of the American Society for Information Science and Technology, 59(6), 938-955. DOI:10.1002/asi.20801 [GS SEARCH]

Przybylski, A. K., Rigby, C. S., & Ryan, R. M. (2010). A motivational model of video game engagement. Review of general psychology, 14(2), 154-166. DOI:10.1037%2Fa00194400 [GS SEARCH]

Rigby, S., & Ryan, R. (2007). The player experience of need satisfaction (PENS) model. Immersyve Inc.

Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2000). Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American psychologist, 55(1), 68-78. DOI:10.1037/0003-066X.55.1.68 [GS SEARCH]

Ryan, R. M., Rigby, C. S., & Przybylski, A. (2006). The Motivational Pull of Video Games: A Self-Determination Theory Approach. Motivation and Emotion, 30(4), 344–360. DOI:10.1007/s11031-006-9051-8 [GS SEARCH]

Schell, J. (2014). The Art of Game Design: A book of lenses. AK Peters/CRC Press.

Sousa Pires, F. G., Michel, F., Bernardo, J. R. S., Melo, R., & de Freitas, R. (2018). O livro do conhecimento: Um jogo de aventura para exercitar a ortografia. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 695-704. DOI:10.5753/cbie.sbie.2018.695 [GS SEARCH]

Sweetser, P., Johnson, D., Wyeth, P., Anwar, A., Meng, Y., & Ozdowska, A. (2017). GameFlow in different game genres and platforms. Computers in Entertainment (CIE), 15(3), 1-24. DOI:10.1145/3034780 [GS SEARCH]

Sweetser, P., & Wyeth, P. (2005). GameFlow: a model for evaluating player enjoyment in games. Computers in Entertainment (CIE), 3(3), 1-24. DOI:10.1145/1077246.1077253 [GS SEARCH]

Tamborini, R., Bowman, N. D., Eden, A., Grizzard, M., & Organ, A. (2010). Defining media enjoyment as the satisfaction of intrinsic needs. Journal of communication, 60(4), 758-777. DOI:10.1111/j.1460-2466.2010.01513.x [GS SEARCH]

Tsuda, M., Sanches, V. M., Ferreira, T. G., Otsuka, J. L., & Beder, D. M. (2014). Análise de métodos de avaliação de jogos educacionais. Proceedings of XIII SBGames, 12-14. [GS SEARCH]

Whitton, N. (2010). Game Engagement Theory and Adult Learning. Simulation & Gaming, 42(5), 596–609. DOI:10.1177%2F1046878110378587 [GS SEARCH]

Wilkinson, P. (2013). Affective educational games: Utilizing emotions in game-based learning. In 2013 5th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VS-GAMES) (1-8). IEEE. DOI:10.1109/VS-GAMES.2013.6624219 [GS SEARCH]

Wouters, P., & Van Oostendorp, H. (2017). Overview of instructional techniques to facilitate learning and motivation of serious games. In Instructional techniques to facilitate learning and motivation of serious games, 1-16. Springer, Cham. DOI:10.1007/978-3-319-39298-1_1 [GS SEARCH]

Arquivos adicionais

Published

2020-10-12

Como Citar

FELIX, Z. C.; MACHADO, L. dos S.; SILVA, J. R. O.; SILVA, A. T. M. C. S.; ALMEIDA, L. R. de. Os Modelos PENS e GameFlow na Avaliação da Satisfação do Jogador: Uma Análise com o Jogo "Caixa de Pandora" Mobile. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 664–692, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.664. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3957. Acesso em: 4 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos