Sistemas Inteligentes para Desenvolvimento de Competências e Diagnóstico de pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Authors

  • Nathália Assis Valentim Universidade Federal de Uberlândia
  • Valéria Peres Asnis Universidade Federal de Uberlândia
  • Nassim Chamel Elias Universidade Federal de São Carlos
  • Fabiano Azevedo Dorça Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2022.2535

Keywords:

Sistemas Inteligentes para Educação, Inteligência Artificial, Transtorno do Espectro do Autismo, Revisão Sistemática da Literatura

Abstract

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um tema que pode ser discutido em diversas áreas do conhecimento. Periódicos e conferências científicas importantes incluem temas relacionados ao TEA no seu âmbito de interesse. Neste contexto, a área de Inteligência Artificial (IA), com o seu crescimento rápido e a grande variedade de locais de disseminação, também tem abordado o TEA e o desenvolvimento de tecnologias, o que representa atualmente um desafio aos pesquisadores em manter o acompanhamento das novas descobertas e tendências nesta área. Nesta perspectiva, este trabalho coletou e analisou artigos de pesquisa que abordaram o TEA considerando aplicações de IA para o desenvolvimento de tecnologias no âmbito do treinamento educacional e comportamental, com o objetivo de detectar tendências, padrões, lacunas e oportunidades de pesquisa, proporcionando uma visão detalhada deste campo de pesquisa em um período de 6 anos. Adotou-se a abordagem de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) como metodologia para responder importantes questões de pesquisa na área.

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Published

2022-12-08

Como Citar

VALENTIM, N. A.; ASNIS, V. P.; ELIAS, N. C.; DORÇA, F. A. Sistemas Inteligentes para Desenvolvimento de Competências e Diagnóstico de pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 30, p. 672–696, 2022. DOI: 10.5753/rbie.2022.2535. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2535. Acesso em: 11 nov. 2024.

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