Uma nova abordagem para o Problema de Balanceamento de Currículo Acadêmico

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2965

Keywords:

Problema de Balanceamento de Currículo Acadêmico, Programação Inteira Quadrática Mista, Programação por Restrições, Método da Soma Ponderada, Fronteira de Pareto, Desenvolvimento Web

Abstract

O Balanceamento de Currículo Acadêmico é uma alternativa de construção de percursos curriculares, com o foco no planejamento da carga de trabalho do estudante, ao atribuir disciplinas a períodos de forma balanceada, com relação ao número de créditos, e respeitando os pré-requisitos. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo multiobjetivo, intitulado Balanceamento de Currículo Acadêmico com Dados de Retenção, que possui três objetivos: distribuir de forma mais homogênea os créditos entre os períodos, aproximar as disciplinas inter-relacionadas, e balancear mais adequadamente as disciplinas com índices de retenção elevados. O modelo foi transcrito utilizando um algoritmo exato de Programação Inteira Quadrática Mista, e Programação por Restrições. Devido à sua característica multi-objetivo, foi aplicado o método da Soma Ponderada na consecução das soluções, constituídas na fronteira de Pareto. Os resultados experimentais obtidos pelos testes em um currículo do ensino superior, proporcionaram melhorias significativas no equilíbrio da carga de trabalho dos estudantes. Uma ferramenta computacional que abarca o novo modelo foi desenvolvida, de modo a possibilitar a aplicação da abordagem proposta em cenários reais, favorecendo a aprendizagem e a conclusão do curso no tempo ideal. Em uma Pesquisa de Opinião realizada com estudantes e gestores, restou demonstrado o cumprimento dos objetivos da ferramenta, e a sua aplicabilidade.

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Arquivos adicionais

Published

2023-10-01

Como Citar

LOPES, C. B. de S.; ASSIS, L. P. de; ANDRADE, A. V.; PITANGUI, C. G.; DORÇA, F. A. Uma nova abordagem para o Problema de Balanceamento de Currículo Acadêmico. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 631–658, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2965. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2965. Acesso em: 22 dez. 2024.

Issue

Section

Artigos