HomeLab: Levando o Laboratório até a Residência do Aluno

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2807

Keywords:

Laboratório remoto, Eletrônica digital, Internet das coisas

Abstract

O período de pandemia da COVID-19 caracterizado pela adoção das práticas de distanciamento social trouxe consigo desafios e oportunidades de inovação nas práticas de ensino. No caso das disciplinas que utilizavam um aparato experimental de laboratório, observou-se uma demanda crescente por recursos de simulação, emulação e os chamados laboratórios remotos. Por mais que os laboratórios remotos sejam vistos como um poderoso recurso para mitigar as perdas de ensino-aprendizagem de um laboratório físico, seu uso de forma isolada não é o ideal, pois o aluno não possui um contato direto com os componentes utilizados. Neste sentido, aqui é proposto o conceito de “HomeLab”, que consiste na integração entre o laboratório remoto e a própria residência do aluno utilizando o protocolo MQTT, permitindo com que o aluno interaja diretamente com o laboratório remoto por meio de dispositivos de Internet das Coisas instalados em sua residência. Um estudo de caso é apresentado no contexto de uma disciplina de laboratório de eletrônica digital, onde os alunos realizaram projetos explorando este recurso. Além do protocolo MQTT, foram utilizados tecnologias de Internet das Coisas e o aprendizado baseado em projetos. Cinco projetos foram desenvolvidos com sucesso e permitiram aos alunos desenvolver habilidades técnicas de prototipagem e integração com sensores e atuadores embarcados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amaral Aires, R. W., Moreira, F. K., & de Sá Freire, P. (2017). Indústria 4.0: competências requeridas aos profissionais da quarta revolução industrial. In Anais do congresso internacional de conhecimento e inovação–Ciki (Vol. 1). [GS Search]

Ashton, K. (2009). That ‘internet of things’ thing. RFID journal, 22(7), 97–114. [GS Search]

Balamuralithara, B., & Woods, P. C. (2009). Virtual laboratories in engineering education: The simulation lab and remote lab. Computer Applications in Engineering Education, 17(1), 108–118. doi: 10.1002/cae.20186 [GS Search]

Bloom, B. S., Krathwohl, D. R., Masia, B. B., et al. (1984). Bloom taxonomy of educational objectives. In Allyn and bacon. Pearson Education London. [GS Search]

Carvalho, D. A., Almeida, M. T., Júnior, S. B. N., Silva, S. A. d. A. S., Cyrillo, Y. M., & Gomes, F. J. (2014). A estratégia pjbl no século xxi: utilização das ferramentas digitais. International Journal on Alive Engineering Education, 1(1), 75–89. [GS Search]

DeBoer, J., Haney, C., Atiq, S. Z., Smith, C., & Cox, D. (2019). Hands-on engagement online: using a randomised control trial to estimate the impact of an at-home lab kit on student attitudes and achievement in a mooc. European Journal of Engineering Education, 44(1-2), 234–252. doi: 10.1080/03043797.2017.1378170 [GS Search]

Gomes, L., & Bogosyan, S. (2009). Current trends in remote laboratories. IEEE Transactions on Industrial Electronics, 56(12), 4744-4756. doi: 10.1109/TIE.2009.2033293 [GS Search]

Hayashi, V., Almeida, F., Arakaki, R., Teixeira, J., Martins, D., Midorikawa, E., . . . Canovas, S. (2020). Labead: Laboratório remoto para o ensino de engenharia. In Anais dos workshops do ix congresso brasileiro de informática na educação (pp. 187–194). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC.

Kokotsaki, D., Menzies, V., & Wiggins, A. (2016). Project-based learning: A review of the literature. Improving schools, 19(3), 267–277. doi: 10.1177/1365480216659733 [GS Search]

Krajcik, J. S., & Blumenfeld, P. C. (2005). Project-based learning. The Cambridge Handbook of the Learning Sciences, 317–334. doi: 10.1017/CBO9780511816833.020 [GS Search]

Krathwohl, D. R. (2002). A revision of bloom’s taxonomy: An overview. Theory into practice, 41(4), 212–218. doi: 10.1207/s15430421tip4104_2 [GS Search]

Larriba, M., Rodríguez-Llorente, D., Cañada-Barcala, A., Sanz-Santos, E., Gutiérrez-Sánchez, P., Pascual-Muñoz, G., . . . García, J. (2021). Lab at home: 3d printed and low-cost experiments for thermal engineering and separation processes in covid-19 time. Education for chemical engineers, 36, 24–37. doi: 10.1016/j.ece.2021.02.001 [GS Search]

Light, R. A. (2017). Mosquitto: server and client implementation of the mqtt protocol. Journal of Open Source Software, 2(13). doi: 10.21105/joss.00265 [GS Search]

Maqsood, S., Kilpatrick, S. M., Truong, C. D., & Lefler, S. R. (2021). Analysis of amylase in the kitchen: an at-home biochemistry experiment for the covid-19 pandemic. Journal of Chemical Education, 98(3), 858–865. doi: 10.1021/acs.jchemed.0c01236 [GS Search]

Post, L. S., Guo, P., Saab, N., & Admiraal, W. (2019). Effects of remote labs on cognitive, behavioral, and affective learning outcomes in higher education. Computers & Education, 140, 103596. doi: 10.1016/j.compedu.2019.103596 [GS Search]

Qiang, Z., Obando, A. G., Chen, Y., & Ye, C. (2020). Revisiting distance learning resources for undergraduate research and lab activities during covid-19 pandemic. Journal of Chemical Education, 97(9), 3446–3449. doi: 10.1021/acs.jchemed.0c00609 [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2023-10-09

Como Citar

ALMEIDA, F. V. de; HAYASHI, V. T.; CARRER, A. M.; ARAKAKI, R. HomeLab: Levando o Laboratório até a Residência do Aluno. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 712–730, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2807. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2807. Acesso em: 8 set. 2024.

Issue

Section

Artigos