HomeLab: Levando o Laboratório até a Residência do Aluno

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2807

Keywords:

Laboratório remoto, Eletrônica digital, Internet das coisas

Abstract

O período de pandemia da COVID-19 caracterizado pela adoção das práticas de distanciamento social trouxe consigo desafios e oportunidades de inovação nas práticas de ensino. No caso das disciplinas que utilizavam um aparato experimental de laboratório, observou-se uma demanda crescente por recursos de simulação, emulação e os chamados laboratórios remotos. Por mais que os laboratórios remotos sejam vistos como um poderoso recurso para mitigar as perdas de ensino-aprendizagem de um laboratório físico, seu uso de forma isolada não é o ideal, pois o aluno não possui um contato direto com os componentes utilizados. Neste sentido, aqui é proposto o conceito de “HomeLab”, que consiste na integração entre o laboratório remoto e a própria residência do aluno utilizando o protocolo MQTT, permitindo com que o aluno interaja diretamente com o laboratório remoto por meio de dispositivos de Internet das Coisas instalados em sua residência. Um estudo de caso é apresentado no contexto de uma disciplina de laboratório de eletrônica digital, onde os alunos realizaram projetos explorando este recurso. Além do protocolo MQTT, foram utilizados tecnologias de Internet das Coisas e o aprendizado baseado em projetos. Cinco projetos foram desenvolvidos com sucesso e permitiram aos alunos desenvolver habilidades técnicas de prototipagem e integração com sensores e atuadores embarcados.

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Arquivos adicionais

Published

2023-10-09

Como Citar

ALMEIDA, F. V. de; HAYASHI, V. T.; CARRER, A. M.; ARAKAKI, R. HomeLab: Levando o Laboratório até a Residência do Aluno. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 712–730, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2807. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2807. Acesso em: 22 dez. 2024.

Issue

Section

Artigos