Questões éticas e pós-publicação

A RBIE adere ao Código de Conduta da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e segue as principais práticas do COPE (Comitê de Ética em Publicações) em seu processo editorial e materiais publicados. Mais do que garantir a adesão da RBIE a altos padrões de práticas éticas, a revista se compromete a educar e apoiar autores, revisores, editores, leitores e todos os envolvidos na ética em publicações, visando práticas mais éticas.

Solicitações aos editores para tratar de questões éticas, reclamações, correções, retratações, atualizações e outros assuntos devem ser feitas na seção "Solicitações aos Editores", utilizando a funcionalidade "Fazer uma Nova Submissão" (marque todos os requisitos da submissão para prosseguir). Os interessados ​​devem submeter um documento PDF "Outros", em texto simples, descrevendo a solicitação da forma mais direta e fundamentada possível.

Possíveis casos (entre outros) que requerem análise e ações por parte do Conselho Editorial estão listados abaixo.

  • Alegações de má conduta: qualquer má conduta, pré ou pós-publicação, por parte dos autores. As solicitações devem apresentar diretamente a questão a ser analisada, fornecendo as evidências ou fundamentos necessários.
  • Autoria e contribuição: qualquer problema ou potencial disputa referente à autoria, contribuição ou qualquer informação a ser corrigida sobre os autores e suas contribuições. A RBIE incentiva os autores a descreverem suas contribuições individuais para o artigo utilizando a taxonomia CRediT e sugere que as solicitações referentes à autoria façam referência à mesma taxonomia quando aplicável. Como os autores são responsáveis ​​por suas publicações e devem fornecer seus números ORCID, as solicitações para atualização/correção de informações dos autores (por exemplo, nome do autor) devem ter fundamento legal.
  • Reclamações e recursos: qualquer reclamação contra a revista, o conselho editorial, os revisores ou a editora relacionada ao processo editorial, práticas, instrumentos e condutas. Solicitações ou reclamações envolvendo os editores-chefes devem ser enviadas diretamente à editora da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) por e-mail (publicacoes@sbc.org.br) com o assunto "Comunicação referente ao Conselho Editorial da RBIE".
  • Conflitos de interesse / Interesses concorrentes: qualquer solicitação ou informação referente a conflitos de interesse de autores, revisores, editores associados ou convidados, periódico e editora, sejam identificados antes ou depois da publicação. As solicitações devem explicar os conflitos ou interesses concorrentes, fornecendo as evidências ou fundamentos necessários.
  • Questões de propriedade intelectual: a RBIE não cobra taxas de processamento de artigos e todos os artigos publicados seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Os autores concordam com os termos da licença, mantêm os direitos autorais e os direitos de publicação plenos, sem restrições, e são responsáveis ​​por garantir que possuem o direito de usar qualquer material de terceiros que apareça em sua publicação. A RBIE publica apenas trabalhos originais e as versões estendidas de artigos publicados em conferências devem ter, no mínimo, 30% de conteúdo original. Alegações de plágio, publicação redundante/sobreposta, violações de propriedade intelectual e questões relacionadas devem ser apresentadas diretamente, e os denunciantes devem fornecer as evidências necessárias para fundamentar a análise.
  • Problemas com dados e reprodutibilidade: A RBIE valoriza o rigor e a reprodutibilidade (ou justificativa), incentivando os autores a disponibilizarem seus conjuntos de dados, métodos, softwares, transcrições e outros materiais relevantes. Questões relacionadas ao rigor e à reprodutibilidade da pesquisa que afetem sua contribuição e validade devem ser relatadas para análise, fornecendo as evidências ou explicações necessárias.
  • Ética em pesquisa: como requisito para submissão, a RBIE solicita que os autores indiquem explicitamente como as questões éticas da pesquisa foram abordadas e gerenciadas, incluindo a aprovação da pesquisa por um Comitê de Ética em Pesquisa e a adesão a códigos de conduta nacionais e internacionais específicos para pesquisa, quando aplicável. A RBIE convida os autores a examinarem criticamente suas referências, histórico e métodos, buscando evitar e combater diferentes vieses na ciência. Qualquer questão ética relacionada a qualquer aspecto da pesquisa deve ser apontada e explicada, e os informantes devem fornecer as informações necessárias para análise.

Processo de Análise

A RBIE está comprometida em manter a integridade do registro científico e investigar minuciosamente as preocupações relatadas formalmente por autores e leitores. Os Editores-Chefes analisarão as solicitações recebidas e fornecerão uma resposta inicial em até 30 dias, indicando o resultado e as ações subsequentes, quando aplicável. Se necessário, os editores poderão solicitar informações adicionais para complementar, esclarecer ou fundamentar a solicitação. Quando uma solicitação for feita por terceiros ou quando solicitada pelos próprios autores, os Editores-Chefes garantirão o anonimato do processo.

Os autores sempre terão a oportunidade de responder às questões levantadas por uma solicitação formal e poderão ser solicitados a fornecer documentos originais não processados. Os Editores-Chefes podem designar um comitê consultivo composto por, no mínimo, três membros para analisar a solicitação e consultar especialistas durante a investigação, se necessário.

Resultados

Os resultados da análise serão enviados diretamente às partes interessadas por meio do sistema OJS. O manuscrito poderá ser rejeitado e devolvido aos autores caso ainda esteja em análise. Se o artigo já tiver sido publicado, os resultados da análise poderão incluir:

  • i) Nenhuma ação adicional é necessária, quando os esclarecimentos forem suficientes e a solicitação for encerrada;
  • ii) Correções ou Retratações, quando revisões referentes à publicação forem realizadas pelas partes responsáveis ​​e atualizadas no registro do artigo; ou
  • iii) Remoção do conteúdo publicado, quando o conteúdo publicado for removido e não estiver mais disponível na revista.

Correções e Retratações

A RBIE publica correções, declarações de retratação e outras atualizações pós-publicação, incluindo Manifestações Editoriais de Preocupação sobre o conteúdo publicado (artigos, materiais suplementares, dados, etc.). Todos os tipos de correções/retratações são vinculados bidirecionalmente ao artigo original e indexados. Ao clicar no link DOI, os leitores acessam o registro do artigo, com todos os materiais publicados, emendas formais e correções.

No caso de correções, o artigo original (PDF) geralmente é corrigido e vinculado bidirecionalmente à Nota Editorial publicada, que detalha a situação original e explica as correções realizadas. Quando não for possível corrigir o artigo original, ele permanecerá inalterado, e a Nota Editorial fornecerá todas as informações e o conteúdo necessários.

Alguns tipos comuns de correções e retratações são:

  • Adendo: geralmente publicado quando informações ou materiais suplementares essenciais, vitais para a compreensão do artigo pelos leitores, são conhecidos, produzidos ou disponibilizados após a publicação.
  • Correção do Autor: emitida para retificar erros significativos cometidos pelo(s) autor(es) que impactam a integridade científica do artigo publicado, o registro da publicação ou a reputação do periódico, dos autores, de suas instituições, dos participantes da pesquisa ou de quaisquer outras partes interessadas.
  • Alteração do nome do Autor: quando os autores alteram seus nomes por motivos justificáveis, podem solicitar a correção de seus nomes, pronomes e outros dados biográficos pertinentes em artigos publicados antes da alteração. Essa correção pode ser discreta, sem qualquer nota, ou o autor pode optar por uma Correção de Autor formal.
  • Nota Editorial: publicada para informar os leitores sobre qualquer questão relevante a respeito de um artigo publicado que exija sua atenção (por exemplo, a revista iniciou uma investigação em resposta a uma solicitação formal).
  • Manifestação Editorial de Preocupação: uma declaração emitida pelos editores para notificar os leitores sobre preocupações significativas que impactam a integridade de um artigo publicado.
  • Correção da Revista: publicada para corrigir erros cometidos pela revista que impactam a integridade científica do artigo publicado, o histórico da publicação ou a reputação da revista, dos autores, de suas instituições, dos participantes da pesquisa ou de quaisquer outras partes interessadas.
  • Retração: um artigo publicado pode ser retratado quando a integridade do trabalho publicado é significativamente comprometida devido a erros no planejamento, na condução, na análise ou na apresentação da pesquisa. Violações da ética de publicação ou de pesquisa também podem levar à retratação de um artigo. O artigo original é marcado como retratado, mas a versão em PDF permanece acessível.

Notas editoriais, manifestações de preocupação, retratações e outras atualizações relevantes são publicadas no registro do artigo, acessível por meio de seu DOI. A declaração de retratação geralmente inclui uma declaração de concordância ou discordância dos autores.

Remoção de conteúdo

Em situações extraordinárias, a RBIE reserva-se o direito de remover um artigo, material suplementar, dados ou outro conteúdo de sua plataforma. Os editores-chefes podem tomar essa medida nas seguintes circunstâncias: 

  • (i) O conteúdo publicado apresenta problemas graves que comprometem sua integridade e correções ou retratações não conseguem resolvê-los. 
  • (ii) O conteúdo é difamatório, infringe os direitos de propriedade intelectual de terceiros, o direito à privacidade ou outros direitos legais, ou é ilegal de alguma outra forma; 
  • (iii) Uma ordem judicial ou governamental foi emitida ou provavelmente será emitida, determinando a remoção do conteúdo; 
  • (iv) Se não for removido, o conteúdo pode representar um risco imediato e grave à integridade de pessoas, organizações, natureza ou outras partes interessadas. A remoção pode ser temporária ou permanente, mas os metadados bibliográficos (por exemplo, título, autores, DOI) serão mantidos, acompanhados de uma declaração explicando os motivos da remoção do conteúdo.

A instituição do autor poderá ser informada sobre solicitações em andamento ou concluídas. Como a RBIE não cobra taxas de processamento de artigos (APC), os autores serão responsáveis ​​por cobrir os custos de publicação (por exemplo, emissão de DOI e validação de metadados) que não sejam resultado de erros no processo editorial.

O principal objetivo da RBIE é salvaguardar a integridade do material publicado, priorizando isso em detrimento da atribuição de culpa a indivíduos ou instituições específicas. Portanto, embora a RBIE esteja comprometida em fornecer notificações claras e transparentes aos leitores, suas declarações não identificarão nem atribuirão responsabilidade a indivíduos nomeados. As declarações podem direcionar os leitores a relatórios de investigações institucionais disponíveis publicamente para obter mais informações.

Embora a RBIE se dedique a abordar prontamente as questões pós-publicação e esteja comprometida em responder rapidamente às solicitações recebidas, o processo investigativo leva tempo devido à complexidade das discussões e à necessidade de obter dados originais e consultar especialistas. Portanto, quando surgirem preocupações sobre o material publicado, a RBIE emitirá Notas Editoriais ou Manifestações Editoriais de Preocupação para informar nossos leitores durante o processo investigativo.