Modelo de Avaliação Formativa para a Aprendizagem com Gamificação: Um Estudo de Caso para o Ensino de Engenharia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.358

Keywords:

Gamificação, Avaliação formativa, Educação, Engenharia, Ambientes de aprendizagem

Abstract

Este artigo apresenta um modelo de avaliação para a aprendizagem baseado em gamificação fundamentado no conceito de avaliação formativa, elaborado por meio da plataforma Moodle. Os relatos de estudos de caso relacionados demonstram que, ao se trabalhar com gamificação, a construção do processo avaliativo é problemática. A partir das concepções depreendidas da fundamentação teórica, foi idealizada a aplicação baseada no modelo proposto. Para a realização do estudo de caso, foram compostos dois grupos a partir de um total de onze estudantes de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG): grupo controle, que realizou as tarefas utilizando a forma padrão da disciplina; e grupo experimental, que utilizou o modelo elaborado nesta pesquisa. Os resultados foram obtidos sob duas perspectivas: qualitativa e quantitativa. A primeira analisou o desempenho dos estudantes nas tarefas comparando as pontuações alcançadas para cada um dos grupos. A segunda mensurou o impacto e a aceitação da ferramenta proposta como facilitadora da avaliação para a aprendizagem. Concluiu-se que os estudantes que utilizaram o modelo gamificado obtiveram melhores resultados em termos de notas, na comparação com o grupo de controle, bem como consideraram positiva a experiência com a ferramenta. Dessa forma, é possível inferir que o modelo de avaliação formativa gamificado contribui para a aprendizagem no contexto em que foi empregado.

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Arquivos adicionais

Published

2021-04-03

Como Citar

GONÇALVES, M. C.; FREITAS, A. L. C. de; GONÇALVES, E. M. N. Modelo de Avaliação Formativa para a Aprendizagem com Gamificação: Um Estudo de Caso para o Ensino de Engenharia. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 358–384, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.358. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2982. Acesso em: 11 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos