Percepção de Docentes que lecionam Programação de Computadores quanto à Formação Pedagógica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.133

Keywords:

Programação de Computadores, Ensino/Aprendizagem, Formação Pedagógica

Abstract

Os cursos da área de computação e informática nos diferentes níveis de ensino possuem, como uma de suas metas, capacitar os estudantes a programar computadores. No entanto, a literatura tem evidenciado que os docentes, ao ensinar programação, têm obtido menos êxito do que deveriam e precisariam ter. Nessa direção, considerando que pelo menos uma parte das dificuldades relativas ao processo de ensino/aprendizagem de programação pode estar relacionada à formação pedagógica ou à ausência dela pelos docentes, objetivou-se, neste estudo, investigar a percepção de docentes quanto à formação pedagógica e ao processo de ensino/aprendizagem de programação. Para tanto, foi desenvolvido um estudo exploratório de abordagem qualitativa, com docentes das áreas de computação, informática e afins, que lecionaram alguma disciplina relacionada à programação nos últimos cinco anos. Por intermédio da análise dos dados coletados, observou-se que os docentes com formação pedagógica participam mais de atividades direcionadas ao exercício do magistério durante a graduação, bem como possuem uma percepção positiva da preparação fornecida pelo ensino superior para exercer a docência, quando em comparação aos docentes que não possuem essa formação. Verificou-se, ao se comparar as práticas pedagógicas, conteúdos, recursos e tecnologias, instrumentos e técnicas avaliativas, além das atitudes de aprendizagem e perfil dos estudantes e turmas a que foram expostos enquanto eram estudantes e que expõem seus alunos agora como docentes, que a maior parcela, tanto dos docentes com formação pedagógica quanto os sem essa formação, indica que essa série de elementos é semelhante em muitos aspectos. Ademais, ambos os grupos de professores consideram importante ter uma prática docente embasada por teorias de aprendizagem e metodologias de ensino/aprendizagem, considerando também que que a pós-graduação contribuiu em sua preparação para o exercício do magistério.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Henrique Berssanette, Instituto Federal do Paraná

Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Telêmaco Borba. Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2016). Atualmente é doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A sua investigação centra-se na avaliação das contribuições de uma abordagem pedagógica baseada na utilização da associação de Metodologias de Aprendizagem Ativa e a Teoria da Carga Cognitiva para o ensino da Programação de Computadores.

Antonio Carlos de Francisco, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e professor titular do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (Mestrado e Doutorado) na UTFPR, Campus Ponta Grossa. Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1999) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003).

Referências

Arimoto, M., & Oliveira, W. (2019). Dificuldades no Processo de Aprendizagem de Programação de Computadores: um Survey com Estudantes de Cursos da Área de Computação. Anais do Workshop Sobre Educação Em Computação (WEI), 244-254. DOI: 10.5753/wei.2019.6633 [GS Search]

Aureliano, V. C. O., Tedesco, P. C. de A. R., & Giraffa, L. M. M. (2016). Desafios e oportunidades aos processos de ensino e de aprendizagem de programação para iniciantes. Anais do Workshop Sobre Educação Em Computação (WEI), 71-80. DOI: 10.5753/wei.2016.9650 [GS Search]

Bennedsen, J., & Caspersen, M. E. (2007). Failure rates in introductory programming. ACM SIGCSE Bulletin, 39(2), 32-36. DOI: 10.1145/1272848.1272879 [GS Search]

Bennedssen, J., & Caspersen, M. E. (2008). Abstraction ability as an indicator of success for learning computing science? Proceeding of the Fourth International Workshop on Computing Education Research - ICER ’08, May 2014, 15-26. DOI: 10.1145/1404520.1404523 [GS Search]

Berssanette, J. H., & Frencisco, A. C. (2018). Proposta de Abordagem Prática para o Ensino de Programação Baseada em Ausubel. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), 29, 398. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2018.398 [GS Search]

Bosse, Y., & Gerosa, M. A. (2015). As Disciplinas de Introdução à Programação na USP: um Estudo Preliminar. Anais do Workshop Sobre Educação Em Computação (WEI), 1389. DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2015.1389 [GS Search]

BRASIL. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: [link] [GS Search]

Caspersen, M. E. (2007). Educating Novices in the Skills of Programming. Department of Computer Science. Daimi PhD Dissertation No. PD-07-4. Disponível em: [link] [GS Search]

Costa, E. B., Fonseca, B., Santana, M. A., de Araújo, F. F., & Rego, J. (2017). Evaluating the effectiveness of educational data mining techniques for early prediction of students’ academic failure in introductory programming courses. Computers in Human Behavior, 73, 247-256. DOI: 10.1016/j.chb.2017.01.047 [GS Search]

Coutinho, E. F., Lima, E. T. de, & Santos, C. C. (2017). Um panorama sobre o desempenho de uma disciplina inicial de programação em um curso de graduação. Revista Tecnologias Na Educação, 19, 1-15. Disponível em: [link] [GS Search]

Génova, G., & González, M. R. (2017). Educational Encounters of the Third Kind. Science and Engineering Ethics, 23(6), 1791-1800. DOI: 10.1007/s11948-016-9852-4 [GS Search]

GIRAFFA, L. M. M., & MORA, M. da C. (2016). Evasão na disciplina de algoritmo e programação: um estudo a partir dos fatores intervenientes na perspectiva do aluno. Congresos CLABES. Disponível em: [link] [GS Search]

Gomes, A., & Mendes, A. (2014). A teacher’s view about introductory programming teaching and learning: Difficulties, strategies and motivations. 2014 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE) Proceedings, 2015-Febru(February), 1-8. DOI: 10.1109/FIE.2014.7044086 [GS Search]

GURER, M. D., CETIN, I., & TOP, E. (2019). Factors Affecting Students’ Attitudes toward Computer Programming. Informatics in Education, 18(2), 281-296. DOI: 10.15388/infedu.2019.13 [GS Search]

Guzdial, M. (2015). Top 10 Myths about Teaching Computer Science. | Blog@CACM | Communications of the ACM. Disponível em: [link] [GS Search]

Holanda, W. D. de, Freire, L. D. P., & Coutinho, J. C. da S. (2019). Estratégias de ensino-aprendizagem de programação introdutória no ensino superior: uma Revisão Sistemática da Literatura. RENOTE, 17(1), 527-536. DOI: 10.22456/1679-1916.95905 [GS Search]

INEP. (2020). Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. Disponível em: [link] [GS Search]

Iqbal Malik, S., & Coldwell-Neilson, J. (2017). Impact of a New Teaching and Learning Approach in an Introductory Programming Course. Journal of Educational Computing Research, 55(6), 789-819. DOI: 10.1177/0735633116685852 [GS Search]

Koulouri, T., Lauria, S., & Macredie, R. D. (2015). Teaching Introductory Programming: A Quantitative Evaluation of Different Approaches. ACM Transactions on Computing Education, 14(4), 1-28. DOI: 10.1145/2662412 [GS Search]

Kretzer, F. M., Wangenheim, C. G. von, Hauck, J. C. R., & Pacheco, F. S. (2020). Formação Continuada de Professores para o Ensino de Algoritmos e Programação na Educação Básica: Um Estudo de Mapeamento Sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação, 389-419. DOI: 10.5753/RBIE.2020.28.0.389 [GS Search]

Lima, M. R. de. (2018). Concepções docentes acerca do ensino de programação de computadores no ensino superior. Teoria e Prática da Educação, 21(3), 111-122. DOI: 10.4025/tpe.v21i3.45599 [GS Search]

Lopez, M. A., Duarte, E. V., Gutierrez, E. C., & Valderrama, A. P. (2019). Teaching Based on Ludic Environments for the First Session of Computer Programming - Experience With Digital Natives. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias Del Aprendizaje, 14(2), 34-42. DOI: 10.1109/RITA.2019.2922847 [GS Search]

Luxton-Reilly, A., Becker, B. A., Cao, Y., McDermott, R., Mirolo, C., Mühling, A., Petersen, A., Sanders, K., Simon, & Whalley, J. (2018). Developing Assessments to Determine Mastery of Programming Fundamentals. Proceedings of the 2017 ITiCSE Conference on Working Group Reports, 2018-Janua, 47-69. DOI: 10.1145/3174781.3174784 [GS Search]

Luxton-Reilly, A., & Petersen, A. (2017). The Compound Nature of Novice Programming Assessments. Proceedings of the Nineteenth Australasian Computing Education Conference on - ACE ’17, 26-35. DOI: 10.1145/3013499.3013500 [GS Search]

Luxton-Reilly, A., Sheard, J., Szabo, C., Simon, Albluwi, I., Becker, B. A., Giannakos, M., Kumar, A. N., Ott, L., Paterson, J., & Scott, M. J. (2018a). A review of introductory programming research 2003–2017. Proceedings of the 23rd Annual ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education - ITiCSE 2018, 342-343. DOI: 10.1145/3197091.3205841 [GS Search]

Luxton-Reilly, A., Sheard, J., Szabo, C., Simon, Albluwi, I., Becker, B. A., Giannakos, M., Kumar, A. N., Ott, L., Paterson, J., & Scott, M. J. (2018b). Introductory programming: a systematic literature review. Proceedings Companion of the 23rd Annual ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education - ITiCSE 2018 Companion, 55-106. DOI: 10.1145/3293881.3295779 [GS Search]

Martins, V. F., Concilio, I. de A. S., & Guimarães, M. de P. (2018). Problem based learning associated to the development of games for programming teaching. Computer Applications in Engineering Education, 26(5), 1577-1589. DOI: 10.1002/cae.21968 [GS Search]

McGettrick, A., Boyle, R., Ibbett, R., Lloyd, J., Lovegrove, G., & Mander, K. (2005). Grand Challenges in Computing: Education—A Summary. The Computer Journal, 48(1), 42–48. DOI: 10.1093/comjnl/bxh064 [GS Search]

MEC. (2016). Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Computação (DCN16). Resolução CNE/CES No 5, de 16 de Novembro de 2016. Disponível em: [link] [GS Search]

Medeiros, R. P., Ramalho, G. L., & Falcao, T. P. (2019). A Systematic Literature Review on Teaching and Learning Introductory Programming in Higher Education. IEEE Transactions on Education, 62(2), 77-90. DOI: 10.1109/TE.2018.2864133 [GS Search]

Oliveira, W., & Cambraia, A. C. (2020). Desafios na Formação de Professores de Computação: Reflexões e Ações em Construção. Anais do XXVI Workshop de Informática Na Escola (WIE 2020), 319-328. DOI: 10.5753/cbie.wie.2020.319 [GS Search]

Pattanaphanchai, J. (2019). An investigation of students’ learning achievement and perception using flipped classroom in an introductory programming course: A case study of Thailand higher education. Journal of University Teaching and Learning Practice, 16(5). Disponível em: [link] [GS Search]

Qian, Y., & Lehman, J. (2017). Students’ Misconceptions and Other Difficulties in Introductory Programming: A Literature Review. ACM Transactions on Computing Education, 18(1), 1-24. DOI: 10.1145/3077618 [GS Search]

Robins, A. (2019). Novice Programmers and Introductory Programming. In S. Fincher & A. Robins (Eds.), The Cambridge Handbook of Computing Education Research (Cambridge Handbooks in Psychology, pp. 327-376). Cambridge: Cambridge University Press. DOI: 10.1017/9781108654555.013 [GS Search]

SBC. (2018). Educação Superior em Computação Estatísticas – 2018. Disponível em: [link] [GS Search]

Schulte, C., & Bennedsen, J. (2006). What do teachers teach in introductory programming? Proceedings of the 2006 International Workshop on Computing Education Research - ICER ’06, 17. DOI: 10.1145/1151588.1151593 [GS Search]

Silva, T. R. da, Medeiros, T., Medeiros, H., Lopes, R., & Aranha, E. (2015). Ensino-aprendizagem de programação: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 23(01), 182. DOI: 10.5753/rbie.2015.23.01.182 [GS Search]

Simon, Luxton-Reilly, A., Ajanovski, V. V., Fouh, E., Gonsalvez, C., Leinonen, J., Parkinson, J., Poole, M., & Thota, N. (2019). Pass Rates in Introductory Programming and in other STEM Disciplines. Proceedings of the Working Group Reports on Innovation and Technology in Computer Science Education, 53-71. DOI: 10.1145/3344429.3372502 [GS Search]

Sleeman, D. (1986). The challenges of teaching computer programming. Communications of the ACM, 29(9), 840-841. DOI: 10.1145/6592.214913 [GS Search]

Souza, D. M., Batista, M. H. da S., & Barbosa, E. F. (2016). Problemas e Dificuldades no Ensino de Programação: Um Mapeamento Sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação, 24(1), 39. DOI: 10.5753/rbie.2016.24.1.39 [GS Search]

Vihavainen, A., Airaksinen, J., & Watson, C. (2014). A systematic review of approaches for teaching introductory programming and their influence on success. Proceedings of the Tenth Annual Conference on International Computing Education Research - ICER ’14, 19-26. DOI: 10.1145/2632320.2632349 [GS Search]

Watson, C., & Li, F. W. B. (2014). Failure rates in introductory programming revisited. Proceedings of the 2014 Conference on Innovation & Technology in Computer Science Education - ITiCSE ’14, 39-44. DOI: 10.1145/2591708.2591749 [GS Search]

Yousoof, M., & Sapiyan, M. (2016). Customized instructional pedagogy in learning programming – Proposed model. Journal of Theoretical and Applied Information Technology, 85(3), 309-320. Disponível em: [link] [GS Search]

Zorzo, A. F., Nunes, D., Ecivaldo, S., & Martins, S. (2017). Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Disponível em: [link] [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2021-03-12

Como Citar

BERSSANETTE, J. H.; DE FRANCISCO, A. C. Percepção de Docentes que lecionam Programação de Computadores quanto à Formação Pedagógica. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 133–159, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.133. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2992. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Edição Especial :: Produção Técnico-científica na Licenciatura em Computação