Desenvolvimento de Habilidades e Competências do Século XXI em Estudantes do Ensino Médio por meio da Criação de E-books Interativos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.3001

Keywords:

Educação 4.0, e-Books interativos, habilidades e competências, Século XXI, Ensino Médio

Abstract

Atualmente, reconhece-se a necessidade de preparar os estudantes para os desafios do século XXI, referida como Educação 4.0. Esse paradigma visa redefinir o modelo educacional promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências do século XXI, como resolução de problemas, criatividade, colaboração, comunicação e aprender a aprender. Portanto, este artigo explora o uso do Processo Educacional de Assistência ao Professor (TAEP4.0) em um cenário educacional real. O TAEP4.0 é um processo centrado no estudante inspirado na Educação 4.0, que auxilia os professores na criação de projetos no Laboratório de Informática. O processo TAEP4.0 foi implementado por meio de um estudo de caso focado em promover habilidades e competências do século XXI entre os estudantes do Ensino Médio, utilizando a plataforma Book Creator para projetos de criação de e-books interativos. O TAEP4.0 consiste em uma série de etapas que incluem atividades sugeridas, ferramentas e materiais de apoio. No entanto, os professores têm a flexibilidade de adaptar o processo TAEP4.0, exercendo sua criatividade e tomando decisões sobre elementos do projeto, como a escolha de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para a criação e acompanhamento do projeto, visando promover habilidades e competências. Neste estudo de caso, cinco turmas de dois professores do Ensino Médio participaram, envolvendo um total de 189 estudantes nos projetos. Os dados coletados foram analisados tanto quantitativamente quanto qualitativamente. Durante os projetos, os estudantes realizaram atividades e relataram dificuldades, principalmente relacionadas à comunicação e ao trabalho em equipe. Esses feedbacks permitem aos professores compreender os desafios dos estudantes na aplicação das habilidades necessárias para produzir um projeto. Essas evidências podem auxiliar os professores a abordar essas questões no futuro, permitindo a reutilização de projetos e a criação de novos projetos focados na melhoria de habilidades e competências específicas.

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Biografia do Autor

Deivid Eive dos Santos Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Informática na linha de pesquisa Interação Humano-Computador (IHC) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor de Computação no Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Social. 

Marialina Corrêa Sobrinho, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade Natureza e Desenvolvimento da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA (2020), na Linha de Pesquisa Gestão do Conhecimento e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável. Professora de Computação da Congregação de Santa Cruz. 

Natasha Malveira Costa Valentim, Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunta no Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Informática pelo Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

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Arquivos adicionais

Published

2023-12-10

Como Citar

SILVA, D. E. dos S.; CORRÊA SOBRINHO, M.; VALENTIM, N. M. C. Desenvolvimento de Habilidades e Competências do Século XXI em Estudantes do Ensino Médio por meio da Criação de E-books Interativos. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 971–1004, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.3001. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3001. Acesso em: 4 jul. 2024.

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