Web Semântica e Educação a Distância: Euforia, Frustração e Recomeço

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3167

Keywords:

Problemas da Educação a Distância, Educação à Distância, Sistemas Gerenciadores de Aprendizagem, Sistemas de Aprendizagem Adaptativos, Ontologias

Abstract

Nos anos 90, duas abordagens diferentes sobre educação a distância surgiram. A primeira visava criar sistemas capazes de se adaptar às características dos estudantes com base em teorias de aprendizagem e instrucionais, enquanto a segunda tinha como objetivo facilitar a criação e a gerência de cursos à distância, por meio da reutilização de materiais. As tecnologias existentes naquela época limitavam a criação de sistemas capazes de unir os benefícios alcançados pelos dois grupos porque os sistemas adaptativos eram limitados a um domínio de conhecimento específico, e quase tudo precisava ser recriado para ser usado em um domínio diferente. Por outro lado, sistemas capazes de trabalhar com diferentes assuntos não eram capazes de adaptar o conteúdo automaticamente para as necessidades dos estudantes. O surgimento da Web Semântica, assim como dos Objetos de Aprendizagem, levou os pesquisadores a desenvolverem projetos baseados nesta tecnologia para resolver o referido problema. Finalmente, cursos adaptativos e reutilizáveis baseados em teorias de aprendizagem poderiam ser desenvolvidos. Metadados para Objetos de Aprendizagem e outros padrões para educação a distância, assim como ontologias sobre diferentes domínios de conhecimento, modelagem do estudante e teorias de aprendizagem eram as ferramentas que faltavam para os pesquisadores resolver o problema. Apesar de muita pesquisa e diversas publicações realizadas naquele período, poucos resultados práticos foram observados, frustrando não apenas os estudantes, mas também os professores e demais profissionais vinculados à educação, ao perceberem que o nível de autonomia dos sistemas por eles almejado não tinha sido alcançado. Este artigo descreve a euforia gerada pela Web Semântica, problemas relacionados à engenharia de ontologias que levaram ao período de frustração, bem como o período atual, no qual a pesquisa foi retomada com objetivos menos ambiciosos. Por fim, algumas considerações sobre o futuro da educação baseada na Web Semântica são apresentadas.

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Arquivos adicionais

Published

2024-02-25

Como Citar

CASTELLO BRANCO NETO, W. Web Semântica e Educação a Distância: Euforia, Frustração e Recomeço. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 32, p. 75–97, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.3167. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3167. Acesso em: 23 jul. 2024.

Issue

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Artigos