Web Semântica e Educação a Distância: Euforia, Frustração e Recomeço

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3167

Keywords:

Problemas da Educação a Distância, Educação à Distância, Sistemas Gerenciadores de Aprendizagem, Sistemas de Aprendizagem Adaptativos, Ontologias

Abstract

Nos anos 90, duas abordagens diferentes sobre educação a distância surgiram. A primeira visava criar sistemas capazes de se adaptar às características dos estudantes com base em teorias de aprendizagem e instrucionais, enquanto a segunda tinha como objetivo facilitar a criação e a gerência de cursos à distância, por meio da reutilização de materiais. As tecnologias existentes naquela época limitavam a criação de sistemas capazes de unir os benefícios alcançados pelos dois grupos porque os sistemas adaptativos eram limitados a um domínio de conhecimento específico, e quase tudo precisava ser recriado para ser usado em um domínio diferente. Por outro lado, sistemas capazes de trabalhar com diferentes assuntos não eram capazes de adaptar o conteúdo automaticamente para as necessidades dos estudantes. O surgimento da Web Semântica, assim como dos Objetos de Aprendizagem, levou os pesquisadores a desenvolverem projetos baseados nesta tecnologia para resolver o referido problema. Finalmente, cursos adaptativos e reutilizáveis baseados em teorias de aprendizagem poderiam ser desenvolvidos. Metadados para Objetos de Aprendizagem e outros padrões para educação a distância, assim como ontologias sobre diferentes domínios de conhecimento, modelagem do estudante e teorias de aprendizagem eram as ferramentas que faltavam para os pesquisadores resolver o problema. Apesar de muita pesquisa e diversas publicações realizadas naquele período, poucos resultados práticos foram observados, frustrando não apenas os estudantes, mas também os professores e demais profissionais vinculados à educação, ao perceberem que o nível de autonomia dos sistemas por eles almejado não tinha sido alcançado. Este artigo descreve a euforia gerada pela Web Semântica, problemas relacionados à engenharia de ontologias que levaram ao período de frustração, bem como o período atual, no qual a pesquisa foi retomada com objetivos menos ambiciosos. Por fim, algumas considerações sobre o futuro da educação baseada na Web Semântica são apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguiar, J., Fechine, J., & Costa, E. (2015). Análise Comparativa de Abordagens de Associação entre os Estilos de Aprendizagem de Felder–Silverman e os Metadados do Padrão IEEE LOM [GS Search]. In Anais do IV Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação, (pp. 31-40). Porto Alegre: SBC. https://doi.org/10.5753/desafie.2015.10038.

Aldahwan, N. & Alsaeed, N. (2020). Use of Artificial Intelligent in Learning Management System (LMS): A Systematic Literature Review [GS Search]. International Journal of Computer Applications. 175(13), 16-26. https://doi.org/10.5120/ijca2020920611.

Alruqimi, M., & Aknin, N. (2019). Bridging the Gap between the Social and Semantic Web: Extracting domain-specific ontology from folksonomy [GS Search]. Journal of King Saud University – Computer and Information Sciences, 31, 15-21. https://doi.org/10.1016/j.jksuci.2017.10.005.

Amarasinghe, I., Hernández-Leo, D. & Jonsson, A. (2019). Data-informed design parameters for adaptive collaborative scripting in across-spaces learning situations [GS Search]. User Modeling and User-Adapted Interaction, 29, 869–892. https://doi.org/10.1007/s11257-019-09233-8.

Andrade, F. R. H., Pedro, L. Z., Lopes, A. M. Z., Bittencourt, I. I., & Isotani, S. (2013). Desafio do uso de Gamificação em Sistemas Tutores Inteligentes baseados em Web Semântica [GS Search]. In: Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação. Maceió. Anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 1453 – 1462. https://doi.org/10.13140/RG.2.1.3210.7040.

Anshari, M., Alas, Y., & Guan, L. S. (2015). Developing online learning resources: Big data, social networks, and cloud computing to support pervasive knowledge [GS Search]. Education and Information Technologies, 21, 1663–1677. https://doi.org/10.1007/s10639-015-9407-3.

Avgeriou, P., Papasalouros, A., Symeon, R., & Skordalakis, E. (2003). Towards a Pattern Language for Learning Management Systems [GS Search]. Educational Technology & Society, 6(2), 11-24.

Behr, A., Primo, T. & Vicari, R. (2014). OBAA-LEME: A Learning Object Metadata Content Editor supported by Application Profiles and Educational Metadata Ontologies [GS Search]. In: CBIE 2014 - Workshop Brasileiro de Web Semântica e Educação. Dourados. https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2014.455.

Berners-Lee, T. (1999). Weaving the Web. New York, NY: Orion Business.

Berners-Lee, T. (2006). Linked Data. Retrieved from: [Link].

Berners-Lee, T., Hendler, J., & Lassila, O. (2001). The Semantic Web [GS Search]. Scientific American, 284(5), 29-37.

Bezerra , S., M. Neto , F., Monteiro , B., Silva , S., Silva , P., & Costa, A. (2017). PUYW: Uma ontologia para o gerenciamento de perfis de aprendiz integrando YouTube e Wikipédia para apoiar um sistema de recomendação ubíqua de conteúdos [GS Search]. In Anais Estendidos do XXIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, (pp. 87-90). Porto Alegre: SBC.

Bittencourt, I. I, & Costa, E. (2011). Modelos e Ferramentas para a Construção de Sistemas Educacionais Adaptativos e Semânticos [GS Search]. Revista Brasileira de Informática na Educação, 19(1), 85. https://doi.org/10.5753/rbie.2011.19.01.85.

Bourdeau, J., Mizoguchi, R., Hayashi, Y., Psyche, V., Nkambou, R. (2007). When the Domain of the Ontology is Education [GS Search]. In: Proceedings of 4rth Annual Scientific Conference of the LORNET Research Network on Intelligent, Interactive, Learning Object Repository Networks (I2LOR07).

Brusilovsky, P. (1996). Methods and techniques of Adaptive Hypermedia. User Modelling and User-Adapted Interaction, 6(2-3), 87-129. https://doi.org/10.1007/BF00143964.

Brusilovsky, P. (2001). Adaptive Hypermedia [GS Search]. User Modelling and User-Adapted Interaction, 11(1-2), 87-110. https://doi.org/10.1023/A:1011143116306.

Brusilovsky, P. (2003). A Distributed Architecture for Adaptive and Intelligent Learning Management Systems [GS Search]. In: Proceedings of 11th International Conference on Artificial Intelligence in Education. Workshop Towards Intelligent Learning Management Systems (vol. 4). Sydney.

Cagle, K. (2018). Why 'Ontology' Will Be A Big Word In Your Company's Future. Forbes, Jul. 20. Retrieved from: [Link].

Cantabella, M., Martínez-España, R., Ayuso, B., Yáñez, J. A., Muñoz, A. (2019). Analysis of student behavior in learning management systems through a Big Data framework [GS Search]. Future Generation Computer Systems, 90, 262-272. https://doi.org/10.1016/j.future.2018.08.003.

Cardoso, J. (2007). The Semantic Web Vision: Where Are We? [GS Search]. IEEE Intelligent Systems, 22(5), 84-88. https://doi.org/10.1109/MIS.2007.4338499.

Challco, G., Mizoguchi, R., & Isotani, S. (2016). An Ontology Framework to Apply Gamification in CSCL Scenarios as Persuasive Technology [GS Search]. Revista Brasileira de Informática na Educação. 24 (67). https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.02.67.

Chen, X., Zou, D., Xie, H., Cheng, G., & Liu, C. (2022). Two Decades of Artificial Intelligence in Education: Contributors, Collaborations, Research Topics, Challenges, and Future Directions [GS Search]. Educational Technology & Society, 25 (1), 28-47.

Chu, K. K., & Lee, C. I. (2013). Ontology-Based Concept Map Assistant Learning System with Rule-Based Reasoning Mechanism [GS Search]. International Journal of e-Education, e-Business, e-Management and e-Learning, 3(3), 192-196. https://doi.org/10.7763/IJEEEE.2013.V3.221.

Denaux R., Dimitrova V., & Aroyo L. (2005) Integrating Open User Modeling and Learning Content Management for the Semantic Web [GS Search]. In: Ardissono L., Brna P., Mitrovic A. (eds) User Modeling 2005. UM 2005. Lecture Notes in Computer Science, vol 3538. Berlin: Springer. https://doi.org/10.1007/11527886_4.

Devedzic, V. (2004a). Education and the semantic web [GS Search]. International Journal of Artificial Intelligence in Education (IJAIED), 14, 39–65.

Devedzic, V. (2004b). Web Intelligence and Artificial Intelligence in Education [GS Search]. Educational Technology & Society, 7(4), 29-39.

Devedzic, V. (2006). Semantic web and education. Berlin: Springer Berlin Heidelberg.

Devedzic, V. (2016). Not Fade Away? [GS Search]. International Journal of Artificial Intelligence in Education (IJAIED), 26, 378–386. https://doi.org/10.1007/s40593-015-0051-2.

Etzioni, O., Banko, M., Soderland, S., & Weld, D. (2008). Open Information Extraction from the Web [GS Search]. Communications of the ACM, 51(12), 68-74. http://doi.acm.org/10.1145/1409360.1409378.

Gasevic, D., Zouaq, A., Torniai, C., Jovanovic, J., & Hatala, M. (2011). An Approach to Folksonomy-Based Ontology Maintenance for Learning Environments [GS Search]. IEEE Transactions on Learning Technologies, 4(4), 301-314. https://doi.org/10.1109/TLT.2011.21.

George, G., & Lal, A. M. (2019). Review of ontology-based recommender systems in e-learning [GS Search]. Computers & Education, 142. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2019.103642.

Gruber, T. R. A (1993). Translation Approach to Portable Ontology Specifications [GS Search]. Knowledge Acquisition. 5(2), 199-220. https://doi.org/10.1006/knac.1993.1008.

Hayashi, Y., Bourdeau, J., & Mizoguchi, R. (2009). Using Ontological Engineering to Organize Learning/Instructional Theories and Build a Theory-Aware Authoring System [GS Search]. International Journal of Artificial Intelligence in Education, 19, 211-252.

Hendler, J., Berners-Lee, T., & Miller, E. (2002). Integrating Applications on the Semantic Web. Journal of the Institute of Electrical Engineers of Japan, 122(10), 676-680. Retrieved from: [Link].

Holohan, E., Melia, M., McMullen, D., & Pahl, C. (2005). Adaptive E-Learning Content Generation based on Semantic Web Technology [GS Search]. In: International Workshop on Applications of Semantic Web for e-Learning. Amsterdam.

Isotani, S., Mizoguchi, R., Isotani, S., Capeli, O. M., Isotani, N, Albuquerque, A. R. P. L., Bittencourt, I. I., & Jaques, P. (2013). A Semantic Web-based authoring tool to facilitate the planning of collaborative learning scenarios compliant with learning theories [GS Search]. Computers & Education, 63, 267-284. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2012.12.009.

Jevsikova, T., Berniukevicius, A., & Kurilovas, E. (2017). Application of Resource Description Framework to Personalise Learning: Systematic Review and Methodology [GS Search]. Informatics in Education, 16 (1), 61-82.

Khaled, A., Ouchani, S., & Chohra, C. (2019). Recommendations-based on semantic analysis of social networks in learning environments [GS Search]. Computers in Human Behavior, 101, 435–449. https://doi.org/10.1016/j.chb.2018.08.051.

Kurilovas, E., & Juskeviciene, A. (2015). Creation of Web 2.0 tools ontology to improve learning [GS Search]. Computers in Human Behavior, 51, 1380-1386. https://doi.org/10.1016/j.chb.2014.10.026.

Lee, L. K., Cheung, S. K. S., & Kwok, L. F. (2020). Learning analytics: current trends and innovative practices [GS Search]. Journal of Computers in Education. 7, 1–6. https://doi.org/10.1007/s40692-020-00155-8.

Long, P., & Siemens, G. (2011). Penetrating the fog: Analytics in learning and education [GS Search]. EDUCAUSE Review, 46(5), 31–40.

Lopes, M. F., Villalon, M. P., Suarez-Figueroa, M. C., & Gomez-Perez, A. (2018). Why are ontologies not reused across the same domain? [GS Search]. Web Semantics: Science, Services and Agents on the World Wide Web, 57, 100492. https://doi.org/10.1016/j.websem.2018.12.010.

Luna, V., Quintero, R., Torres, M., Moreno_Ibarra, M., Guzman, G., & Escamilla, I (2015). An ontology-based approach for representing the interaction process between user profile and its context for collaborative learning environments [GS Search]. Computers in Human Behavior, 51, 1387-1394. https://doi.org/10.1016/j.chb.2014.10.004.

Manola, F. and Miller, E. (2004). RDF Primer- W3C Recommendation. Retrieved from: [Link].

Melo Filho, I., Gomes, A., & Carvalho, R. (2014). Acompanhamento formativo no e-learning viabilizados pela integração entre Learning Management Systems e Personal Learning Environment [GS Search]. In Anais do III Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação. Porto Alegre: SBC.

Mizoguchi, R., & Bourdeau, J. (2000). Using Ontological Engineering to Overcome Commom AI-ED Problems [GS Search]. International Journal of Artificial Intelligence in Education, 11(2), 107 – 121.

Mizoguchi, R., & Bourdeau, J. (2016). Using Ontological Engineering to Overcome AI-ED Problems: Contribution, Impact and Perspectives [GS Search]. International Journal of Artificial Intelligence in Education, 26, 91– 106. https://doi.org/10.1007/s40593-015-0077-5.

Moore, M. G. and Kearsley, G. (1996). Distance Education: a systems view. Belmont, CA: Wadsworth Publishing Company.

Murray, T. (1999). Authoring Intelligent Tutoring Systems: An Analysis of the State of the Art. International Journal of Artificial Intelligence in Education, 10, 98-129.

Neuhaus, F., Florescu, E., Galton, A., & Gruninger, M. (2011). Creating the ontologists of the Future [GS Search]. Applied Ontology, 6, 91-98. https://doi.org/10.3233/AO-2011-0083.

Noy, N. F., Sintek, M., Decker, S., Crubezy, M., Fergerson, R. W., & Musen, M. A. (2001). Creating Semantic Web contents with Protege-2000 [GS Search]. IEEE Intelligent Systems, 16(2), 60-71. https://doi.org/10.1109/5254.920601.

Oliveira, P., Silva, P., & Ribeiro Neto, P. (2020). Ontologia dos Objetivos Educacionais [GS Search]. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, (pp. 1183-1192). Porto Alegre: SBC. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1183.

O’Reilly, T. (2007). What Is Web 2.0: Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software [GS Search]. Comunications & Strategies, 65(1), 17-37.

Paulheim, H. (2017). Knowledge graph refinement: A survey of approaches and evaluation methods [GS Search]. Semantic web, 8(3), 489-508. https://doi.org/10.3233/SW-160218.

Pereira, M., & Siqueira, S. (2014). Levantamento Sistemático da utilização da Web Semântica para Ambientes Virtuais de Aprendizagem [GS Search]. In: CBIE 2014 - Workshop Brasileiro de Web Semântica e Educação. Dourados. https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2014.475.

Phiakoksong, S., Niwattnanakul, S., & Angskun, T. (2013). An Application of Structural Equation Modeling for Developing Good Teaching Characteristics Ontology [GS Search]. Informatics in Education, 12(2), 253–272.

Power, G., Davis, H. C., Cristea, A. I., Stewart, C., Ashman, H. (2005). Goal Oriented Personalisation with SCORM [GS Search]. In IEEE International Conference on Advanced Learning Tecnhnologies. https://doi.org/10.1109/ICALT.2005.162.

Publio, G., Pimentel, E., & Gomes, E. (2013). Desafios na Criação de Materiais Instrucionais Adaptativos e seu Uso em Ambientes Populares de E-Learning [GS Search]. In Anais do II Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação, (pp. 1377-1386). Porto Alegre: SBC.

Rabelo, T., Lama, M., Amorim, R., & Vidal, J. . (2015). Descrição semântica de experiência de aprendizagem baseada na especificação xAPI [GS Search].In Anaisdos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação. https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.538.

Rahayu, N. W., Ferdiana, R., & Kusumawardani, S. S. (2022). A Systematic review of ontology use in E-Learning recommender system [GS Search]. Computers and Education: Artificial Intelligence 2(100047). https://doi.org/10.1016/j.caeai.2022.100047.

Reis, R., Rodriguez, C., Challco, G., Jaques, P., Bittencourt, I., & Isotani, S. (2015). Relação entre os Estados Afetivos e as Teorias de Aprendizagem na Formação de Grupos em Ambientes CSCL [GS Search]. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Maceió. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.1012.

Reis, R., Rodriguez, C., Challco, G., Lyra, K., Marques, L., Jaques, P., Bittencourt, I., & Isotani, S. (2016). Step Towards a Model to Bridge the Gap between Personality Traits and Collaborative Learning Roles [GS Search]. Interaction Design and Architecture(s) Journal. 28. 124-144. https://doi.org/10.55612/s-5002-028-007.

Reis, R., Rodriguez, C., Lyra, K., & Isotani, S. (2017). Estrutura Ontológica para representar Papéis Colaborativos Afetivos em ambientes CSCL [GS Search]. Revista Brasileira de Informática na Educação. 25 (87). https://doi.org/10.5753/rbie.2017.25.02.87.

Rezende, P. A. A. et al. (2015). PERSONNA: proposta de ontologia de contexto e perfil de alunos para recomendação de objetos de aprendizagem [GS Search]. Revista Brasileira de Informática na Educação, 23 (1), 70. https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.70.

Sanches, L. M. P., Costa, L. A., Souza, M. V. S., Salvador, L. N. (2019). Anotações de relações semânticas em Objetos de Aprendizagem com o paradigma Open IE* [GS Search]. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.1701.

Santos, S. E. de, Winkler, I., Saba, H., Araújo, M. L, & Jorge, E. (2021). Inteligência artificial em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem: Uma proposta de modelo [GS Search]. Research, Society and Development. 10 (4). https://doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13855.

Schoening, J. R. (1998). Education reform and its needs for technical standards [GS Search]. Computer Standards & Interfaces, 20(2-3), 159-164. https://doi.org/10.1016/S0920-5489(98)00052-X.

Self, J. (1999). The defining characteristics of intelligent tutoring systems research: ITSs care, precisely [GS Search]. International Journal of Artificial Intelligence in Education, 10, 350-364.

Shah, N. K. (2012). E-Learning and Semantic Web [GS Search]. International Journal of e-Education, e-Business, e-Management and e-Learning, 2(2), 113-116.

Shukla, V. K., & Verma, A. (2019). Enhancing LMS Experience through AIML Base and Retrieval Base Chatbot using R Language [GS Search]. In: International Conference on Automation, Computational and Technology Management (ICACTM), London, UK, 561-567. https://doi.org/10.1109/ICACTM.2019.8776684.

Silveira, P., Aragón, R., Cury, D., & Menezes, C. (2021). Uma ontologia de referência para arquiteturas pedagógicas [GS Search]. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, (pp. 24-34). Porto Alegre: SBC. https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218200.

Simic, G., Gasevic, D. & Devedzic, V. (2004). Semantic Web and Intelligent Learning Management Systems [GS Search]. In: International Workshop on Applications of Semantic Web for e-Learning. New York.

Sivakumar, S., Venkataraman, S., & Gombiro, C. (2015). A User-Intelligent Adaptive Learning Model for Learning Management System Using Data Mining And Artificial Intelligence [GS Search]. International Journal for Innovative Research in Science & Technology, 10.

Smith, B. et al. (2007). The OBO Foundry: coordinated evolution of ontologies to support biomedical data integration [GS Search]. Nature Biotechnology, 25, 1251-1255. https://doi.org/10.1038/nbt1346.

Smith, M. K., Welty, C. and McGuinness, D. L. (2004). OWL Web Ontology Language Guide - W3C Recommendation. Retrieved from: [Link].

Tarus, J.K., Niu, Z. & Mustafa, G. (2018). Knowledge-based recommendation: a review of ontology-based recommender systems for e-learning [GS Search]. Artificial Intelligence Review, 50, 21–48. https://doi.org/10.1007/s10462-017-9539-5.

Vicari, R. M., & Giraffa, L. M. M. (2003). Fundamentos dos Sistemas Tutores Inteligentes. In: Barone, D. (Ed.), Sociedades Artificiais: A Nova Fronteira da Inteligência das Máquinas. Porto Alegre, RS: Artmed.

Wang, S., Wang, W., Zhuang, Y., Fei, X. (2015). An ontology evolution method based on folksonomy [GS Search]. Journal of Applied Research and Technology, 13, 177-187.

Yehia, H., Ayman, E., & Elsalam, M. A. (2012). Integrated Framework for Applying Personal Ontology Learning Style [GS Search]. International Journal of e-Education, e-Business, e-Management and e-Learning, 2(6), 534-536.

Arquivos adicionais

Published

2024-02-25

Como Citar

CASTELLO BRANCO NETO, W. Web Semântica e Educação a Distância: Euforia, Frustração e Recomeço. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 32, p. 75–97, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.3167. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3167. Acesso em: 2 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos