Modelagem de uma Ontologia de Domínio com Foco em Competências para Sistemas de Recomendação na Educação
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.644Keywords:
Ontologias, Competências, Sistemas de Recomendação EducacionalAbstract
Este artigo relata o resultado de um estudo que integra os Sistemas de Recomendação (SRs) - os quais têm tido seu uso ampliado diante da quantidade de conteúdos disponibilizados na web; as ontologias - visto sua contribuição no apoio a aprendizagem de conceitos de um domínio; e as competências no campo da Educação - as quais também assumem importância como perspectiva formativa. A motivação deste trabalho justifica-se nos embaraços normalmente encontrados, por professores e alunos, durante a utilização de Sistemas de Recomendação educacional baseados em competências. Esses usuários, por vezes, possuem dificuldades em entender o conceito de competências e a sua conexão com atividades de ensino e recursos educacionais do Sistema de Recomendação. O objetivo, portanto, é apresentar a modelagem, implementação e verificação de uma ontologia de domínio, com foco em competências, voltada a Sistemas de Recomendação Educacional (SREs). Como método, são descritas as etapas de modelagem, a implementação com o software Protégé e a linguagem owl e o seu processo de verificação. O software permitiu a sua avaliação quanto a definição adequada dos axiomas da ontologia e a utilização de requisições em seu sistema de inferência. A metodologia adotada e modificada, a 101, e a estrutura da ontologia modelada foram discutidas com alunos de uma disciplina de pós-graduação em informática na educação. Como resultado, verificou-se a pertinência da utilização da ontologia proposta em Sistemas de Recomendação educacional. Desse modo, pretende-se disponibilizá-la à comunidade acadêmica e apoiar professores e alunos no uso de SRE baseados em competências.
Downloads
Referências
Al-Yahya, M., George, R.&Alfaries, A. (2015). Ontologies in E-Learning: Review of the literature. International Journal of Software Engineering and its Applications, v. 9. n. 2. pp. 67–84. [GS Search]
Barto, C., & Diaz, L.C. (2013). Intelligent Systems Applied to Computer Engineering Teaching. IEEE Latin America Transactions, v. 11, n. 1, pp. 616-618. [GS Search]
Behar, P.A. &colaboradores. (2009). Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. 1ed. Porto Alegre: Artmed. [GS Search]
Behar, P. A., Silva, K. K., Schneider, D., Cazella, S. C., Torrezzan, C. A. W. & Heis, E. (2015). Development and System Assessment of Learning Object Recommendation based on Competency - RecOAComp. Proceedings of the 7th International Joint Conference on Knowledge Discovery, Knowledge Engineering and Knowledge Management. Anais... Lisboa, Portugal, v.3, pp. 274–280. [GS Search]
Behar, P. A. & colaboradores. (2013). Competências em Educação a Distância. 1ed. Porto Alegre:Penso. [GS Search]
Bremgartner, V., Netto, J. F., & Menezes, C. (2015). Explorando Arquiteturas Pedagógicas Recomendadas por meio de Agentes e Ontologia de Modelo do Aluno em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE). pp. 1157–1166. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2015.1157 [GS Search]
Cazella, S. C., Behar P. A., Schneider, D., Silva, K. K. & Freitas, R. (2014). Developing a Learning Objects Recommender System Based on Competences to Education: Experience Report. In: New Perspectives in Information Systems and Technologies. Advances in Intelligent Systems and Computing, v. 276, pp. 217–226. DOI: 10.1007/978-3-319-05948-8_21 [GS Search]
Cazella, S. C., Reategui, E.B. & Behar, P. A. (2010). Recommendation of Learning Objects Applying Collaborative Filtering and Competencies. In: Key Competencies in the Knowledge Society. Springer, Berlin, Heidelberg, pp. 35-43. DOI: 10.1007/978-3-642-15378-5_4 [GS Search]
Dolog. P. &Nejdl, W. (2007). Semantic Web Technologies for the Adaptive Web. In: The Adaptive Web. Springer, Berlin, Heidelberg, pp. 697-719. DOI: 10.1007/978-3-540-72079-9_23 [GS Search]
Drachsler, H.,Verbertet, K., Santos, O. C., & Manouselis, N. (2015). Panorama of Recommender Systems to Support Learning. In: Recommender Systems Handbook. 2. ed. Boston, MA: Springer US, pp. 421–451. DOI: 10.1007/978-1-4899-7637-6_12 [GS Search]
Fernández-López, M., Gómez-Pérez, A., Juristo, N. (1997). Methontology: From ontological art towards ontological engineering. Spring Symposium on Ontological Engineering (AAAI). Anais… [GS Search]
Gomez, J. E., Huete, J. F., &Hernav, V. L. (2016). A Contextualized System for Supporting Active Learning. IEEE Transactions on Learning Technologies. v. 9, n. 2, pp. 196- 202. [GS Search]
Gravilova, T. A., &Lescheva, I. A. (2015). Ontology design and individual cognitive peculiarities: A pilot study. Expert Systems with Applications, v. 42, n. 8, pp. 3883-3892. [GS Search]
Gruber, T. (2009). Ontology. In: LIU, L.; ÖZSU, M. T. (Eds.). Encyclopedia of Database Systems. 1. ed. Boston, MA: Springer US, p. 1963–1965. [GS Search]
Ibrahim, M. E., Yang, Y., Ndzi, D.L., Yang, G., & Al-Maliki, M. (2019). Ontology-Based Personalized Course Recommendation Framework. IEEE Access, v. 7, pp. 5180-5199. [GS Search]
Igbal, R., Murad, M.A.A., Mustapha, A., & Sharef, N.M. (2013). An analysis of ontology engineering methodologies: A literature review. Research Journal of Applied Sciences, Engineering and Technology. v. 6, n. 16, pp. 2993–3000. [GS Search]
Jones, D., T, Bench-Capon, & Visser P. (1998). Methodologies for ontology development. Proceeding of the 15th IFIP World Conference, pp. 20-35.
Mendes Neto, F. M., & Sales, A. F. A. (2015). A Recommendation System for Ubiquitous Learning in the Context of Formal and Informal Education. IEEE Latin America Transactions. v. 3, n. 4, pp. 1061–1067. [GS Search]
Morais, E.A.M., & Ambrósio, A.P.L. (2007). Ontologias: conceitos, usos, tipos, metodologias, ferramentas e linguagens. [GS Search]
Nicola, A.D., Missikoff, M., &Navigli, N. (2005). A proposal for a unified process for ontology building: UPON. Proceeding of the Database and Expert Systems Applications, pp. 655-664. [GS Search]
Noy, N. F., &Mcguinness, D. L. (2001). Ontology Development 101: A Guide to Creating Your First Ontology. Recuperado de [Link].
Øhrstrom, P., Andersen, J., &Scharfe, H. (2005). What Has Happened to Ontology. In: Dau, F., Mugnier, M.-L.; Stumme, G. (Eds.). Conceptual Structures: Common Semantics for Sharing Knowledge: 13th International Conference on Conceptual Structures, ICCS 2005, Kassel, Germany, July 17-22. Proceedings. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2005. p. 425–438.
Paquette, G. (2015). Competency-Based Personalization Process for Smart Learning Environments. In: Learning, Design, and Technology. Cham: Springer International Publishing, pp. 1–36. DOI: 10.1007/978-3-319-17727-4_4-1 [GS Search]
Protégé. Recuperado de http://protege.stanford.edu.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Repositórios Digitais. Recuperado de [Link].
RecOAComp. Sistema de Recomendação de Objetos de Aprendizagem baseado em Competências. Recuperado de http://recoacomp.ufrgs.br.
Resnick, P., & Varian, H. R. (1997). Recommender Systems. Communications of the ACM, v.40, n.3, pp. 56–58. Recuperado de [Link]
Rezende, P. A. A., Pereira, C.K., Campos, F., David, J.M.N., & Braga, R. (2015). PERSONNA: proposta de ontologia de contexto e perfil de alunos para recomendação de objetos de aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação. v. 23, n. 1, pp. 70. DOI: 10.5753/rbie.2015.23.01.70 [GS Search]
Ricci, F; Kach, L., & Shapira, B. (2015). Recommender Systems: Introduction and Challenges. In: Recommender Systems Handbook. 2. ed., Boston, MA: Springer US, pp.1–34. DOI: 10.1007/978-1-4899-7637-6_1 [GS Search]
Silva, K. K., & Behar, P. A. (2016). Mapeamento de Competências Digitais de Estudantes Brasileiros na Educação a Distância. The American Portuguese Studies Association (APSA) International Conference. Anais... Palo Alto, Califórnia: Stanford University, pp.15-24. Recuperado de [Link].
Simon, A. (2020). Ontologias na educação: uma proposta de aplicação em sistemas de recomendação. 237 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Taurus, J. K., Niu, Z., & Mustafa, G. (2017). Knowledge-based recommendation: a review of ontology-based recommender systems for e-learning. Artificial Intelligence Review. pp.1–28. [GS Search]
W3C Web Semantic. Recuperado de https://www.w3.org/OWL/.
Wiley, D. (2011). Learning Objects, Content Management, and E-Learning. In: Content Management for E-Learning. New York, NY: Springer New York, pp. 43–54. [GS Search]
Zabala, A., &Arnau, L. (2014). Como aprender e ensinar competências. Artmed: Porto Alegre.
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2020 Augusto Simon, Patricia Alejandra Behar, Cristina Alba Wildt Torrezzan, Bruna Kin Slodkowski, Sílvio César Cazella, Daisy Schneider
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.